Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançado o RC1 do openSUSE 11.0

“Gostaria de avisar que o openSUSE 11.0 RC1 foi lançado no final da semana. Estou instalando e achando muito estável e rápido! Agora é só aguardar o lançamento oficial.”

Enviado por Alex Maia Sanchez (alexmaiasanchezΘgmail·com) – referência (software.opensuse.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-31

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    frank_w (usuário não registrado) em 31/05/2008 às 10:42 pm

    que comentario infeliz.

    self_liar (usuário não registrado) em 31/05/2008 às 11:17 pm

    Ah,eu sei,ela não é uma distro ruim.Mas a empresa que controla a suse me incomoda.

    Diego (usuário não registrado) em 31/05/2008 às 11:25 pm

    Eu achei q o OpenSuse e apenas patrocinada pela Novell assim como o Fedora. Esse acordo com a Microsoft não vale só para quem tem o Suse Enterprise?

    Antigamente eu não gostava do OpenSuse mas hoje acho uma das melhores distribuições apesar da má tradução para o nosso idioma.

    Abraços!

    Lyx (usuário não registrado) em 31/05/2008 às 11:57 pm

    Instalei aqui o RC e estou gostando muito. Ainda existem algumas arestas para serem arrendodadas, mas essa promete ser uma das melhores versões já lançadas.

    self_liar (usuário não registrado) em 1/06/2008 às 1:48 am

    Não é patrocinada ,mas sim comandada!
    O opensuse é da novell, não é da comunidade.

    Todas essas distros (fedora,mandriva,freespire e o opensuse) servem para fazer os usuários de cobaias, para que então os resultados sejam colocados em suas distros empresariais.

    Não é só o acordo ridículo com a m$,mas sim os problemas com o mono.

    Não vou apoiar um empresa que joga sujo!

    É como o Diego falou mesmo, o acordo vale só para o SUSE Enterprise. O openSUSE surgiu (e ainda é) como um laboratorio de desenvolvimento e integração com a comunidade. E é uma distro mantida pela comunidade, assim como é o fedora.

    Porém é claro, né. Uma das distribuições mais tradicionais, e mais antigas(1994) do “mundo Linux”, não pode ter patrocinio por uma empresa que tem um acordo comercial com a diabolica MS, em sua versão comunitaria…

    Vale lembrar que NADA que 99% dos lunaticos de plantão falaram aconteceu.

    Pessoalmente, não gosto nem um pouco do Windows, porém não uso de minhas insatisfações com o sistema da MS para criar teorias conspiratorias que não levam ninguém a lugar nenhum.

    E para os reclamões de plantão: Faz tempo que o openSUSE não possui NENHUM aplicativo que usa MONO em sua arvore principal. Mesmo pela instalação via DVD (que instala varios aplicativos adicionais) o mono não entra na dependencia de nenhum dos pacotes padrões. (Não sei se na instação do Gnome tem, faz tempo que não uso Gnome, porém no openSUSE KDE mono passa longe).

    E essa não é a realidade de muitas distros “boazinhas” por ai. Prefiro uma distro com conciencia de mercado, e apoia o port de uma tencologia que movimenta BILHÕES por ano para sua plataforma trazendo assim maior visibilidade no mercado e diminuindo a curva de aprendizado de desenvolvedores provinientes “da outra plataforma”, mesmo que não use essa mesma tecnologia em sua arvore principal (Tem muita coisa em Python, nada em mono). Do que essas distros que mais parecem “lobos em pele de cordeiro” que publicamente abominam essas tais praticas e não perde a oportunidade de colocar aplicaticativos com mono (entre outros) em seu sistema (já vi varias distros assim por ai…).

    Em fim. Esse bla bla bla não vai levar em nada. Se cada um parar para se concentrar nos problemas de suas distros todo mundo sai ganhando.

    self_liar, não é bem assim não. Conheço varios desenvolvedores do openSUSE e nenhum deles é funcionario da Novell.

    O mais ironico que um deles foi desenvolvedor do Ubuntu e comentou que ele tem muito mais “liberdade” de pensamento desenvolvendo junto com a comunidade suse que tinha com a comunidade Ubuntu era era extremamente mais radical e alienada.

    E como eu disse, não existe NENHUM APLICATIVO em mono no openSUSE, já na SLED tem varios, já que quem desenvolve o mono é a NOVELL e não o openSUSE team! Porém é claro, o openSUSE mantém o mono em seus repositorios naturalmente, afinal existe um numero muito grande de desenvolvedores .NET. Se bobear tem mais desenvolvedores .NET que usuarios Linux no mundo.

    fábio (usuário não registrado) em 1/06/2008 às 2:31 am

    A Novel não controla o OpenSuse, apenas PATROCINA, assim como a RedHat patrocinao o Fedora.
    Se esse fosse um argumento que pudesse ser levado em conta o que você me diria do Ubuntu, que é tão adorado pelas pessoas. Esse sim é controlado pela Canonical.
    O OpenSuse pelo menos constrói seus próprios pacotes, não parasita nenhum repositório (como foi dito num artigo da DistroWatch, discretamente se referindo a uma 3ª pessoa).
    Concordo com o Wallacy, esse blah blah blah é lamentável.
    Acho que cada um deveria cuidar da distribuição que usa, reportando erros encontrados e tal, assim tds seriam mais felizes.
    Realmente dói quando alguém vem falar mal de alguma coisa que você ajuda a contruir, acredito que antes de falar qq coisa você precisa olhar para o seu umbigo e ver se vc já prestou algum serviço para a comunidade e tem direito de falar alguma coisa.
    Como prova de a Novell não manda no OpenSuse cito como exemplo o episódio do ZenWorks que foi rejeitado pelos desenvolvedores do OpenSuse, apesar da Novell tentar colocá-lo como padrão.
    Só mais uma coisa, todos falaram mal do pacto das duas empresas, mas outras distribuições declararam que se houver algum fruto open source deste pacto elas irão adotar!

    Então o que me dizem?

    Ah sim Diego: A tradução do openSUSE 11 está completinha. Na verdade foi um dos primeiros idiomas concluidos. Graças aos esforços do Luiz Fernando Ranghetti (Coordenador) de um exelente grupo de tradução.

    Até a wiki está sendo toda traduzida também. Mais detalhes em: wiki pt

    Fabio. E por falar em repositorios, vale lembrar que o openSUSE build service empacota para DIVERSAS distribuições, incluindo o Ubuntu (Também para o Fedora, Centos, Red Hat, e Mandriva). Iniciativa essa que não existe em nenhuma outra distro.

    Infelizmente isso causa um certo congestionamento nos repositorios do openSUSE e alguns probleminhas com sincronismo. Já que os repositorios (e o build service) são controlados PELOS USUARIOS. Eu mesmo adiciono e atualizo alguns pacotes lá sempre que tenho tempo. Se tirar o cluster de compilação (Você envia o source e ele compila para cada arquitetura e cada distro que você quiser automaticamente), parece mais um ftp publico, o que é bom por um lado e ruim por outro, já que tem muita gente que se aproveita dessa gratuidade para criar repositorios privados lá.

    self_liar (usuário não registrado) em 1/06/2008 às 2:57 am

    Mas o opensuse de forma ou de outra é controlada pela novell.Não tem essa que só o SUSE enterprise é controlado.QUando eu uso o opensuse ,eu estou contribuindo diretamente ao SUSE entreprise.E ainda por cima ,estou contribuindo para a novell.Que não só possui esses problemas de patentes como muitos outros .

    Claro que ela não faz isso tudo sozinha…..

    E ganhar dinheiro com mono passando por cima dos outros não é uma boa.

    Eu não gosto da novell por fazer esses acordos idiotas de proteção contra patentes da m$ !

    Olha o gnome ,cada vez mais tem mono.A cada release do ubuntu surge uma app nova.

    O mono não é requirido para instalar o gnome.Mas o pior é que vem instalado por PADRÃO com o GNOME.

    E daqui uns tempos,vai ser impossível tirar o mono do gnome.Pois vai chegar ao ponto que a pessoa terá que remover muitas apps que vai acabar só sobrando o gnome pelado.

    E duvido que alguém vai fazer isso.Ninguém vai sacrificar a usabilidade.

    Nunca deveriam incluir uma tecnologia patenteada de uma empresa que já nos ameaçou..
    Não pelo menos por padrão

    Quem força a entrada de apps feitas em mono é o titio icaza mais os seus capangas .Claro , Icaza é empregado da novell.Ele ama o ActiveX!

    Mono é o backdoor da m$ apoiado pela novell.

    Essa história de BILHÕES tem que ter cuidado.Abrange outros assuntos.Não podemos dizer pra onde vai ,quanto gera e de onde vem do jeito que você fala.Pois aparenta que a novell é a santinha que traz dinheiro para as pessoas do GNU-Linux.

    OBS:para ter a total segurança ao usar o mono ,só use em plataformas open/SUSE para não ser processado pela M$-Novell.

    self_liar (usuário não registrado) em 1/06/2008 às 3:05 am

    Nada contra a distro,ela não é ruim,mas a empresa que está por tras dela estraga o negócio.

    self_liar (usuário não registrado) em 1/06/2008 às 3:16 am

    Ah, o mono nem deveria existir .Foi forçado pelo Icaza .Existem lingugens de programação fáceis no GNU-Linux que não precisam de acordos baseados em medo e falsa proteção pra gannhar dinheiro.

    cochise (usuário não registrado) em 1/06/2008 às 6:17 am

    bem… Estive testanndo o beta anterior…
    A única distro que conseguiu rivalizar com o Resulinux em questão de desempenho,..
    Estável. O KDE 4.0.4 é o primeiro que é usavel por um usuário do 3.5. Imagino que i 4.1 já vai ser excelente como o 3.5 é.
    Quanto ao mono…
    Há algum tempo li aqui que o gnome estava discutindo tirar uma aplicação mono que era a última da base gnome.
    O opensuse só bem o beagle em mono instalado por padrão.
    Algumas das melhores aplicações gnome são feitas em mono?
    Não são feitas pela equipe gnome então, mas por outros desenvolvedores.
    a questão básica é que as pessoas que discutem ideologia desenvolvem pouco, porque se desenvolvessem as melhores aplicações não seriam em mono seriam?
    Eu?
    Puro usuário. Mas pelo menos não saio criticando as pessoas por não usarem a linguagem que acho que é ideologicamnte certa.
    (sim… talvez achem que isso é falme)
    Quanto à novell…
    É uma empresa que fica em segundo lugar em contribuições ao kernel, logo atrás da red hat. Fez um acordo de patentes com a MS a fim de resguardar seus clientes?
    Ótimo, porque ela tem clientes que gostaram disso.
    Talvez devesemos deparar a elação Novell/clientes e a opensuse/usuários.
    A novell é uma empresa e como tal tem objetivos de mercado. O acordo pode não ter nada a ver com a comunidade e os usuários.
    E o opensuse se não me engano não está incluído nesse acordo, mas apenas os usuários do SUSE.

    André Machado (usuário não registrado) em 1/06/2008 às 9:43 am

    Gente, o self_liar está promovendo um ataque ad hominem (ou seria ad distro?) à distribuição OpenSuse, denegrindo sua imagem através de acusações à empresa que o patrocina, logo, suas asserções são logicamente inválidas e devemos desconsiderar tudo que ele disse.

    Jefferson (usuário não registrado) em 1/06/2008 às 10:44 am

    Tomara que a tradução pt_BR esteja melhor nessa edição, porque da versão anterior está horrível. O Opensuse tem algumas coisas excelentes como o Yast e o instalador. Em compensação o Gnome foi tão modificado que pra mim virou outro ambiente. Menus muito subcategorizados dificultam encontrar o que quero. Tomara que isto melhor. Já a versão em KDE é muito boa, como sempre foi de costume desde a época do SUSE sem Novel… Ou melhor, o Cameleão alemão…

    Marcos (usuário não registrado) em 1/06/2008 às 11:50 am

    “Tomara que a tradução pt_BR esteja melhor nessa edição, porque da versão anterior está horrível”
    Desta vez a tradução está completa sim, lembrando que referente a versão anterior o problema foi que quando formaram o time de tradutores do pt-br, já estava finalizado o período para o envio das traduções, por isso houve o problema, entretado desta vez ocorreu tudo normal e temos ele 100% traduzido!

    Marcos (usuário não registrado) em 1/06/2008 às 11:56 am

    Essa criança falando mal do OpenSuse devido a empresa que patrocina ele !? Fala sério, só pode ser uma criança que não entende nada sobre Linux. Para esclarecer alguns fatos, como até já foi citado acima, a Novell é a uma das maiores contribuidoras do kernel, kde e gnome, se realmente não usuar o que é patrocinado pela empresa em questão, fique longe do Linux (essa é para o self_liar). É interresante ler e entender algumas coisas antes de sair espalhando tanta tolice por aí, essas pessoas que acham que Richard Stallman é tudo….realmente devemos rir deste tipo de gente, e outra coisa, tenho certeza que ele está digitando tamanha tolice do Windows XP!

    self_liar (usuário não registrado) em 1/06/2008 às 1:02 pm

    Eu falei, a distribuição não é ruim,ela é boa.Mas não gosto da novell,então não vou recomendar o opensuse a ninguém.

    Não quero diminuir distro alguma.Estou falando que vocês devem tomar cuidado com a novell.Não caia no conto do grande empresário que tra muito dinheiro. A novell é muito problemática.

    Existem linguagens de programação fáceis .Não precisava incluir o mono POR PADRÃO no gnome. Antigamente ,era só o tomboy.Agora é o cheese ,o f-spot e o beagle.

    O banshee está a caminho

    Sim,é o Icaza e seus colegas que forçam a entrada de programas feitos em mono no gnome.

    Incrivel que pareça o mono em menos de 3 anos tem mais de 60 MB de apps no gnome.

    Enquanto isso ,não ha uma app feita em java.

    De um apt-get remove e verá o quanto de mono tem na máquina.

    Novell ,faça o favor , ganhe dinheiro justamente.Não de uma de judas!

    Alguém poderia me dizer se arrumaram o problema do instalador de software?

    Eu instalei o 10.3 na minha máquina para testar o kde4.1 trunk, só que aquele gerenciador de pacotes que vem com ele me irrita enormemente,pois demora ~30 min para inicializar

    Acho o OpenSuse uma distro muito bem feita, com uma arte muito bonita e um empacotamento muito bom, só acho uma pena alguns erros que eles cometem por não entender a beleza da simplicidade, e preferirem complicar ao invés de simplificar.

    Um exemplo é o Yast, eu acho legal a idéia de um gerenciador de configurações unificado como ele, mas acho que a maioria dos módulos dele são muito mal feitos em relação à usabilidade e possuem muitos erros estúpidos, como por exemplo a maneira como o gerenciador de pacotes faz a sua atualização..

    cristo (usuário não registrado) em 1/06/2008 às 1:19 pm

    Que legal depois vou baixar o OpenSuse para usar, mas estou com receio de usar uma distro, pois pretendia trocar de distro só porque estava cansado do Ubuntu, contudo depois que eu resolvi alterar algumas coisinhas do mesmo, até que está legalzinho, no caso troquei o gerenciador de janelas algumas aplicações básicas alguns temas entre outras coisas.

    Mas vou ver se eu troco de distro mesmo, pois o consumo de RAM no ubuntu ainda é muito principalmente por causa do gnome.

    Eu conseguir reduzir bastante somente trocando o gerenciador de janelas de metacity para e16 e com todos os efeitos possíveis.

    self_liar, de um certo modo concordo com você: Sim, esses bilhões abrangem muita coisa, porém é uma “muita coisa” onde sempre o sistema da MS está não o Linux.
    E não, eu não espero que a Novell esteja fazendo isso por ser boazinha, e sim porque quer ganhar dinheiro. E é o mesmo que eu espero da Canonical, da Red Hat, da Mandriva, etc..

    Sobre o mono e o Gnome, não tem nada importante no Gnome que depende do mono.

    E por falar em mono: Você realmente acha que alguem (ou alguma distro) pode ser processada por usar o mono? Que é um framework livre?
    Ok, foi baseado em uma tecnologia MS, porém o que ela pode fazer? Chorar? Nosso “querido” Stalman fez bem seu dever de casa e nos encheu de “proteções”! O mono é GPL e está sendo desenvolvido apartir da documentação do .NET. Esse acordo é só para embromar mesmo: A MS fez seus fuds dizendo que o Linux enfrigia acordos, empresarios idiotas acreditaram, empresas como a Novell embarcaram em acordos bestas como esse (Também não gosto desse acordo) para acalmar os animos de seus investidores.

    Sinseramente não dou a minima para esse acordo… E pior é que algumas pessoas gostavam da Novell na epoca do NetWare, gostou quando ela comprou a SUSE pois poderia trazer muitas novas tecnolgias para o Linux (e trouxe), porém ficou de birra quando alguns executivos de calça frouxa resolveram fazer um acordo com o “demo” para “confortar” o animo de investidores sem noção.

    Por falar nisso, o openSUSE não depende só do dinheiro da Novell, a AMD e o IP_Exchange também padrocinam a distro… Se um dia ficar de birra com a Novell pode até seguir outro caminho, tirando o nome é claro pois é marca registrada da Novell :)

    E bem, essa historia voltando ao mono e lembrando do powershell: Pessoalmente eu nunca usaria, entretanto reconheço para muitos admistradores de arquiteturas legadas foi uma aproximação, pelo menos interessante do mundo Linux, o que na minha opnião é um beneficio. Eu não usuario mono, porém se eu fosse um dos muitos admistradores Windows e programadores .NET eu teria pelo menos algo familiar no sistema do pinguim, diminuindo assim minha curva de aprendizagem nesse sistema.

    Agora sobre essa historia de empresa que nos ameaçou: Bem, hoje somos nós que ameaçamos ela. Estamos munidos de licenças e premissas legais contra qualquer FUD dela, FUDs que sempre serão FUDs, ela vai continuar dizendo que o Linux infrige patentes sem poder provar, e isso só da a ela tempo para consquistar o mercado, isso porque um monte de nerd linux perde mais seu tempo em chingar a MS dizendo que ela está mentindo que realmente produzindo e criando algo bom para competir com o Windows.

    Infelizmente, somos escravos de nossas próprias neuroses, presos por nossos egos. Gritamos como loucos sobre os problemas de projetos como o mono, porém aplaudimos projetos como o wine que pode trazer tantos ou mais problemas, e não adianta dizer que o wine recriou tudo, pois o mono também o fez, etc..
    Nos esquecemos não é possivel ganhar de uma concorrente que possui 90% do mercado simplesmente ingorando suas tecnologias pois essas são padrões de mercado, infelizmente. E pior não criamos tecnologias que possam concorrer com as da MS no Windows! Tirando o gcc quantos outros projetos atingiram o Windows? E porque diabos quando projetos como o KDE resolve levar tecnologias Linux para o ambiente Windows agimos como crianças mimadas que não querem dividir o bolo?

    Desculpe-me, porém pessoalmente não acredito que se ficarmos atirando pedra o tempo todo conseguiremos vencer uma empresa que possui 90% do mercado e possui tecnologias em todas as areas da computação, simplesmente porque estamos dizendo que ela é malvada.
    Se o preço for trazer tecnolodias delas para cá, para que assim eles conheçam nossas tencologias. E principalmente ter que levar nossas tecnologias para lá para que deixemos de viver na completa anonimidade.
    Tecnolodias como o .NET são o presente, porém logo vai virar passado, e quando o mercado nescessitar uma nova tecnologia temos que nos certificar que irão escolher a NOSSA tecnologia, e não a da MS. Porém isso nunca vai acontecer enquanto não pararmos de agir como crianças medrosas e passarmos agir como empresas, temos que parar de atirar paus e pedras e usar armas de verdade contra nossa concorrente.

    puelocesar,

    Arrumaram e arrumaram “com classe”, arrisco dizer que o novo framework é mais rapido que o APT!

    Lyx (usuário não registrado) em 1/06/2008 às 1:56 pm

    Volta e meia aparece um desses “defensores” do software livre.

    Ó raça!

    Eu não tenho a referência, mas depois do pacto MS/Novell o Suse perdeu muitos usuários e desenvolvedores. Eu, embora nunca tenha usado, acredito que o OpenSuse deve ser uma boa distribuição, mas temos o Mandriva, Fedora, Ubuntu etc.
    Então, prefiro não usar e sim contra indicar o OpenSuse visto a sua relação com a Novell. A Novell é uma empresa que parceira da Microsoft e que um motivo ou outro a ajuda a atacar a comunidade Gnu/Linux que inclui usuários, desenvolvedores e empresas.

    Eu não sei se todos lembram, mas no pacto da Novell e Microsoft a última se comprometia a não processar a Novell e seus clientes pelo uso de supostas patentes da Microsoft.

    Se existe um pessoal que não acha isso um ataque ou que quer esconder os fatos no esquecimento, melhor levar essa discussão e a evangelização pró-Suse para outro público onde argumentos nonsense e piadas infantilóides pegam.

    Obs: eu só não aponto nomes e blogs por respeito ao ambiente democrático do Br-Linux.

    Tentando comparar o WINE com o MONO ?
    Por favor, para jogar os dois no mesmo balaio é o mesmo que achar que só software livre deve existir no mundo. Uma contradição gigantesca ao “agir como empresa”.

    O mono, diferentemente do wine, se usado em projetos como o Gnome pode, com o tempo, dar vida aos FUDs da Microsoft em relação ao uso indevido de patentes da mesma.
    Já o wine é uma implementação, para o uso no linux de software primeiramente desenvolvidos para windows: Se eu usar o wine para rodar um jogo, por exemplo Warcraft, quem tem direito a me processar é somente a empresa produtora do jogo, Blizzard, e não a Microsoft. Eu não vejo porque a Blizzard iria me processar por que eu comprei o jogo dela para jogar no linux.

    Com esse argumento podemos perceber que MONO E WINE SÃO COISAS TOTALMENTE DIFERENTES. Fica a sugestão: Nunca use o fanatismo para combater o fanatismo.

    Sim, esse era o ponto do acordo mesmo. Todos sabemos que a MS nunca ia conseguir processar o Linux por tais infrações. Infelizmente não é assim que os investidores pensam.

    Sim são coisas totalmente diferentes, porém ambos são usam em sua base tecnologia MS! Por exemplo: Directx é de quem? Se existe uma camada no Linux que permite rodar aplicativos com chamadas em directx essa camada está usando tecnologia MS. Mesmo que nenhum uma “virgula” do codigo seja da MS.

    O mesmo vale para o mono, quem criou o codigo não foi a MS, porém a tecnologia base dele é dela? Você realmente acha que o wine pode se safar de algum FUD futuro? Claro que não, o wine não tem como provar que não usou codigos da MS, ainda mais se considerarmos que ele usa como base tecnologia MS. Boa parte do projeto wine é feito apartir da documentação disponivel no MSDN, assim como é o mono.

    Infelizmente estão sim no mesmo barco.

    Uma pergunta: Porque o wine não pode ser alvo dos FUDs da MS? Diversos programas win32 foram portados para Linux usando a exelente libwine (muito boa mesmo). Se um photoshop da vida resolve ser “wine complince” para assim ser suportado pelo linux (por exemplo), com certeza a MS pode gerar um FUD com relação a API do wine. Não seja ingenuo, se a MS criou FUDs contra o kernel do Linux, o wine para ela é fichinha, ela só não faz agora porque ele não é relevante o suficiente para isso. Até porque engenharia reversa é crime em alguns paises!

    E não tem nada haver com “papo pró-SUSE” pessoalmente não estou nem ai se vocês usam ou não o SUSE, eu uso desde a era pré-novell.
    Só estou dizendo que esse papinho de “MS é do mal” etc, etc. Está mais para um papo de criança de uma comunidade que perde mais tempo reclamando dos outros que olhando para seu próprio umbigo e ver que tem muitos problemas ainda para serem resolvidos.

    Não sou a favor do SUSE. E sim a favor do LINUX, não me interessa se vocês usam slack, debian, arch, gentoo. Me importa saber que a comunidade está fazendo ALGUMA COISA para crescer no mercado e tornar o Linux mais relevante. Sinceramente acho vergonhoso um sistema tão bom quanto o Linux ter menos de 1% do mercado!

    Voltando ao wine, ele só prova que boa parte dos esforços da comunidade linux é de trazer tecnolgias MS para cá?

    Volto a perguntar: Quantas tecnologias nossas, tirando o gcc, chegaram ao ambiente Windows?

    Não é atoa que tanta gente diz que Linux é uma copia do Mac e do Windows! Boa parte da comunidade perde mais tempo reclamando que a MS não nos da pão e leite. Do que produzindo algo de relevante para o mercado.

    Ainda bem essa não é a realidade de todos. Temos muitos desenvolvedores sérios (que não vivem de mesada) e comprometidos com o pleno desenvolvimento desse exelente sistema que é o Linux.

    “Arrumaram e arrumaram “com classe”, arrisco dizer que o novo framework é mais rapido que o APT!”

    hmm bem interessante isso, vou baixar para ver como está

    Renato (usuário não registrado) em 1/06/2008 às 3:18 pm

    Galera!!!

    Não vamos entrar naquela dicussão de qual distribuição Linux é isso ou aquilo, se fez acordo ou não com alguém.
    OpenSuse é uma boa distribuição??
    Atende oque você precisa??

    Se sim, tudo bem, continue usando e seja feliz assim.

    Acho que devemos parar de falar de acordos, teorias de conspiração como falaram.

    Comos técnicos ou usuários comuns, devemos nos preocupar com a qualidade dos produtos.

    “Se sim, tudo bem, continue usando e seja feliz assim.”

    Obrigado. Isso resume bem o que eu falei.

    Na verdade para essas pessoas que amam teorias conspiratorias. Deviam desativar todos os modulos do kernel feitos pela novell, e também parar de usar qualquer programa que veio dessa empresa, como o compiz e o xgl.
    Nem sei como eles conseguem durmir. A Intel é conhecida por ser uma das maiores contribuintes do kernel linux e tem gente diz que ela é do mal. A AMD que é “do bem” patrocina o openSUSE que é do mal. A Canonical que é boazinha não reescreve os aplicativos que usam mono em outra linguagem que não é do mal.

    Desculpe-me! Porém eu não consigo viver no meio de tanta hipocrisia. Reclamar é facil, fazer algo a respeito porém…

    puelocesar,
    Eu esperaria o lançamento oficial que é daqui 17 dias. Até porque o rc1 está com alguns bugs chatos em hardwares mais antigos, já fiz o report na bugzila. De qualquer forma é melhor esperar a versão final já que ainda não terminaram de migrar os repositorios!

    Beco (usuário não registrado) em 1/06/2008 às 3:59 pm

    Na notícia sobre o Ubuntu, os que malharam a distro o faziam basicamente porque o Ubuntu supostamente contribui pouco com os projetos upstream, que estaria “sugando” da comunidade para ganhar seu dinheirinho — o que é uma bobagem sem tamanho, mas enfim…

    Pois saibam que os programadores da Novell estão entre os que mais contribuem com o upstreams de projetos como o kernel, kde, entre muitos outros.

    E agora?

    MaxRaven (usuário não registrado) em 1/06/2008 às 4:42 pm

    Tento usar o Suse desde 1900 (tá, não lembro, mas faz tempo), quando consegui ter em mãos alguma mídia acabei me dando mal, me disseram que dei azar com as versões, teria pego versões não tão boas, por exemplo, em 2004 (+/-) peguei uma versão (que não lembro) que depois de instalada parecia deixar o hardware (na época eu tinha uma maquina TOP) uma carroça, tudo era lento, desde o boot até abertura de programas, inclusive transferência de arquivos via rede, nossa, não consegui ficar mais de 5 dias com ela, inclusive quem me arrumou também teve problemas semelhantes.

    Numa outra oportunidade foi logo com o YaST, uma das aplicações que mais admiro (junto com o anaconda) me deu tanta dor de cabeça que acabei largando mão novamente.

    Mas me interessou essa versão, principalmente depois de ver um relato de um leitor do meu blog sobre esse RC, juntando com que disseram ai em cima parece bem promissor.

    Vamos ver.

    PS. Já falei algo semelhante quanto ao Wine, quase fui apedrejado pela internet hahha.

    Wallacy (usuário não registrado) em 1/06/2008 às 5:27 pm

    Max, as versões 10.0, 10.1 e 10.2 foram deprimentes no quesido desempenho. A 10.3 foi… mais ou menos… Nas duas primeiras (10.0 e 10.1) foi por causa das aplicações da Novell que não se integravam muito bem com os aplicativos, na versão 10.2 e 10.3 foram retirados tais aplicativos e assim houve uma boa melhoria no desempenho, entretanto o gerenciador de pacotes estava um Lixo!

    Nessa versão em fim deram maior atenção para esse problema… Como eu disse em outros reviews aqui no br-linux, espero ter tempo para fazer um review da versão final quando sair daqui 17 dias.

    E sobre o wine: Muitos já falaram, e muitos foram apedrejados… A maioria só reclama daquilo que lhe é conviniente!

    Wallacy “Voltando ao wine, ele só prova que boa parte dos esforços da comunidade linux é de trazer tecnolgias MS para cá?

    Volto a perguntar: Quantas tecnologias nossas, tirando o gcc, chegaram ao ambiente Windows?”, olha eu não uso Windows faz muito tempo, mas eu ouvi falar que o Firefox e o Openoffice andam sendo muito usados por ai.

    Quanto ao Directx, o dia que eu precisar for obrigado instalar o Directx para usar o gnome o kde ou qualquer outro código GPL, ai sim, você poderá colocar o MONO e o WINE EM VALA COMUM.

    De todas as formas, pelo menos hoje, as empresas de desenvolvimentos de jogos não poibem o uso de seus jogos no Linux.

    Outra coisa Wallacy
    Eu não vi aqui nenhuma tentativa de separar o bem do mal, os bons dos maus ou coisa parecida. Todo mundo é livre para expressar sua opinião, bem como propagandeá-la aos quatro ventos.
    As contribuições da Novell ao kernel e a outros progetos GPL é muito bem vinda mas não é insubstituível, além do mais o código é totalmente GPL claro.
    O MONO é mais problemático, e estes contratos com a MS mais problemáticos ainda!

    Eu só gostaria que você não tentasse caricaturizar o debate nem os debatedores.

Este post é antigo (2008-05-31) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.