Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançado o primeiro alpha do KDE 4.1

“A prévia do que está para ser lançado em Julho, já está pronta. O KDE 4.1 Alpha 1 foi lançado hoje e entre as novidades tem novidades como o uso da biblioteca QT 4.4 e melhor compartibilidade com sistemas Mac OS X, Windows e OpenSolaris. Os pacotes ainda estão só em código fonte, mas é uma boa para pessoas que estão querendo ver as novidades.”

Enviado por Rafael Moreira Pinho Pradella (rafa_pradellaΘyahoo·com·br) – referência (kde.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    O polishlinux.org fez um artigo falando desse alpha…
    http://polishlinux.org/kde/kde-4-rev-802150-work-in-progress/

    GoblinX, um livecd brasileiro com base Slackware

    Será que a hora de migrar do KDE3 para o 4 está chegando?
    Eu por enquanto vou de 3, pelo menos até lançarem o koffice 2.0, além de portarem alguns programas legaiszinhos pro kde4, como o kirocker, ee criarem uma barra para o plasma tão configurável quanto o kicker (ou portarem o kicker pro kde4, já que as primeiras revisões no subversion do 4, o kicker estava sendo portado). Alguém se habilita? O código está lá ;-)

    O polishlinux.org não fez elogios não…
    http://polishlinux.org/kde/kde-4-rev-802150-work-in-progress/

    Estou começando a achar que nem o 4.1 será bom.

    GoblinX, um livecd brasileiro com base Slackware

    rafa (usuário não registrado) em 30/04/2008 às 12:05 pm

    tou com o 4.0.3 no kubuntu 8.04 e estou decepcionado, mas confiante que o 4.1 solucionará vários problemas, inclusive a falta de widgets.

    por enquanto está instável demais, principalmente o dolphin. porém, o ktorrent novo é bombate e nunca vi cliente melhor pro protocolo.

    Gilson (usuário não registrado) em 30/04/2008 às 12:15 pm

    Baixei o Kde4-live-cd (opensuse).
    Muita coisa mudou, melhorou muito na questão “customização do desktop”. É a hora de migrar ? não sei. Algumas ferramentas estão realmente melhores, principalmente o dolphin. bom, não vou contar as surpresas =P… acho que ainda hoje posto as screens.

    Felipe (usuário não registrado) em 30/04/2008 às 12:29 pm

    Poxa acho KDE4 muito legal mas tem que melhorar

    troll (usuário não registrado) em 30/04/2008 às 12:44 pm

    para quem não sabe kde 4.1 alpha ja esta disponivel pro aventreiros sim no live cd do opensuse segue o link:

    http://home.kde.org/~binner/kde-four-live/

    esse a reta final pra kde 4.1 que para com implementaçoes de tecnologias, e parte pro aperfeiçoamente delas matando os bugs… mas essa kde 4.1 ja da pra satisfazer muita gente hehe, na minha opnião em nivel de customização ja bate o gnome hehe
    nese momento estou baixando a versão 4.1 alpha de opensuse… um detalhe interessante o stilo da kde 4.1 num vai ser oxygen pelo que li por que este nuão respeita o esquema de cores, k3b talvez passe a se chamar k4b, e webkit não foi tão bem no test acid3 em conjunto com konqueror… fazendo apenas 55/100, enquando neste momento o khtml ja faz 75/100

    troll (usuário não registrado) em 30/04/2008 às 12:46 pm

    alguém interessado em ver a revisão do alpha do kde 4.1 em inglês

    http://polishlinux.org/kde/kde-4-rev-802150-work-in-progress/

    Manga (usuário não registrado) em 30/04/2008 às 12:55 pm

    eu ja axo os paineis do plamas ja bem usaveis, so axo que o relogio tem ganhar mais customizações de tamanho de fonte, ah finalmente o dolphin surpota abas hehehe ta prometendo imagine o 4.2 como vai ficar…

    Eu ainda vou manter a minha opinião. A equipe do KDE não deveria ter lançado o KDE4 da forma como o fez. Eles deveriam esperar até que todas as funcionalidades fossem implementadas e pudesse substituir totalmente o KDE3.

    Para mim foi desastrosa a forma como fora lançado, dando a nítida impressão que se trata de um produto inacabado e que causa receio na sua utilização para a produção.

    Se o KDe4 estivesse ainda como uma versão beta, oficialmente, todos teriam a ganhar, pois sem dúvidas, se tornaria um excelente produto.

    Em outras palavras, houve uma precipitação muito grande no lançamento do KDE4 e espero que aprendam com os erros e façam do 4.1 um produto acabado e de ótima qualidade.

    kder (usuário não registrado) em 30/04/2008 às 12:59 pm

    pow centro de informações do kde ta show de bola =p
    tow adorando o trabalho

    Otávio Souza (usuário não registrado) em 30/04/2008 às 1:16 pm

    Roger de Almeida, isso é uma questão de ponto de vista, já foi especificado que o Alpha é Alpha e que o KDE 4.0 não seria o KDE4 mas as pessoas insistem em achar o contrário…

    Abraços

    Eder (usuário não registrado) em 30/04/2008 às 2:01 pm

    Roger,

    Um link para você dar uma olhada…

    http://catb.org/~esr/writings/cathedral-bazaar/cathedral-bazaar/ar01s04.html

    Leonardo Ferreira (usuário não registrado) em 30/04/2008 às 2:16 pm

    Sempre fui usuário do KDE, mas fiquei tão desanimado com o KDE4.0 que vou migrar pro Gnome. Até agora, testei o Mandriva e o openSUSE com o novo KDE, trava demais, o wallpaper sempre volta pro padrão quando a sessão é iniciada, etc. Concordo quando dizem que foi lançado antes da hora. Realmente tá muito verde pra ser utilizável.

    Sempre fui usuário do KDE, mas fiquei tão desanimado com o KDE4.0 que vou migrar pro Gnome.

    Perai gente, vcs estão parecendo usuários do windows XP reclamando da M$ porque vai acabar com o suporte do mesmo, em NENHUM momento a equipe do KDE está obrigando minguem a usar o KDE4 (ou KDE 4.0 sei lá). Tanto é que o suporte do KDE 3.5.x continua ativo (acabei de baixar o 3.5.9).
    Voces acham que eles não sabem que o negocio ta crú ainda?? Clario que sabem por isso da opção de manter ainda o 3.5, agora todos sabendo disso baixem o 3.5 atualizadinho ou se usarem o 4 parem de reclamar.

    rafa (usuário não registrado) em 30/04/2008 às 2:43 pm

    lendo a resenha do polishlinux:

    - k3b no kd4, assim como o ktorrent, comanda e é espetáculo.
    - amarok 2 é feio, sem refinamento aparente de usabilidade.
    - info center, FINALMENTE!
    - não gosto da apple, não gosto do webkit, por isso vou sempre preferir khtml ou gecko.
    - phonon é algo que eu sempre senti muita falta nas versões 3, porque xine é péssimo. quero a engine vlc!

    cristo (usuário não registrado) em 30/04/2008 às 3:30 pm

    KDE 4 quando for oficializado o seu uso eu deixarei de usar o gnome, nem estou usando o KDE 3 só por causa do novo KDE que está muito massa

    Eu testei o Kubuntu 8.04 Livecd com o KDE4.0.3 e melhorou um bocado em relação ao que foi lançado no começo do ano. Já dá pra usar ele no dia a dia, mas só se você abrir mão de boa parte da funcionalidade do KDE 3.5. Ele perde nesse quesito até para o Gnome…

    Mas nem tudo é ruim: o driver livre do xorg abilitou as funções 3D e eu finalmente pude ver os efeitos de desktop na minha ATI 96000pro, coisa que ainda não tinha conseguido com o driver proprietário. A liberação da documentação pela ATI já está fazendo efeito… Ficou bacana e bem leve.

    Quanto ao andamento do projeto, eu acho que ainda não é hora pra mudar, só vai ficar bom mesmo lá pro final do ano com o KDE 4.2, eu não me iludo com isso. Mas também não vou sair por aí reclamando dos rumos do projeto, afinal boa parte do pessoal é voluntário e nem todos conseguiram entregar o seu código a tempo de entrar nas releases. Fora que é um projeto muito grande, portanto não dá pra fazer as coisas rapidamente. Pelo menos os desenvolvedores são bastante transparentes quanto a qualidade do código e a presença de bugs, assim como existe algum respeito pelas datas de lançamento.

    Como reclamar não vai resolver nada, e como eu sou só um usuário que mão entende xongas de programação, eu vou esperar o lançamento das versões estáveis e agradecer aos desenvolvedores por me darem um bom desktop de graça.

    Eder,

    Quando o KDE4.0 foi lançado, o time do KDE anunciou como um software de produção e não como beta. Assim sendo, houve uma grande corrida para ver as novas funcionalidades ditas nos 4 cantos do mundo.
    No entanto, o que se viu é um software inacabado. Apenas o “core” foi feito de forma robusta, enquanto a periferia do KDE ou inexistia ou apresentava problemas. Não obstante, o que torna o KDE excelente, é a sua periferia.

    Não creio que o ato da equipe KDE se encaixa firmemente no paradigma Catedral/Bazar. Eles poderiam utilizar as nomeclaturas “Beta / Release X” para mostrar a todos como está o andamento da versão e desse modo, se encaixar no paradigma de forma a preservar o próprio projeto.
    Portanto, o time do KDE precipitou em lançar uma versão oficial do KDE4. Enquanto isso, vou usando o 3.5.

    Estou usando o KDE4 como meu gerenciador de desktop padrão através do beta 1 do opensuse! Não posso dizer se tem ou não “bugs” pois é difícil julgar se os erros são da distro (que é beta) ou do gerenciador de desktops. Mesmo assim é o numero de bugs é está bem pequeno (pelo menos o relasse suse factory).

    Acredito não ter tempo viável para o KDE 4.1 ter tudo que realmente desejavam ter. Porém acredito que o nível de usabilidade será muito boa. E como da para usar todas as aplicações do KDE3 nele não vai ser nenhum grande transtorno! Na versão otimizada para o suse 11 o desempenho está muito agradável, mesmo para as aplicações do KDE3. Sendo assim fico otimista com relação a evolução do projeto.

    E meio off, migrar para o gnome por causa do KDE4 é … Ninguem tem que usar um gerenciador de desktops porque alguem usa, se o cara gosta de KDE, não vai ser bugs no KDE4 que deveria fazer ele migrar!! Até porque o 3 está indo muito bem ainda! Pior, ainda acho o KDE3 melhor que o Gnome atual…

    Até +.

    kder (usuário não registrado) em 1/05/2008 às 2:32 am

    tenho que adimitir que kde 4.0 ainda estáo um pouco longe do ideal mas do kde 4.0 pro 4.1 ta sendo um passo largo em relação algumas funcionalidades, axo que oq so falta agora eh empurrão para portar o resto do programas do kde 3 pro kde 4, eu axo equipe kde ta fazendo um otimo trabalho velho, e forma que eles tem de lançar a releases do kde 4 eu não vejo problema, se vc quer um kde usual como falam por ai pega a versão x.4 ou x.5 ai vc num vai ter o que reclamar exemplo disso eh kde 3.4/3.5, quando kde4 chega ao 4.5 vcs nem vão pensar mais em kde 3.5 =), mas essa versão 4.1 pelo oqe vejo vai ficar bastante usavel sim, porque ate este momento a equipe kde ainda estava impulatando as tecnologias que virão com o 4.1, agora eles so vão otimizar o que ja foi foi implantado ate agora blza, oq eu vejo boa parte das criticas estáo na area de trabalho no painel do plasma, que está muita a desejar, aquelas antigas funcionalidades do click direito do mouse to sentindo falta, o que vejo ao clicar e so função de widgets, configuração frajuta da area de trabalho, e pra deligar o pc… ta um lixo aquilo ali, mas creio que equipe do kde vaida um jeito nisso espero que ainda esse ano, pq tem uqe melhorar a cara do sistema ne a area de trabalho, que ta bem limitada na moral

    Otávio Souza (usuário não registrado) em 1/05/2008 às 6:57 am

    Galera, acho que vocês estão usando os plasmoids puros, no SVN vocÊs acham mais plasmoids, o pacote é extragear-plasma ;)

    Com questão ao KDE 4.1, o ReleaseSchedule é esse: http://techbase.kde.org/Schedules/KDE4/4.1_Release_Schedule e o Feature Plan é esse: http://techbase.kde.org/Schedules/KDE4/4.1_Feature_Plan

    Se puderem utilizar um KDE 4.03, já verão que está bastante usavel, temos suporte a temas do Plasma funcionando corretamente, basta baixar no kde-look, temos muito menos erros do que tudo, o KHTML tá batendo 75/100 no Acid3, ou seja, bastante evoluido :D

    Com questão ao 4.1, o trabalho está sendo feito para portar tudo para o QT 4.4, que acelerou as coisas e implementou novas ferramentas ;)

    Estão trabalhando no KHTML e no WebKitPart, o Plasma vai receber um pouco do WebKit.

    Plasmoids não faltam, eu mesmo nem uso meus 20 e poucos plasmoids, mas tenho lá :P

    Abraços

    WebKit + Plasmoids == Compatibilidade com os gadgets do OS X?

    Emanuell (usuário não registrado) em 1/05/2008 às 11:41 am

    cara ta certo que plamas e uma tecnologia que promete, mas eu queria que houvesse conservação da tecnologias ja existentes da area de trabalho do kde 3.5, o cara clica com botão direito na area de trabalho so tem plasma vei putz, ta muito ruim aquiilo ali, espero que ele portem aqueles funcionalidades mano a area de trabalha ta horrivel praticamente num existe tirando os plamoids

    Roger de Almeida em 1/05/2008 às 1:03 am
    Eder,
    Quando o KDE4.0 foi lançado, o time do KDE anunciou como um software de produção e não como beta.

    Onde foi que você leu isso? Eu acompanhei as notícias do lançamento dele e nunca vi nada parecido sendo dito pela equipe de desenvolvimento. Eles nunca disseram que a versão KDE4.0 era destinado a máquinas de produção. Mostre a fonte de onde você retirou essa informação.

    Desde antes do lançamento o que eu ouço dos desenvolvedores é que o KDE4.0 não é o KDE4 e que essas versões iniciais se destinavam aos usuários avançados, e serviriam para aumentar o nº de bugs reportados, ajudando no aperfeiçoamento do sistema.

    Otávio Souza (usuário não registrado) em 1/05/2008 às 12:48 pm

    Emanuell, mas tem sim isso, com o clique inverso no Desktop, você tem opção de mostrar icones no Desktop, mudar o wallpaper , bloquear os plasmoids e etc etc etc

    Emanuell (usuário não registrado) em 1/05/2008 às 6:50 pm

    o que me refiro i as funcionalidades com quais o usuario kde ja estava acostumado, que area de trabalho num tem nada de comum com kde 3.5 com qual muita gente ja estava familiarizado, aquela velha função executar comando ou novo documento que tinha ao click direito do mouse, aquilo ali é de bastante uso de muita gente, o kde 4.x.x ta devendo nisso por enquanto eu so espero que issas tecnologias sejam portadas e versões futuras da geração 4 do kde

    Otávio Souza (usuário não registrado) em 2/05/2008 às 12:00 am

    Emannuel: a área de trabalho, não existe mais, aquilo dali não era nem para ter icones, o pessoal do KDE que pensou melhor e colocou isso…

    Mas eram só plasmoids originalmente, então, nada mais de arquivos no Desktop, somente Icones de aplicativos e Plasmoids ;)

    Emanuell (usuário não registrado) em 2/05/2008 às 10:19 am

    putz então acabaram com area de trabalho, não vai poder criar mais pastas tb não aff
    ja vi kde 4 e um lamentação, ninovar e preciso, mas conservar oq eh usual eh essencial, decepção…

    Emanuell (usuário não registrado) em 2/05/2008 às 10:52 am

    Otavio souza, resolvi da uma olahda la nos planos do KDE 4, que vi que vai haver algo do tipo no futuro do que mne queixo no momento, mas o plasma ainda tem que amadurecer muito ainda, não tinha reparado fui precipitado ao criticar ;x

    http://translate.google.com.br/translate?u=http%3A%2F%2Ftechbase.kde.org%2Findex.php%3Ftitle%3DSchedules%2FKDE4%2F4.1_Feature_Plan&langpair=en|pt&hl=pt-BR&ie=UTF-8

    Otávio Souza (usuário não registrado) em 2/05/2008 às 4:52 pm

    Emmanuell, isso é normal, muita gente não olha com bons olhos as inovações, mas quando se tem o ambiente completo, as pessoas não ligam mais e até gostam ;)

    Abraços :)

    cristo (usuário não registrado) em 5/05/2008 às 12:20 am

    Cara eu realmente gostei da nova idéia de desktop, principalmente pelo fato do plasma, espero que no futuro os icones deixem mesmo de existir, pois poluem muito a área de trabalho, enquanto a idéia do plasma foi muito melhor e criativa, sem contar que inovadora

Este post é antigo (2008-04-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.