Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançado o GNOME 2.22

“Acaba de sair do forno a versão 2.22 do GNOME! No site do GNOME Brasil você pode ver as novidades desta nova versão, que é especialmente dedicada ao brasileiro Raphael Higino.”

Enviado por Jonh Wendell (jwendellΘgnome·org) – referência (br.gnome.org).

O LWN destaca o lançamento do GNOME 2.22, bem no seu cronograma. A versão traz diversas novidades, incluindo o aplicativo de fotos ‘cheese’, mais efeitos 3D, exibição de Flash com o swfdec, um visualizador de desktop remoto, e muito mais.

Saiba mais (library.gnome.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tails Miles (usuário não registrado) em 13/03/2008 às 11:06 am

    Espero que esteja mais fácil de utilizar

    Bill (usuário não registrado) em 13/03/2008 às 12:23 pm

    Hum….

    Será que um dia o Gnome vai chegar aos pés do KDE?

    Espero que meu bisneto possa ver isso um dia. Até lá, continuo com o melhor, KDE.

    hell (usuário não registrado) em 13/03/2008 às 12:25 pm

    O gnome só vai chegar ao pés do KDE no dia que eles resolverem criar a versão 3.0.0, reescrevendo todo o Desktop, até lá ainda acho o KDE melhor.

    so (usuário não registrado) em 13/03/2008 às 12:47 pm

    Sim, kde… Para quem gosta de “Penteadeira colorida”…

    Até agora não vi motivo algum para considerar o KDE melhor que o gnome, excluindo preferências pessoais, ambos são boas escolhas para o usuário. Eu prefiro o Gnome, me parece mais simples e aumenta minha produtividade. Mas não digo que seja melhor para todos, já que as necessidades de cada um são diferentes, da mesma forma que não digo que Linux seja melhor que Windows. Para um gamer ou um profissional da área de design aposto que Linux é uma péssima escolha. Já para administrar os roteadores/firewalls/servidores de uma empresa duvido que um Windows não dê dor de cabeça para o administrador.

    fabio (usuário não registrado) em 13/03/2008 às 1:25 pm

    huahuahuahua
    Vida longa ao gnome…..
    gostei muito o que eu li sobre as mudanças
    gnome sempre cada vez melhor e funcional
    jah vo atualiza o meu hoje
    huahuahuahuha

    Parabéns Victor! Pelo menos um comentário adulto em meio a tanta… :(

    Liberdade… inclusive para dizer besteira, mas tem gente que leva isso muito a sério…

    Parabéns Victor! Pelo menos um comentário adulto em meio a tanta… :(

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 13/03/2008 às 2:42 pm

    Uma coisa que não gosto do gnome é que na tentativa de simplificar demais, eles acabam tirando informações ou recursos úteis para alguém.
    Por exemplo, no Nautilus, quando durante uma cópia eu vou sobrescrever um arquivo antigo, na hora de confirmar ele omite a data e hora de criação dos arquivos. Essa informação seria muito útil e tem hora que faz falta na hora de tomar decisão.

    Sem querer ser parcial, mas já sendo…
    Gosto muito do KDE e já gostei muito do GNOME. Hoje não gosto muito, mas ainda sim respeito bastante o ambiente.
    A principal diferença entre o GNOME e o KDE é que o GNOME quase sempre surge com um novo recurso antes do KDE. Um exemplo são os jogos do GNOME, que são muito graficamente muito mais bem-acabados que os do KDE (mas os do KDE são muito mais divertidos!), justamente por utilizar gráficos vetoriais, que garantem uma maior liberdade na hora de criar a arte dos jogos. Já os do KDE têm uma aparência “antiga”.
    Mas o KDE certamente ganha em quantidade de recursos e programas. Como eu já comentei, o KDE tende a não somente um ambiente gráfico, mas uma plataforma inteira, com tudo o que o usuário precisa. Já o GNOME foca mais no ambiente gráfico, deixando que terceiros desenvolvam seus aplicativos. Talvez isto tenha relação com o modo como o desenvolvedor é tratado: no GNOME há uma comunidade, enquanto que no KDE, um time.

    Longa vida ao KDE e ao GNOME (e aos trocentos ambientes gráficos para GNU/Linux/Unix).

    Renato (usuário não registrado) em 13/03/2008 às 4:33 pm

    Eu prefiro o Gnome e gosto dos aplicativos e utilitários dele. Coisas mais organizadas e sem

    Não gosto muito do KDE, pois não simpatizo com menus caóticos cheios de nome de programas começando com K. O KDE4 está mais limpo, mas há muita dedicação para ele parecer com o Windows Vista que me desagrada ainda mais que o KDE3.

    O Gnome também não é perfeito, mas tem mais consistência, na minha opinião.

    Agora eu gosto muito mais do Koffice que do OpenOffice.

    Marcos Alexandre,
    o linux não armazena a data de criação do arquivo.

    Isaac (usuário não registrado) em 13/03/2008 às 6:41 pm

    Uso aqui tanto o KDE quanto o Gnome.
    Uso também o XFCE.
    Não acho nem uma, nem outra ruim.

    O GNOME no Ubuntu é muito bom.

    O GNOME sem a personalização do Ubuntu é terrivelmente inferior ao KDE.

    O GNOME é segunda opção na maioria das distros mainstream, então o sucesso do GNOME está sim ligado ao sucesso do Ubuntu que tem uma personalização bem acabada, ainda que reclamem do marrom-cocô (que na realidade é apenas o papel de parede, o tema mesmo é laranja).

    Claro que essa é minha opnião pessoal. E eu uso Ubuntu e já usei muito tempo o KDE, e na próxima semana vou instalar o LinuxMint KDE apenas para me conectar um pouco ao KDE.

    A proposito o Linux armazena sim a data de criação do arquivo, é que ela é chamada de data de modificação, uma vez que o arquivo foi criado e depois é salvo por cima várias vezes. Além disso, tem a data de ultimo acesso.

    Leonardo Fontenelle (usuário não registrado) em 15/03/2008 às 12:48 pm

    Deixando de lado discussões “GNOME versus KDE”, eu gostaria de destacar o papel fundamental de Jonh Wendell no GNOME 2.22. Ele foi o principal revisor das traduções para o português do Brasil (eu também ajudei, mas ele trabalhou mais), e ainda é o autor do Vinagre, um dos novos módulos do GNOME, que possibilita acesso de dentro do Linux a máquinas Windows legadas, usando VNC.

    Como ele disse nesta notícia e também em seu blog, essa versão é dedicada a Raphael Higino. Raphael foi um dos principais tradutores brasileiros, e graças a seu trabalho temos hoje uma equipe repleta, motivada e de qualidade.

Este post é antigo (2008-03-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.