Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançado o Gentoo Linux 2008.0

“O Gentoo Linux 2008.0 foi lançado, e o seu codinome oficial (“It’s got what plants crave”) indica que ele tem o que os vegetais desejam. Além disso, a versão traz uma versão atualizada do seu instalador , melhor suporte a hardware do que na versão anterior e a adoção do Xfce ao invés do GNOME no live CD.”

Enviado por Helge Panzer Kampfwagen – referência (lwn.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-07-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    self_liar (usuário não registrado) em 7/07/2008 às 4:07 pm

    É uma distro legal e divertida,mas tem a maior taxa de desistencia entre as distros GNU/Linux.

    Ela nos cansa e ainda mais com seus bugs ,onde bem no meio da madrugada vc tem que recomecar a compilação.

    Felipe (usuário não registrado) em 7/07/2008 às 4:18 pm

    Maior taxa de desistência? De acordo com…?

    Bugs no meio da compilação? Uso Gentoo no meu laptop e nunca tive tal tipo de bug, além do que também não preciso ficar deixando compilar de madruga — uso o computador normalmente enquanto compila.

    Talvez tenha tido uma experiência ruim com o Gentoo, mas não a projete nas outras pessoas. ;)

    Gentoo, tá ai uma distro que pretendo “degustar”. Alguem poderia me informar seu modo todo compilado fica rápido mesmo?

    self_liar (usuário não registrado) em 7/07/2008 às 4:24 pm

    Muitos que eu conheço já desistiram .

    E dá muitos erros sim do estilo “emake|die”.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 7/07/2008 às 5:04 pm

    Parei de usar o slack pra usar o gentoo pq na época o slack não dava suporte a 64 bits.
    O gentoo é bem simplista e prático. É claro que não apresenta tantas facilidades quando o Ubuntu.
    Eu diria que o gentoo é uma distro pra quem tem uma boa experiência com linux. Considero ele mais prático que o slack por causa do seu ótimo sistema de gerenciamento de pacotes.
    Quanto a compilação, os problemas são raros. Se não quiser compilar, usa os pacotes binários que o gentoo também provê.
    Outra coisa, a documentação do gentoo é fantástica. E o time de desenvolvimento dele nunca para, sempre existem novas atualizações.

    marco (usuário não registrado) em 7/07/2008 às 5:07 pm

    Infelizmente é uma distro que não mais muita coisa a oferecer, ela tem sim, uma estabibilidade excelente, mas me parece que ela não evoluiu como as outras distros.

    marco (usuário não registrado) em 7/07/2008 às 5:09 pm

    Infelizmente é uma distro que não tem mais muita coisa a oferecer, ela tem sim, uma estabibilidade excelente, mas me parece que ela não evoluiu como as outras distros.

    Erro de compilação na árvore stable é bem raro, mas existe. Em geral basta aguardar de 24 a 48 horas e executar o comando de novo que com certeza já aparece o pacote corrigindo o problema. Na árvore unstable (~amd64, por exemplo) não há garantias de uma coisa não detonar a outra, por isto é instável (ou testing).

    Em 99% dos casos, simples modificações costumam resolver bem rápido os problemas. Em casos raros você tem que esperar o desenvolvedor/mantenedor resolver o problema. De qualquer maneira, a resposta do time da Gentoo é sempre bem rápida.

    Eu às vezes uso outras distros nas minhas instalações, mas só quando o que vai ser usado é “feijão com arroz”. Precisou sair um milímetro do padrão da distro, SEMPRE o Gentoo se sai melhor.

    Geralmente quem desiste do Gentoo é porque não conhece Linux direito ou quer tudo pré-configurado e rodando na hora. Quem quer controle do que acontece na sua máquina, ama o Gentoo.

    Flávio
    Usuário de Gentoo há MUITO tempo.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 7/07/2008 às 5:46 pm

    Também conheço muita gente que experimento o Gentoo e desistiu. Mas todos são como o colega de cima citou: pessoas que não tem muito conhecimento técnico e quis se aventurar por essa distro.
    Para usuários leigos usar gentoo de cara é arriscado. Melhor começar com Ubuntu, Mandriva e outras distros pra se “desvirginar” antes de entrar com uma distro dessas.

    Fabio FZero (usuário não registrado) em 7/07/2008 às 6:03 pm

    “It’s got what plants crave” é uma citação do filme Idiocracy, mais especificamente do anúncio do Brawndo, que é tipo um Gatorade que… é melhor ver o filme.

    http://www.imdb.com/title/tt0387808/quotes
    http://youtube.com/watch?v=Tbxq0IDqD04
    http://www.brawndo.com (Sim, virou um produto de verdade.)

    os calabresas (usuário não registrado) em 7/07/2008 às 6:20 pm

    O Gentoo é fantástico! Não consigo me imaginar utilizando outra distro. Pra mim, sair do Gentoo é o mesmo que trocar Linux por Windows. Tenho o controle total da minha máquina e de tudo que é executado nela. Quem usa uma distro fácil de instalar e utilizar, perde a chance de compilar e customizar o kernel várias vezes, entender o que cada kernel tem de interessante e ler sobre os novos recursos adicionados e o melhor, escolher o que deve compor a base do seu sistema. Fora que o portage é o gerenciador mais fantástico, completo e perfeito que já tive oportunidade de usar.
    Claro, nunca usaria o Gentoo em um servidor de produção apenas pelo fato de não existir uma entidade em que se possa multar baseado em contratos.

    Uma das distribuições que tenho maior respeito. Sempre leio o wiki deles, para mim o melhor. Também uso muito os builds para compilar pacotes sempre quando não acho slackbuilds já prontos.

    Depois do Slackware e Slax, é a distribuição que acompanho e consigo mais ajuda.

    GoblinX, um livecd brasileiro com base Slackware

    Sezaru (usuário não registrado) em 7/07/2008 às 8:26 pm

    marco, podes me explicar o qu você quer dizer com “não evoluiu como as outras distros”? Porque e não consigo entender da onde se tirou isso… tudo (e muito mais) que as outras distros tem o gentoo tem, é só instalar…. Se for fazer uma crítica por favor explique melhor sobre o que você esta falando…

    Sobre o Gentoo eu só posso dizer que foi simplesmente a melhor distro que já usei em todos meu anos de linux-user, a mais costumizavel, a mais simples, a mais facil (entenda facil como a facilidade de resolver os problemas, a facilidade de manter a distro, etc), a mais estavel e instavel (isso porque o gentoo te dá escolhas, se tu querer uma distro estavel você faz uma extremamente estavel, agora, se tu quer uma distro instavel vcê também consegue criar uma facilmente) e de longe a mais rápida… Quem desiste do gentoo é por 2 simples motivos:
    1 – A pessoa não tem conhecimento suficiente em linux para instalar o gentoo
    2 – A pessoa é impaciente

    marco (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 12:33 am

    Sezaru, talvez não tenha me expressado bem, logicamente que o que as outras distros tem, o gentoo tbm tem, há muito tempo dei uma olhada nele, mas depois que passei a usar o fedora, parei de experimentar outras distros, mas sempre vejo notícias sobre o desenvolvimento do ubuntu, suse, mandriva, slack, na maioria das vezes a evidência está sobre essas distros e o desenvolvimento do gentoo andava meio conturbado, talvez tenha interpretado mal o futuro dessa distro.

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 9:02 am

    Eu instalei o Gentoo em uma máquina virtual mais por curiosidade já que prefiro Debian.

    Mas, pelo que tinha visto, é bem estável. Mas leva um tempão para compilar e instalar/atualizar tudo.

    Mas é bom aprender coisas novas para ampliar os horizontes ;)

    Talvez o Gentoo seja a distro que mais se beneficie com evolução do hardware.

    Compilar e instalar qualquer pacote dele num Core 2 Duo é extremamente rápido. Daqui a alguns anos o gargalo vai ficar exclusivamente na taxa de download da conexão do usuário, vai demorar mais p/ baixar os fontes que para compilá-los.

    Talvez uma nova distro nasça disso.

    Luís (usuário não registrado) em 13/07/2008 às 10:57 pm

    Uso Gentoo desde de 2004 e estou muito satisfeito com esse sistema. Antes dele testei diversas distros, e todas exigiam que vc instalasse tudo, ou quase tudo, na atualização da versão da distro. Com o Gentoo nunca mais tive essa dor de cabeça, além de estar sempre atualizado. É sem dúvida uma distro pra quem sabe o que é Linux e quer aprender gerenciar um sistema legal. Já instalei ele em notebooks, desktops e clusters e tudo correu muito bem.

Este post é antigo (2008-07-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.