Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  notebook  

Lançado o BrOffice 3.0

“Saiu hoje o BROffice 3.0, junto com o lançamento oficial do OpenOffice internacional. Clique aqui para escolher seu download.”

Enviado por Job Diógenes (jobdrbΘgmail·com) - referência (broffice.org).

- Indique este artigo para um amigo!
Notícias em destaque:
Notícias em discussão:

43 Comentários para “Lançado o BrOffice 3.0”

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

  1. Julio Formiga (usuário não registrado) em 14/10/2008 às 9:21 am

    Alguém conseguiu colocar a inicialização rápida (quickstart) para funcionar no broffice3?

  2. zer0c00l (usuário não registrado) em 14/10/2008 às 9:24 am

    Ainda não! Estão esperando o OOOOO.OOO iniciar!

  3. Estou usando desde ontem. Esta parecendo bem rápido e estável em relação a versão estável anterior. A interface mudou pouca coisa. Mas o recurso de importar pdf funcionou direitinho.

  4. Alex (usuário não registrado) em 14/10/2008 às 9:25 am

    O chato é que não há corretor ortográfico ainda. Na versão 3, o corretor ortográfico é um plugin e ainda não há o tal plugin para a nossa língua. :-(

  5. Pierre (usuário não registrado) em 14/10/2008 às 9:36 am

    Importar PDF? Ele importar um PDF e transforma em texto? Ou viajei?
    Vou baixar para ver.

  6. Pierre (usuário não registrado) em 14/10/2008 às 9:37 am

    Importar PDF? Ele *** importa *** um PDF e posso edita-lo? Ou viajei?
    Vou baixar para ver.

  7. Pierre ele importa pdf, mas não no mesmo formato do editor de texto, é mais como em um programa de desenho. Pois cada linha fica como dentro de um quadrado, já que a informação de formatação não vem com ele. Ou seja, da um pouco mais de trabalho que se ele tornasse no mesmo formato de um editor de texto, com parágrafos, etc. Mas é possível editar o texto, alterar imagens, etc. O recurso não vem por padrão é preciso instalar uma extensão: http://extensions.services.openoffice.org/project/pdfimport
    O site esta meio lento… mas com paciência você consegue fazer o download :)
    PDF protegido por senha ou criptografado ele não importa .

  8. Sobre o corretor Ortográfico, eu não estou com problema nenhum, tente pegar o BrOffice no lugar do OpenOffice nesse site:

    ftp://ftp.unicamp.br/pub/broffice/stable/3.0.0/

    P.S.: vi que os langpacks pt-BR do OOo também estão nesse site (confira os md5sum dos arquivos que baixar)

  9. Pierre (usuário não registrado) em 14/10/2008 às 10:36 am

    Anakin,

    Obrigado pela dica!! Acabei de atualizar o OpenOffice aqui no meu computador.
    Não sei se foi impressão minha, mas acho que ficou mais rápido nesta versão para abrir. Os outros recursos agora vou explorar.

  10. [...] Download do BrOffice 3.0 já está disponível Escrito por kris on 14 de outubro de 2008 – 12:04 - Os brasileiros são bons e rápidos! Já lançaram a versão BrOffice 3.0 todinha em português . O BrOffice é a versão brasileira do OpenOffice, alternativa livre do MS Office. Quem quiser baixar e saber mais, visite o Br-Linux [...]

  11. Dm7 (usuário não registrado) em 14/10/2008 às 12:14 pm

    Bulshico,
    Seja mais específico.

  12. Joao (usuário não registrado) em 14/10/2008 às 12:34 pm

    Qual devo baixar o de 122M ou o de 136M ? Qual a diferença?

  13. Joao (usuário não registrado) em 14/10/2008 às 12:36 pm

    Qual devo baixar para windows, o de 122M ou o de 136M ? Qual a diferença?

  14. Rafael (usuário não registrado) em 14/10/2008 às 1:06 pm

    Tilt, qual o valor que vc pagou pela licença do Office?
    Recomendo salvar como docx, que é um formato aberto da Microsoft.

  15. Pois é. O OO precisa de uma cirurgia de estética. Mas pelo menos vem evoluindo em recursos.

  16. Marcelo Vilar (usuário não registrado) em 14/10/2008 às 1:08 pm

    Certamente um Pirateixom né Tilt!

  17. anonimo (usuário não registrado) em 14/10/2008 às 1:42 pm

    “mais de 2000 computadores… E sim, paga-se a licença, o que sai mais barato do que a dor de cabeça que se tinha quando era usado o Br-Office”
    Vamos ver: 2000 * R$ 250 = R$ 500.000
    Vai comprar aspirina troll Tilt, bem mais barato.

  18. Tilt,
    Existem casos e casos, aqui na empresa aonde trabalho, usamos broffice a mais de dois anos sem problemas. E claro que ninguém é usuário avançado. Só precisamos de editor de texto e de planilhas. Em casa também uso broffice , faço minhas apresentações para faculdade e tudo vai muito bem. Acho que todos concordamos que a interface é meio defasada(feia mesmo)… mas me atende. Agora dizer que algum produto é infinitamente superior a outro é meio apelação. O MS office não importa e exporta pdf por exemplo, nisto já temos uma diferença que tira o infinitamente. Tanto o infinitamente é apelação, que até o bloco de notas pode ter vantagem em relação a outros produtos, ele é muito leve.

  19. >. (usuário não registrado) em 14/10/2008 às 2:51 pm

    Aqui a Pagina do BrOffice nem abre pra fazer o download….alguem sabe se tem em Torrent?

  20. Tilt, vc pode não ter o problema agora, mas e quando deixar sua escola vc vai usar o quê? E quando sair de casa, sua mãe vai usar o que? E no futuro, seus filhos? E seus parentes? Tá entendendo a extensão da coisa?

    Não estou dizendo que não há problemas, mas as pessoas não gostam de mudanças (o Windows Vista que o diga), é natural, e isso talvez seja a maior fonte de resistência, de má vontade se “acha” mais defeitos do que existem realmente.

    Tenho um colega que instalou o MS Office 2007 e disse para mim que vai voltar para a versão anterior, pois não conseguia fazer as coisas, pois estava tudo diferente. Para vc ver como são as coisas.

  21. Tilt, concordo que é ruim o argumento do “Ah, é? E é original?”. Afinal, o fato de alguém utilizar um software proprietário não implica que este seja pirata, pois muitos têm coragem como investir dinheiro em tais soluções, já que a a escolha por um software livre deva ser feita - em minha opinião - não pelo preço, mas pela qualidade.
    Aqui onde estudo os alunos podem utilizar uma cópia do Windows XP e outra do Vista cedida pela Microsoft. Isto é comum principalmente em instituições públicas (onde o Linux está ganhando muito espaço :-)). Ah, mas mesmo assim não me aproveito das “vantagens que a Microsoft oferece aos estudantes”, não tenho vontade de usar o Windows.. hauah

    Mas, como já dito, está “infinitamente” é perigoso. Como sempre, a Microsoft faz seus produtos que funcionam muito bem, mas somente com soluções da própria empresa. Por exemplo, o Windows Media player por padrão só toca wma e wmv, o Office só aceita tipos de arquivos da empresa, enquanto que o OpenOffice, o Koffice, o Abiword, o Gnumeric, os players de mídia do Linux… suportam vários tipos de arquivos. O OpenOffice tem uma interface menos “Uau!” que o Office, é verdade. Não tem uma coleção de cliparts tão grande que o do primeiro, é verdade, mas tem suporte à formatos desde docs, docx, WordPerfect, exporta para PDF, dentre outros que o Office não tem numa nstalação padrão.

    O OpenOffice é melhor que o Office? Receio em concordar que não, mas tem o que que eu preciso numa suíte de escritório, já que não trabalho com planilhas avançadas ou apresentações cheias de efeitos.

    E sim, esperava mais do OpenOffice 3, como disse na outra notícia. E, assim como você, invisto minhas esperanças “de um mundo melhor onde…” no Koffice 2.

  22. >. (usuário não registrado) em 14/10/2008 às 3:50 pm
  23. Kevin-Moc (usuário não registrado) em 14/10/2008 às 3:58 pm

    anakinpendragon,

    Você esqueceu de falar que o Bloco de Notas está entre os mais leves de todos, salva em formato de arquivo textos mais compativel que existe e tem os arquivos que ocupam o menor espaço em disco entre os editores.

    Isso me lembra o texto do garoto que descobriu um produto revolucionaro, melhor que computador, que não precisa de monitor, de energia e nem te impressora e o texto digitado sai diretamente no papel. Brincadeiras a parte o Ms Office não vale o que custa e outra coisa Tilt, se vc já conhece as 3 versões de Office citadas, a licença é para você que é aluno, diga a sua mãe o preço e veja o que ela acha e outra como você é um conhecedor as 3 versões e imagino que também de Tecnologias, a possibilidade de alteração no codigo fonte tem algum sentido para você?

  24. Fabricio (usuário não registrado) em 14/10/2008 às 4:07 pm

    Tilt, e por acaso eu quero saber a sua opinião… se gosta tanto do Microsoft Office 2007 ou 2003 me explica uma coisinha… na sua megaempresa de 3mil computadores… tiveram problemas com o Horario de Verão, na versão Outlook 2007/2003… e os contatos atualizaram de boa… é realmente o sistema é infinitamente melhor…

    Abraço… e desculpa pela surra de argumento…

    rsrss

  25. José Geraldo (usuário não registrado) em 14/10/2008 às 4:16 pm

    Pirata sim. O fato de a faculdade te proporcionar uma licença de uso, não lhe dá o direito de instalar com essa licença no computador de sua mãe.

    Pode aguardar em sua casa a visita dos fiscais. Crime confesso.

  26. Bullshico (usuário não registrado) em 14/10/2008 às 4:17 pm

    Dm7, falo no geral. Sempre achei a interface do OO.Org muito ruim, com uma usabilidade muito baixa… É difícil de você encontrar as coisas, difícil deduzir como os recursos funcionam… Eles tentaram melhorar isso nessa versão?

    Não que as alternativas sejam muito melhores… Mas é que o OO.org realmente irrita… :)

  27. “Vamos ver: 2000 * R$ 250 = R$ 500.000″

    Errado, em grandes quantidades, ele sai por bem menos, podendo chegar a 50 reais por licença. Daria 100 mil, um valor razoável pra uma empresa que tem 2 mil computadores. Treinar os usuários em uma nova ferramenta e aumentar a equipe de suporte pode sair muito mais caro que isso.

    Mas felizmente o OO está melhorando gradualmente, a tendência é a diferença dele pro MS Office ir só diminuindo.

  28. Tilt (usuário não registrado) em 14/10/2008 às 5:26 pm

    Caro Jose Geraldo

    “Pirata sim. O fato de a faculdade te proporcionar uma licença de uso, não lhe dá o direito de instalar com essa licença no computador de sua mãe.”

    Em algum momento disse que era no computador da minha mãe?

    Mesmo que seja o computador dela… É só UMA cópia, e, ao assinar, me comprometo a instalar em UM computador.

  29. Tércio Martins (usuário não registrado) em 14/10/2008 às 5:52 pm

    O que eu não gosto da interface do Office 2007 é que lembra às vezes um trabalho de pedreiro: a interface principal toda reformada, algmas janelas de opções com botões dourados, mas, quando você precisa editar alguma configuração da página, lá vem a velha, modorrenta e ilógica caixa-de-dialogo que nos acompanha desde o Office 97. Isso me irrita muito!

    Penso às vezes que a equipe do OpenOffice.org age igual a do Gnome: “Mudar a interface pra quê? Tá bom do jeito que tá!” Nada contra, mas eu prefiro uma nova.

  30. Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 14/10/2008 às 6:19 pm

    Quem usa debian e quer instalar via apt é só habilitar o repositório experimental, tanto openoffice quanto “broffice” estão lá.

    A primeira impressão que tive foi que ele esetá BEM mais rápido, no PC do trabalho aqui (lenny/sid/experimental) com 2 GB de Ram, abre quase instantaneamente :)

  31. José Geraldo (usuário não registrado) em 14/10/2008 às 7:45 pm

    “Em algum momento disse que era no computador da minha mãe?”

    Tinha dito. Agora já apagou… rrs

    “Mesmo que seja o computador dela… É só UMA cópia, e, ao assinar, me comprometo a instalar em UM computador.”

    For your personal use only.

  32. Cadu (usuário não registrado) em 14/10/2008 às 9:04 pm

    Eu até entendo a Estácio de Sá… todos os laboratórios rodam windows e sistemas proprietários, eles não ensinam software livre, linux ou unix decentemente (até onde eu sei, ensinam muito pouca coisa decentemente), e não incentivam o uso de Linux ou softwares livres. E pra terminar, não devem incentivar os alunos a usarem LaTeX nos trabalhos (os professores talvez nem saibam o que é isso), então o jeito é dar uma licensa do Office mesmo, porque os alunos alienados iriam reclamar se eles sugerissem o OpenOffice.org.

  33. João Paulo Mafra (usuário não registrado) em 14/10/2008 às 9:24 pm

    O MS Office infinitamente superior do que o Open Office? Isso é alguma piada? Eu uso apenas o Open Office e me sinto muito feliz com ele. Sou desenvolvedor Java, e adivinhem, o Open Office me permite programar macros em Java. Aliás, em java, python, groovy (groovy.codehaus.org/) e, é claro, basic. Ao dizer “infinatamente superior” deveria-se levar em conta vários aspectos, como custo/benefício (onde o Open Office ganha disparado), facilidade de uso, padrões abertos, e outros. Em todos esses quesitos, o Open Office vai muito bem. E desde quando uma licença do ms office sai por R$50? Quantidade? Tsc, tsc, não é isso o que aconteceu com a receita federal. Eles tentaram comprar 44087 licensas do m$ office, à “bagatela” de R$927,71 cada. Barato né? Ainda bem que conseguiram impedir a receita. Que vergonha…

  34. foobob (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 12:07 am

    Mafra:
    “O MS Office infinitamente superior do que o Open Office? Isso é alguma piada? Eu uso apenas o Open Office e me sinto muito feliz com ele. Sou desenvolvedor Java, e adivinhem, o Open Office me permite programar macros em Java.”

    Isso sim é uma piada. ;)

    Mais seriamente: programar macros de Office em qualquer linguagem é a mesma coisa, pois tudo o que você vai fazer é inúmeras chamadas a uma extensa API de automação. Você não vai usar recursos específicos das linguagens, como list comprehensions de python ou generics de java, então é realmente irrelevante…

    É claro, ainda aposto que mesmo sem especificidades, programar em python ainda é bem mais prazeroso e menos verboso do que em java. Programar macros em java é como selar cartas com uma marreta. A mesma que programadores java nunca desgrudam… :)

  35. Vitor (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 7:59 am

    Sinceramente,
    Acho que nem vale a pena entrar no mérito do que é melhor ou pior. Creio que são duas realidades de desenvolvimento diferentes e, obviamente, terão suas diferenças. Com certeza, aquilo que já é mais utilizado e mais conhecido tem uma preferência maior de público. Por isso, acho que essa discussão não leva lugar algum, já tive que ouvir de um orientador(Educador Ambiental que estuda e trabalha contra alienação) que não usa OO por que ninguém mais usa.
    Particularmente, uso somente OO ou BrO.

    Voltando as questões dos primeiros comentários.
    Uso Arch-Linux, e assim que atualizei o OpenOffice o corretor ortográfico não funcionou. Dei uma googlada e encontrei o blog do Leandro Pincini que explicou como resolver o problema.

    É bem simples, apenas ir em FERRAMENTAS > Gerenciador de Extensão; clicar em adicionar e procurar pelo arquivo /opt/openoffice/share/extension/install/dict-pt.oxt
    Feito isso, o verificador ortográfico funcionou perfeitamente.

  36. Marco Antonio Rodrigues (usuário não registrado) em 20/10/2008 às 8:48 am

    Bem, acredito que a grande revolução do OpenOffice 3 é o sistema de gerenciamento de extensões ao estilo do Firefox. Este recurso vai permitir a adição de novas funcionalidades adequando o sistema para usos gerais e específicos.
    O próprio corretor gramatical para a língua brasileira, o CoGrOO (http://cogroo.sourceforge.net/download/current.html), já está disponível nesta nova arquitetura, o que permitiu a integração total ao OpenOffice.

  37. É triste quando vejo o pessoal malhando uma pessoa só porque defendeu o MS Office. É esse tipo de pensamento que cria todos os estigmas que hoje o Linux sofre, como ser um sistema operacional de fanáticos e nerds.

    Gostando ou não, tem coisas que são fatos:
    - o MS Office ainda tem muito mais recursos que o OO.
    - Alterar o código fonte para a grande maioria dos usuários, não é fator a se considerar
    - o OO ainda dá muitos crashes em funções avançadas. E pra abrir arquivos grandes feitos no MS Office pode acontecer de travar ou corromper. Antes que alguém diga “é mentira porque nunca aconteceu comigo” tem muitos bugs abertos a respeito disso e quando o usuário se depara com isso você vai fazer o que? Criticar a faculdade dele?
    - muita gente julga a ferramenta pela aparência e o MS Office tem um visual melhor. Preconceito ou não, até agora não foi feito nada a respeito, nem de mudanças, nem de conscientização
    - filtros para Word Perfect, Abiword e uma penca de outras ferramentas só é vantagem pra quem trabalha com alguém que use esses formatos.
    - uma coisa que nunca imaginei acontecer no Brasil, muitos usuários domésticos estão comprando o MS Office original por 250 reais. Parece que a MS encontrou um preço que convença os usuários daqui a quardar. Fora as licenças de upgrade que ainda são mais baratas e o licenciamento em grandes volumes.

    Particularmente, acredito que esconder as deficiências pra debaixo do tapete não é a melhor solução. E basear os argumentos somente no preço também deixou de ser. Felizmente a opinião dos usuários não é a mesma dos desenvolvedores do OO e nem da Sun.

  38. marcosalex, concordo em vários pontos. O Office ainda tem uma interface mais bonita que o OO, mesmo quando falamos em office 2003.
    A variedade de suporte de tipos de arquivos para mim é interessante, mesmo que tenhamos somente um formato padrão.
    O OpenOffice abre arquivos do Word (tá, até certo ponto abre sim), enquanto que o Word não abre arquivos do OpenOffice. Assim, se alguém que usa o Word me manda um “ponto doqui”, eu o edito normalmente. Mas se mando para ela um “ponto ó-dê-tê” e ela não consegue ler, logo culpa o programa que uso de ser tão ruim a ponto de não conseguiur gerar um simples documento de texto!
    O OpenOffice, se comparado ao Office 2003, é sim mais pesado. Em parte por utilizar java (embora seja possível desabilitar isto), que é pesado, mas aumenta muito seus recursos, mas são recursos que poucos usam. O OpenOffice não tem aquele monte de frescuras que o Office tem? Não tem. Ele não vem com uma coleção enorme de cliparts, mas muitas vezes nem precisamos disto. Para quem quiser, há para os usuários do ubuntu e debian um pacote chamado openclipart-openoffice.org, que já integra a imensa coleção de cliparts disponível no site openclipart.org ao office.
    Problema: No MS Office os cliparts são imagens vetoriais até onde eu sei, num formato interno da Microsoft, enquanto que o openclipart utiliza formatos livres e padronizados PNG e SVG, embora o OpenOffice não suporte SVG, que é, em minha opinião, uma imensa falha, pois é algo realmente interessante. Esperava tal recurso no OpenOffice 3, mas infelizmente…

    Preço? Preço não é o problema para quem não liga para “estas coisas da infotmática que a gente compra num camelô ou numa banca de revistas”. Hoje eu ainda não sou um desenvolvedor, embora acompanhe vários projetos de softwares livres. Mas espero realmente me envolver como desenvolvedor de algum projeto (idéias, são tantas que me atrapalham), mas estou há algum tempo (coisa de anos?) me convencendo a participar ativamente no desenvolvimento de algum software livre de meu interesse, e a questão da ética para mim às vezes vale mais do que a questão do preço ou mesmo da qualidade atual de um programa, e quase sempre prefiro um software livre a um proprietário, mesmo que o segundo seja melhor, pois sei que o livre tem uma chance maior de se tornar melhor. Como exemplo cito o amarok, que uso há anos, e desde então tenho recomendado à todos que o utilizem, e o mesmo vem tendo uma enorme evolução.