Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


LAMP: Instalar Apache, PHP, MySQL e PostgreSQL no Ubuntu 8.10

“A instalação e configurações do Apache, PHP, MySQL phpMyAdmin e PostgreSQL no Ubuntu 8.10 com bons detalhes como a criação de um host virtual.

Até recentemente eu utilizava o Xampp para instalar o ambiente de programação para PHP, mas descobri que o Ubuntu facilita essa tarefa ainda mais sem contar que com vantagens. Uma das grandes vantagens é ter todas as ferramentas no path e por cima uma maior preocupação com a segurança.”

Enviado por Ribamar FS (ribafsΘgmail·com) – referência (ribafs.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 11/11/2008 às 4:20 pm

    Assim, com todo respeito, porém, é necessária a criação de MAIS UM tutorial de criação de LAMP com apt-get? -_-’

    Necessário ou não, creio que você ainda verá muitos. Talvez seja o caso de perguntar se ainda é necessário questionar a atitude de divulgar documentação que novos usuários escrevem a cada dia sobre realização de procedimentos simples e já documentados anteriormente.

    De minha parte, são muito bem-vindos.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 11/11/2008 às 4:47 pm

    Que sejam bem vindos, sim, sem dúvida alguma. Mas, googleando a string “LAMP no Ubuntu” devolve aproximadamente 1.670.000 resultados, custando ao Google 0,18 segundos de processamento em seus clusters… Não vejo utilidade nem necessidade para mais um tutorial como este, mas claro, é a minha opinião.

    Eles continuarão sendo publicados aqui, naturalmente. Fique desde já registrado que eles são bem-vindos no site, assim podes poupar a mesma pergunta em uma próxima oportunidade!

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 11/11/2008 às 5:26 pm

    LAMP não seria PHP+Apache+Mysql no Linux? Ou o projeto já acrescentou o Postgresql, além do mais para que ter dois banco de dados no mesmo projeto?

    cardoso (usuário não registrado) em 11/11/2008 às 5:51 pm

    Eu tinha uma máquina virtual linux rodando LAMP, mas depois que descobri as maravilhas do XAMPP e do XAMPP Lite, matei-a sem dó nem piedade. Pelos deuses, ter que ficar dando SUDOs, app-gets, etc?

    XAMPP rodando tudo e mais alguma coisa, inclusive versão mobile, direto do pendrive. Sem precisar de uma janelinha de console.

    Meu tempo é mais valioso que isso. Click, click, click, pronto. Tudo funcionando.

    Covarde, LAMP não é um projeto, é só um acrônimo pra uma plataforma comum. Originalmente, e de modo geral, indica Linux + Apache + MySQL + PHP sim, mas também é comum o P indicar PHP/Perl/Python, ou “Programming Language”.

    Às vezes o P também é usado para indicar o PostgreSQL, e aí o M vira mod_perl ou mod_python.

    Em resumo: não é formalmente definido, nem rigidamente interpretado.

    Linux (usuário não registrado) em 11/11/2008 às 7:11 pm

    sudo tasksel lamp-server

    só fazer isso que o LAMP ja está instalado ;D

    Linux (usuário não registrado) em 11/11/2008 às 7:11 pm

    sudo tasksel install lamp-server

    só fazer isso que o LAMP ja está instalado ;D

    André Caldas (usuário não registrado) em 11/11/2008 às 7:22 pm

    Alterar Senha do postgres
    sudo passwd postgres
    su – postgres
    psql
    alter role postgres password ‘postgres’;

    Tem um bom motivo pra colocar uma senha para o usuário “postgres”? Não vejo vantagem nenhuma… acho que existem maneiras melhores de se fazer as coisas.

    Depois, adicionei o vhost.conf no apache2.conf assim:
    sudo gedit /etc/apache2/apache2.conf

    Mecher no “apache2.conf” é pedir pra ter dor-de-cabeça. Use sempre o diretório “conf.d”. Lembre-se também de usar os diretórios “mods-available/mods-enabled” e “sites-available/sites-enabled”.

    André Caldas.

    André Caldas (usuário não registrado) em 11/11/2008 às 7:25 pm

    Nossa! “mecher” foi feio…

    José Antônio (usuário não registrado) em 11/11/2008 às 10:18 pm

    Mais um tutorial que não fala nada. Dizer, faz isso, faz aquilo, como nosso amigo Linux disse: “sudo tasksel install lamp-server” resolve o problema.

    Acho que se quer gastar tempo fazendo um tutorial, faça um que explique o motivo de se mexer aqui ou ali. Qual as vantagens, desvantagens ou consequências. Pq no fim, configurar um servidor qualquer é muito mais do que simplesmente instalar um conjunto de pacotes. Envolve configurá-los, e aí sim.. o bicho pega

    cardoso (usuário não registrado) em 12/11/2008 às 1:46 am

    Eu adoraria que ao invés de MAIS um tutorial de instalação fizessem um configurador gráfico pro Apache. Se há algo que tenho saudades do IIS é poder ter uma visão geral de tudo que o servidor tinha sem ficar lendo arquivo .conf.

Este post é antigo (2008-11-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.