Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


KDE Foundation planeja novo sistema operacional livre

“Com o sucesso do KDE 4, a K-Foundation aproveita para implementar novos softwares da família K. “Já temos o KOffice, o Konqueror, falta um Sistema operacional onde rodar isso tudo.”, comenta Erik Konold, presidente da fundação. Este ano, boa parte do investimento obtido na parceria com Google através do Summer of Code se direciona à criação de novos softwares. Dentre eles, temos o KServer, que deverá substituir o Xorg; o KDE Print Server, que implementará suporte IPP, substituindo o CUPS; o servidor web Keighty; e um novo kernel de Unix, que se chamará kkernel.

“O nosso objetivo é que um dia possamos utilizar um computador apenas com programas do projeto KDE”, Martin Eng comenta sobre o KIOSU – KIOSU Is an Open Source UNIX. “Vamos fazer um novo Sistema Operacional para rodarmos nele o KDE. Será um sistema totalmente feito em C++ e Qt, e seguirá a especificação POSIX à risca.”

Questionado sobre a possível redundância de esforços, Martin Eng é categórico: “Essa briga de chamar de Linux, GNU Linux ou GNU-barra-Linux nos cansou, e nem fala da importância do KDE. Com o KIOSU, acaba a discussão com um Sistema Operacional feito inteiramente por nós.”

Martin Eng prevê no futuro suporte para o KDE apenas no KIOSU, mas não descarta a possibilidade de disporem pacotes virtualizados que carreguem todo o ambiente pronto para rodar em Windows, Linux ou MacOS.

A previsão é de que o KIOSU já possa ser utilizado a partir de Abril de 2010.”

Enviado por Cárlisson Galdino (bardoΘcyaneus·net) – referência (arcano.castelodotempo.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Hugo (usuário não registrado) em 1/04/2008 às 11:29 am

    Mais ou menos…. Foi engraçadinha, mas não vai dar pra enganar os amigos. Mas sempre é legal ver brincadeiras de 1° de abriu.

    Rafael Goulart (usuário não registrado) em 1/04/2008 às 11:34 am

    E o pior é que o povo nem olha que a categoria da notícia é “Primeiro de Abril”…
    Mas esta foi divertida…

    Slave (usuário não registrado) em 1/04/2008 às 11:42 am

    Porcaria como eu odeio 1 de abril!!!! Eu ja ia esculachar aqui no comments …hahaha

    Vando (usuário não registrado) em 1/04/2008 às 11:47 am

    uhauhauahuhuauah, ja tem link pra download??

    hope (usuário não registrado) em 1/04/2008 às 11:53 am

    Infelismente é piada. Porque é a ideia mais iluminada que eu já vi nesse site.

    Paciencia… que continuem com esse remendão que é o linux.

    Dr.Spock (usuário não registrado) em 1/04/2008 às 12:07 pm

    Antes de tudo, eu sei que é 1º de Abril, antes que me interpretem mal. Também não sou um Troll e sou fã do KDE.

    Já pensei em algo parecido com isto na notícia, mas baseado no Linux mesmo. Eu ainda não vi UMA distribuição que o KDE rode 100%. Não sei se é culpa do KDE ou da distribuição. Tomemos o Suse por exemplo, mesmo sendo voltado ao KDE vive dando crash nas aplicações (Konqueror e Gwenview, principalmente), o módulo de WiFi no Kcontrol não aparece para o usuário root, e para o usuário normal, após digitar a senha, simplesmente fica carregando e não abre a tela. No Kubuntu eu tinha problemas similares, porém de vez em quando.nseguir coexistir nas demais distros seria ideal.

    As vezes a integração total da interface com o SO beneficia muito mais os usuários finais. Dá a nítida impressão que o KDE não consegue dar conta das diferenças entre as distribuições. Se houvesse um jeito do KDE fazer sua própria distribuição e ainda poder rodar em outras distribuições seria o ideal.

    Dr.Spock (usuário não registrado) em 1/04/2008 às 12:10 pm

    “No Kubuntu eu tinha problemas similares, porém de vez em quando.nseguir coexistir nas demais distros seria ideal.”

    Mal galera por esta frase zuada. “O certo é: No Kubuntu eu tinha problemas similares, porém de vez em quando e em outros componentes.” Acabei não vendo isto. Estou usando o Opera e a caixa de comentários invade a coluna da direita e vira uma sopa de letras, e acabei não vendo o erro. Tem que arrumar isto Augusto hehehe.

    Mande o patch para o código da página se adaptar ao seu navegador favorito e eu aplicarei com o maior prazer!

    Sei que não tem a ver diretamente com a notícia, mas só comentando o Dr.Spock. Este problema de “crashear” alguns aplicativos do KDE é o principal motivo que me impede de usá-lo (e seus aplicativos).
    (só um comentário, sem gerar flames ;) )

    []s

    Israel Miranda (usuário não registrado) em 1/04/2008 às 1:38 pm

    KDE COMANDA!!!
    É cara, tenho que admitir que cai na piada por alguns segundos rs….
    imediatemente comecei a procurar a notícia no site do kde, e como não achei nada caiu a ficha e lembrei a data de hoje rs…

    Comecei no KDE, depois fui para o enlightenment no slackware, aderi a leveza do afterstep, depois decidi usar o gnome e hoje estou de volta ao KDE.

Este post é antigo (2008-04-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.