Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


IBM lança o Lotus Symphony 1.0

Na semana passada, a IBM disponibilizou a versão 1.0 do Lotus Symphony, criado a partir do código do OpenOffice.org. O Symphony é voltado a usuários profissionais em ambientes corporativos, e traz diversas mudanças na interação, baseada em uma única interface dotada de abas. A versão corrente roda em Linux e Windows, e segundo a notícia no OSNews, os downloads estão lentos devido à demanda.

Saiba mais (osnews.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Esse Symphony tem uma interface muito melhor que a do OpenOffice, além de se perceber pelo Release Notes que existe na equipe de desenvolvimento uma grande preocupação com usabilidade, algo que acredito que os desenvolvedores do OpenOffice nem saibam que existe..

    Parece que finalmente vamos ter uma suíte office para linux que não pareça ter sido feita em 1997.

    Se bem que…..

    Esta interface do Symphony não é assim tão inovadora.

    Se vocês, que estão neste momento utilizando o KDE acessarem: Menu K -> Escritório -> “Espaço de Trabalho do KOffice” (ou pelo comando koshell) verão que o Koffice já tinha este recurso há um bom tempo: todos os programas da suíte numa só janela, podendo ser acessados por abas.

    Façam o teste vocês mesmo. E este recurso não foi implementado depois do symphony, mas existia desde bem antes.

    Bruno (usuário não registrado) em 3/06/2008 às 6:34 pm

    Eu uso desde que foi lançado , vou aproveitar e baixar essa versão.

    Só que o KOffice 1 é antigo e sua importação dos filtros do ms office não são muito bons, sem contar que ele já está sendo meio que depreciado, pois o desenvolvimento do KOffice2 está a todo vapor! E sem contar que além de bem inovador ele vai ser bem leve, o que é ótimo!

    Só que o KOffice2 vai demorar bastante para ficar pronto ainda, então por enquanto fico com esse da IBM…

    é.. minhas esperanças meio que se esvaíram.. Se lerem os comentários aqui: http://www.osnews.com/comments/19817, podem perceber que esse Symphony consegue ser ainda mais lento que o OpenOffice, que já é uma carroça quebrada sendo puxada por um ramster

    Já instalei duas versões anteriores para testar e senti isso puelocesar, parece ser mais pesado mesmo, principalmente para abrir a primeira vez. Gostei da interface dele, mas parei de usar principalmente por que na exportação pdf algumas fontes (nas monospace) e nas fontes em itálico ficava muito ruim :(
    Meus testes foram em um fedora 8. Alguém mais teve esse tipo de problemas?

    …podem perceber que esse Symphony consegue ser ainda mais lento que o OpenOffice…

    Cara não sei se porque era beta mas agora na versão final ta bem diferente, beeeemmmm mais rápido que o broo!!!!

    Só não gostei de uma coisa: essa interface de abertura. Tá parecendo aquela interface tosca que existia no antigo StarOffice (quem lembra??) Ate hoje tenho o CD original daquela encrenca…

    Pelo fato de ser centralizada as aplicações nessa interface, fica difícil selecionar a abertura de anexos nos emails (tipo com o thunderbird) no caso de selecionar manualmente em que aplicativo abrir.

    Logo logo eles vão dar um jeito de integrar o Lotus Notes…

    Bruno (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 8:21 am

    Alguem ai esta tendo problema em baixar o programa?
    Eu to tentando baixar e está baixando como se eu usasse uma conexão discada.

    Será que é alguma porta que eu fechei no firewall?

    Rafael Goulart (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 8:54 am

    Sei que aba parece novidade, mas o StarOffice (pai de todos) não tinha isso??? E todo mundo reclamava porque não sabia se estava usando um editor de texto, ou planilha, ou apresentação… os usuário estavam acostumados em ter um iconezinho para o Wor… editor de texto, outro para o Exce… planilha e por aí vai…

    E foi um alívio quando separaram tudo e criaram um iconezinho para cada um (mesmo que, na prática, o executável principal seja o mesmo…)

    Abas não, o StarOffice tinha a interface para dar acesso aos aplicativos mas mesmo assim era relativamente fácil achar o executável de cada aplicação, agora tenha achar o executável do editor de texto no Symphony alias, qual é o nome dele??

    Lógico que o habito no uso o camarada acaba por acostumar mas seria interessante sim o ícone de cada aplicação e acho também que abriria bem mais rápido as aplicações em separado.
    Tanto é que quando houve essa separação quando a Sun abriu o código do StarOffice em pouco tempo a equipe do OpenOffice separou as aplicações da interface única e o resultado foi uma melhora significativa na abertura de cada aplicativo em relação a interface única.

    Eu também achei que a primeira interface do StarOffice era para aproveitar melhor os recursos, não duplicando bibliotecas na memória e permitindo uma integração melhor dos produtos, pois estariam menos sujeitos as características do sistema de janelas hospedeiro, assim eles tinham seu próprio desktop.

    Acho que era uma boa solução para fugir dos problemas de integração com os mais diversos sistemas de janelas e SOs onde o produto rodava.

    Quando separaram as aplicações no OOo, ficou a mesma carroça que já era. Ou seja, o problema não era o tal desktop integrador. Até hoje o OOo continua com a fama de ser lento na carga (como utilizo pouco softwares office a velocidade de operação do atual já me atende bem).

    Acho que o pessoal reclamava principalmente pq era diferente, como já disseram aqui, e, como também era lento, já tinham o que culpar.

    Já no caso do Gimp… como o software que o pessoal tá mais acostumado vem tudo junto, eles reclamam do Gimp que vem tudo solto.

    O Opera veio, depois o Firefox e provaram que colocar tudo junto era prático e “clean”. Tava na hora do StarOffice (ou ao menos um sucessor) recuperar essa idéia e ver que tinha acertado na junção inicial, mas exagerado na mobilidade das subjanelas no desktop integrador, bastariam ser abas! Espero que dessa vez dê certo e agrade, e que melhorem o desempenho também.

    Em tempo: pessoalmente também preferiria que o Gimp fosse integrado (pois fica mais organizado) e não deixasse tudo solto. Pessoal do Gimp: pensem em abas, lembrem-se que isso já provou ser uma grande idéia. De qq forma eu continuo usando e não sou de reclamar, é apenas a minha opinião.

Este post é antigo (2008-06-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.