Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


High Dynamic Range – Criando imagens HDR no Gimp

“Algumas técnicas empregadas em imagens espetaculares que são vistas em anúncios e revistas podem ser facilmente empregadas com o Gimp, ferramenta livre para edição e tratamento de imagens.

Este tutorial ensina um pouco do que pode ser feito com a técnica de HDR – High Dynamic Range para deixar os cliques de fotógrafos amadores (ou não) mais bonitos e interessantes.”

Enviado por Paulino Michelazzo (paulinoΘmichelazzo·com·br) – referência (michelazzo.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tiago (usuário não registrado) em 20/02/2008 às 6:51 pm

    Tem como postar um link direto? O OpenID do site dele não funciona.

    Paulino Michelazzo (usuário não registrado) em 20/02/2008 às 7:54 pm

    Olá Tiago,

    O OpenID está funcionando desde que seja autenticado no site. Além disso, o acesso ao conteúdo é livre e não é necessária autenticação. Esta somente é requerida se você for fazer o download do texto em formato PDF ou ainda das imagens de exemplo.

    Em caso de problemas, por favor, entre em contato direto comigo.

    Saudações

    Olá Tiago,

    Dei uma olhada no seu blog, e percebi que você está se confundindo em relação a algumas técnicas.. quanto ao trabalho que você fez nas imagens como descreveste:

    “A técnica de HDR é feita sobrepondo uma (ou mais) imagens e aplicando uma máscara que permite a apresentação de áreas de imagens que estão atrás (ou à frente) da imagem.”

    Isso na verdade se chama de Cut-out, Masking ou “trabalhar com máscaras”. Máscaras podem ser usadas para transparência, cores ou outras coisas, como por exemplo o que fizeste nas fotos..

    A técnica de HDR é totalmente diferente, tira-se várias fotos com exposição diferente, e se faz um “blend” nestas fotos usando programas que trabalham com isso (Google: HDR Shop); estes programas misturam as imagens preservando as informações de áreas claro/escuro, criando imagens que não são possíveis com uma exposição só, como exemplo dê uma olhada nestas páginas:

    http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/high-dynamic-range.htm

    http://en.wikipedia.org/wiki/High_dynamic_range_imaging

    Nos dois sites tem vários exemplos do que realmente é HDR Imaging..

    Espero ter ajudado,

    [ ]‘s

    Troquei os nomes, meu comentário era direcionado ao Paulino :D

    [ ]‘s

    Paulino Michelazzo (usuário não registrado) em 20/02/2008 às 9:02 pm

    Olá André,

    Concordo contigo em partes pois, como foi dito no tutorial, seria necessário o uso de imagens com exposições diferentes para o efetivo uso de HDR. Entretanto, como sei que a maior parte das pessoas não possuem câmeras com este recurso (de múltipla exposição), um “truque” para o mesmo (inclusive pelo Gimp não possuir a função de HDR nativa) foram os caminhos apresentados.

    Agradeço as informações adicionais. A Wikipedia já tinha consultado mas o outro link desconhecia.

    Um interessante é o blog de conhecido meu que está na Indonésia e produz fotos maravilhosas com esta técnica. Acesse http://thejavajive.com/blog/

    Oi novamente Paulino,

    Estou tentando te ajudar, não há mal algum em querer que divulgue a informação correta. Acho que não leste com atenção o artigo na Wikipedia ou outros links sobre HDR.

    Continuo afirmando que não entendeste o que é HDR.. pra começar, tirar fotos com exposições diferentes não é nenhum bicho de sete-cabeças, não precisa ter uma máquina que faça auto-bracketing (esse é o termo para a função de tirar várias fotos com exposições diferentes automaticamente).. dá pra fazer mesmo em câmeras digitais simples, eu já fiz em uma Sipix MUITO RUIM de 1.3MP, fiz em uma Canon A610, e hoje faço com uma Canon S5.. só com o ajuste simples “EV” pra exposição das câmeras básicas já dá pra fazer algumas imagens simples. Se for necessário posso fazer um guia básico de como fazer HDR em poucos passos.

    Estas fotos do seu amigo são muito bonitas, mas não tem nada a ver com HDR, é simplesmente uma máscara entre uma imagem monocromática e uma colorida.. quando você cria um HDR, o programa realmente “mistura” as tonalidades das várias imagens com exposições diferentes, coisa que o Gimp por enquanto não faz de maneira automática. Nas suas imagens apenas está exibindo/ocultando partes da imagem através de máscaras, assim como nas imagens do seu amigo. Por isso se usa outros programas que fazem o cálculo e conseguem gerar imagens HDR. Eu uso o HDR Shop, mas tem outros que fazem isso também, Photoshop, etc.. o Gimp por enquanto ainda não faz.

    Preste atenção no artigo da Wikipedia, olhe as imagens, não são máscaras deixando transparecer cor em algumas partes da imagem como nas fotos do seu amigo, são imagens onde você consegue obter uma imagem com alto contraste, mantendo clareza de detalhes.. Por exemplo, imagine tirar uma foto de dentro de uma igreja, voltado para a porta, numa tarde de sol.. Se você ajustar a imagem para aparecer a parte interna da igreja, a porção na porta vai ficar “estourada” por causa da luz.. já se ajustar para aparecer o lado de fora da igreja através da porta, a parte interna da igreja vai ficar escura.. usando HDR, você mistura várias exposições e consegue uma imagem onde aparece claramente tanto a parte interna da igreja, como a parte externa.

    Espero que tenha entendido. Sugiro que corrija o artigo, leia com atenção, tem bastante material sobre HDR por aí; informação errada pode gerar confusão em quem não conhece o assunto e venha a se interessar.

    Repito, só quero ajudar, não tenho nenhum interesse em desmerecer seu blog, pelo contrário, faço questão de que poste material interessante, desde que corretamente divulgado.

    [ ]‘s

    E eu que me lembrei do filme “A Lista de Schindler”…

    Giuliano (usuário não registrado) em 21/02/2008 às 10:15 am

    andretomasi, vc falou que utiliza o HDR Shop. Este sw é free ou algo do tipo? Faz tempo que eu tento ler e entender sobre HDR e até hj eu não encontrei nada de facil. Vc conhece outro sw para linux que faça HDR?

    valeu

    Frank_w (usuário não registrado) em 21/02/2008 às 11:46 pm

    Olha, me desculpe, mas ESSE “hdr” ai, eu faço sem essas frescuras de Mascaras. Vou tomar a liberdade de resumir seu tutorial:
    1- Abra uma imagem;
    2-Cole em cima da mesma, alguma outra imagem de sua preferencia;
    3-Tecle “Ctrl+H”
    4-Clique no meu Imagem>Modo>”Tons de Cinza”
    5-E por ultimo, mas nao menos importante, clique na ferramenta borracha e va apagando o que quiser pois o fundo sera a imagem que voce abriu por primeiro.

    Pra que falar em “Mascaras” “HDR”. Isso é um efeito simples e facílimo de fazer, e nao tem nada a ver com HDR. É simplesmente usar “Camadas”.

    Frank, trabalhar com máscaras e camadas é praticamente a mesma coisa, as máscaras são as camadas com furos, transparência, etc, umas sobre as outras.

    Agora quanto ao HDR realmente, como já disse e concordaste, o procedimento descrito pelo colega não tem NADA a ver com HDR.

    [ ]‘s

    Giuliano, o HDR Shop é pra Windows, eu já rodei ele pelo Wine sem problemas.. tem uma versão free e uma paga com mais recursos.
    http://athens.ict.usc.edu/HDRShop/

    No Linux, existe o conjunto de ferramentas PFStools, muito bom por sinal, é em linha de comando mas tem uma interface em Qt pra quem preferir o modo gráfico, eu recomendo.
    http://www.mpi-inf.mpg.de/resources/pfstools/
    http://qtpfsgui.sourceforge.net/
    http://www.mpi-inf.mpg.de/resources/tmo/

    Tem um plugin pro Gimp também, mas usa só 3 imagens:
    http://turtle.as.arizona.edu/jdsmith/exposure_blend.php

    Artigo ótimo sobre o assunto:
    http://www.linux.com/articles/50413

    Pra trabalhar com OpenEXR:
    http://scanline.ca/exrtools/

    O Cinepaint tem um plugin específico pra isso (Bracketing to HDR):
    http://sourceforge.net/projects/cinepaint/
    http://freenet-homepage.de/hsbosny/HDR_Tutorial/HDR_Tutorial-en.html

    Outro artigo interessante sobre HDR no Linux:
    http://theplaceofdeadroads.blogspot.com/2006/02/high-dynamic-range-photography-with.html

    Pra tirar as fotos é simples, é só usar um tripé, pode ser até um desses pequeninhos de webcam, ou se não tiver, escora a câmera em cima do carro por exemplo.. a idéia básica é tirar uma meia dúzia de fotos, desde uma com sub-exposição, bem escura onde vão aparecer só as áreas ou pontos com bastante luz na imagem, até uma foto “over-exposed”, estourada mesmo, onde só vão aparecer em detalhe as áreas de muita sombra na imagem.. a mistura das fotos intermediárias entre essas duas é que vai gerar as imagens “tone-mapped” em HDR.

    Nem precisa ter uma câmera muito boa, se for uma câmera que não tenha controle de tempo de exposição, dá pra usar o controle de brilho (normalmente é chamado de EV) pra tirar as fotos com exposições diferentes.

    Qualquer coisa, é só perguntar.
    kekojeep@gmail.com

    [ ]‘s

Este post é antigo (2008-02-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.