Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Haskell: Sun patrocinará estudante com US$10.000 para trabalhar no GHC

“A Sun doou um servidor SPARC Enterprise T5120 de 8 núcleos para a comunidade Haskell, e $10,000 para patrocinar um estudante, para desenvolver suporte a Haskell de alta performance no SPARC.

O objetivo do projeto é melhorar o gerador de código nativo SPARC do GHC, realizar demonstrações, e melhorar os resultados dos benchmarks de Haskell paralelo. O estudante irá trabalhar em conjunto com um mentor da Haskell.org e com um aconselhador da equipe de compiladores SPARC da Sun.

O projeto Haskell.org está agora convidando estudantes a se candidatarem. Maiores detalhes podem ser encontrados na página do projeto.”

Enviado por Paulo Matias (matiasΘarchlinux-br·org) – referência (matias.archlinux-br.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-07-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    foobob (usuário não registrado) em 25/07/2008 às 8:31 pm

    Ótima notícia. Melhor ainda seria se a Sun droppasse a porcaria do Java como linguagem e pusesse Haskell no lugar. :)

    cristo (usuário não registrado) em 25/07/2008 às 9:09 pm

    caramba se eu soubesse que Haskell teria isso eu teria me dedicado mais a essa linguagem

    Lucas Fernando Amorim (usuário não registrado) em 26/07/2008 às 1:35 am

    Ótima notícia. Melhor ainda seria se a Sun droppasse a porcaria do Java como linguagem e pusesse Haskell no lugar. :) [2]

    bison (usuário não registrado) em 26/07/2008 às 1:52 am

    Ótima notícia. Melhor ainda seria se a Sun droppasse a porcaria do Java como linguagem e pusesse Haskell no lugar. :) [3]

    MaxRaven (usuário não registrado) em 26/07/2008 às 9:37 am

    Acho legal noticias assim, até porque, para as empresas, este valores serão, no futuro, um investimento parco, que trará benefícios as todas as partes e agregará um valor muito superior no final das contas.

    [off]essa mania do meio-bit tá pegando mesmo hahaha[/off]

    JavaMan (usuário não registrado) em 26/07/2008 às 10:06 am

    Porcaria do Java? Háháhá, só mesmo alienados podem pensar assim. Java já é realidade, padrão de mercado, projetos sérios, abertos ou não estão adotando o Java. Porcaria é essa filosofia isolacionista.

    flex (usuário não registrado) em 26/07/2008 às 7:32 pm

    Espero que não dropem o Java. Eu odiaria ver os atuais programadores Java programando em outras linguagens.

    foobob (usuário não registrado) em 27/07/2008 às 1:51 am

    JavaGay:
    “Vista já é realidade, padrão de mercado; projetos sérios, abertos ou não, estão adotando o Vista.”

    Não deixa de ser uma porcaria.

    As pessoas gostam de porcaria porque não exige cérebro, não exige especialistas, é barato de achar peões que saibam lidar com porcaria e fazer um trabalho detalhado, demorado e emporcalhado. Porcaria pesa, porcaria demora e porcaria faz parecer que prazos longos são aceitáveis por causa da trabalheira que é lidar com porcaria em primeiro lugar. Todo mundo ganha com porcaria, dos gerentes que podem mostrar o quanto seus empregados têm se esforçado para cumprir os prazos com porcaria aos desenvolvedores que podem cobrar uma nota para lidar com porcaria.

    Coisas mais práticas e inteligentes não têm vez nesse lucrativo mercado.

    foobob (usuário não registrado) em 27/07/2008 às 1:56 am

    flex, concordo plenamente. Passou um frio pela espinha pensar em Haskell nas mãos de programadores “enterprise” e bilhões de declarações redundantes nessa elegante linguagem com closures e inferência de tipos. Já vejo python sofrendo um pouco nas mãos desses crápulas…

    Lucas Fernando Amorim (usuário não registrado) em 27/07/2008 às 10:20 am

    A Linguagem Java é famosa por ser muito eficiente. A maioria dos programas mais complexos é escrita em Java, como o Adobe Photoshop ou o Microsoft Windows ME, podendo funcionar com apenas 640 bytes de RAM, e atingir velocidades instantâneas.

    JavaMan (usuário não registrado) em 27/07/2008 às 1:56 pm

    Baixou o nível da discursão eu não replico. Comentários como os seus, foobob (isso lá é apelido de gente séria?) só servem para diminuir as pessoas sérias da comunidade. Pessoas como voce contribuem e MUITO para que muitos novatos não vejam a comunidade com bons olhos.

    Radical, cego, academicista ao extremo. Eu até imagino como voce é no trabalho, se é que trabalha porque com uma visão estreita assim, não serviria para nada além de limpar mesas de pessoas sérias.

    Deve ser um adolescente, cheio de ideais (e espinhas) que passa o dia pensando em como revolucionar o mundo sendo que sequer revoluciona o proprio quarto. Sinto muito, mas não tem nivel para discutir com ninguem.

    Vai pra casa, vai, para de gastar toda sua mesada para espalhar lixo de informações pela internet.

    foobob (usuário não registrado) em 27/07/2008 às 2:17 pm

    Lucas, sem a tag sarcasmo muitos podem ter dificuldade em entender. Quero dizer, muitos dos 3 ou 4 leitores que se interessariam por uma notícia sobre Haskell… :P

    foobob (usuário não registrado) em 27/07/2008 às 2:22 pm

    JavaBoy:
    “Baixou o nível da discursão eu não replico”

    Bem, aparentemente replicou. E sei que meu discurso foi longo, mas não creio que tenha sido lá um discursão desse tamanho todo… Mas convenhamos, foi uma discussão legal, não? ;)

    Não sou adolescente já há boas duas décadas. E meu trabalho vai bem, obrigado. Nenhum Java ao Vista. Poderia ser melhor (Linux + Haskell), é verdade, mas dá pra aguentar…

    JavaMan, vc atacou primeiro (pelo menos pessoalmente, foi). A discussão era em torno da linguagem e vc se sentiu ofendido por alguém atacá-la e desqualificou pessoalmente o autor da crítica, daí para frente partiu-se para ataques pessoais. Em tempo, sua teoria de que é padrão de mercado e por isso é bom foi muito bem rebatida (embora com sarcasmo) pelo foobob.

    Um abraço.

    foobob (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 3:26 am

    laurocesar:
    “(embora com sarcasmo)”

    embora?! Agora estou ofendido! Considero sarcasmo e ironia a mais fina maneira de passar uma mensagem de outra forma grosseira, antipática e boba.

    Ok, aprecio o voto de confiança. ^_^;;

    JavaMan (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 8:23 am

    Quanta baboseira! É meu dever cívico replicar. Até porque atras dele vem um monte de gente que também se acham donos da razão sendo que o fundamento está furadissimo.

    O foobob se acha tão inteligente, mas pelas declarações, não sabe diferenciar Java de JavaScript. Inferencia de tipos? Isso é coisa de PHP (voce deve adorar não?), VB (que coisa não?) e… JavaScript! Wow! Chegamos a algum lugar! Meu caro, estude um pouco antes de sair disparando essa imensidão de baboseiras que só reforça minha tese de que nada sabe sobre o tal do Java.

    Lembre-se meu caro, existe uma distancia enorme entre o Java e o JavaScript. O Java é uma linguagem Orientada a Objetos, então, inferencia de tipos é uma coisa completamente incoerente com a OO, no máximo terei a possibilidade de trabalhar a hierarquia de classes, tipo, se a classe B herda a classe A, logo, todo B pode ser declarado como A. A grosso modo:

    public class A {…}
    public class B extends A {…}

    Em algum trecho de codigo, dentro de um método ou classe:
    public atributo B = new A();

    Isso é possivel graças a herança, tão bem documentada na OO.

    E se fosse PHP? Simples!

    PHP:

    $a = 5 // Esta variável será numerica. Isso sim é a tal inferencia.

    Sobre os closures. Este recurso é fundamental para a organização de código e coerencia com a OO (hey! Java! Não JavaScript!).

    Sem este recurso, o Estado (E maiusculo por causa do conceito na OO) do objeto teria dados relativos as operações. Oras! As vezes preciso declarar variaveis para executar operações (ou métodos em Java, Java, captou?). Não posso misturar os dois conceitos, tão bem delineados na literatura.

    Leia mais em:
    - JavaScript: http://en.wikipedia.org/wiki/JavaScript
    - Java: http://pt.wikipedia.org/wiki/Java_(linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3o)

    Que diferença!

    clisp (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 2:01 pm

    JavaMan, vá estudar programação funcional antes de falar baboseira. Suas definições de inferência de tipos e de closures estão completamente erradas.

    js (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 2:03 pm

    JavaScript tem closures. Java não tem.

    function A() {
    var var_do_closure;
    function B () {
    }
    }

    Meu Deus, que ser desprovido de bom senso esse JavaMan.

    js (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 2:04 pm

    JavaScript tem closures. Java não tem.

    function A() {
    var var_do_closure;
    return function() { return var_do_closure; };
    }

    Agora faça isso em Java.

    Meu Deus, que ser desprovido de bom senso esse JavaMan.

    JavaMan (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 2:32 pm

    Hmmmmmmmmmmm, realmente! Confundi totalmente os conceitos! Closures = Linguagem dinamica. Falha minha! Permita-me substituir estes conceitos com o isolamento/encapsulamento de atributos entre métodos, classes e modificadores (public, private e protected).

    Isto não invalida os demais argumentos.

    Aonde está a falta de bom senso sabidão?

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 4:32 pm

    Não alimente os trolls

    js (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 4:59 pm

    JavaMan, JavaScript é melhor que Java. Ponto.

    foobob (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 6:22 pm

    há anos… maldito wordpress! :P

    foobob (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 6:26 pm

    BTW, a inferência de tipos Hindley-Milner trabalha junto a um conceito semelhante, mas mais avançado, à hierarquia de classes OO: tipos polimórficos, com direito à sobrecarga de operadores. Dá uma olhada na documentação online de Haskell pra saber mais a respeito…

    JavaMan (usuário não registrado) em 29/07/2008 às 8:52 am

    1) JavaScript melhor que Java? Parei por aqui com o “js”. Maldita inclusao digital!

    2) Conceito semelhante a OO não quer dizer igual. Sobrecarga de operadores descaracteriza a OO.

    caetano (usuário não registrado) em 29/07/2008 às 10:49 am

    javascript é melhor que java?
    cara, sem dúvidas!

    javascript tem recursos funcionais avançados, closures, programação orientada a protótipos, programação orientada a objetos.

    suporta praticamente todos os paradigmas modernos de programação.

    a única coisa que o javascript herdou do java foi as primeiras 4 letras do nome. isso num acordo entre a netscape e a sun na época.

    Java, apesar de se dizer purelly OOP, os tipos primitivos não são objetos, para fazer qualquer coisa precisa-se de gambiarras imensas, coisas que a própria linguagem deveria fazer.

    Java não tem dicionários nativos, não tem listas nativas, não tem tuplas nativas, tudo isso só dá pra usar usando uma classe de extensão, java não tem nem foreach nativo, tem uma imitaçãozinha tosca.

    É até engraçado falar que Java é melhor que JS.

    A única coisa boa do java é a plataforma que realmente é imensa, eo netbeans que programa por você, outra coisa que é pra tapar o buraco da linguagem não ser transparente o suficiente, aih acaba-se gerando milhares de linhas de código com uns cliques.

    é o delfe moderno.

    Tudo que o java tem, o c++ tem só que é mais rápido, o D tem só que é mais moderno.

    E a plataforma? beleza, dá pra usar a plataforma do java com a linguagem que vc gostar mais, tem o Rhino que é js sobre java, Jython que é python sobre java (não tem pra que pq python tem uma ótima plataforma tambem)
    tem N possibilidades.

Este post é antigo (2008-07-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.