Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Governo brasileiro diz que prática não acompanhou o discurso no que se refere à sua adoção do software livre

O governo federal admite que a prática não acompanhou o discurso no que se refere à adoção do software livre nas instâncias federais, segundo a cobertura internacional da agência Reuters reproduzida no G1.

O gerente de inovação tecnológica do Ministério do Planejamento, presente ao FISL, declarou: “existe um nível de migração nos bancos federais e empresas de tecnologia, mas nas secretarias especiais e alguns ministérios a adoção ainda emperra”. Além de casos isolados, como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, além das empresas de tecnologia do governo, como Dataprev e Serpro, os sistemas de código aberto não avançaram muito em secretarias e ministérios.

Para este mesmo gerente, o orçamento e a capacidade tecnológica de cada pasta é que determinam a agilidade ou a lentidão nesse tipo de migração. A Dataprev, por exemplo, responsável por processar todos os benefícios e aposentadorias do INSS no país, tem planos de levar os sistemas livres aos 40 mil computadores que integram sua rede, mas isso não tem prazo para acontecer.

- Depois de substituirmos os mainframes, a idéia é que o software livre chegue na ponta, a todos os microcomputadores, mas isso não é algo que se faça da noite para o dia. Só o desenvolvimento pode levar uns dois anos – afirmou Lino Kieling, presidente da Dataprev, presente ao mesmo evento.

Saiba mais (oglobo.globo.com), link enviado por Manoel Pinho.


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Pelo menos reconheceram que a coisa não está andando acontento.

    Pior fez a Prefeitura PSDbista de Porto Alegre, que decidiu tirar o Linux nas escolas e voltar pro M$.

    É ou não é a cara dos neoliberalismo?

    Revoltado (usuário não registrado) em 22/04/2008 às 4:46 pm

    É ou não é a cara dos neoliberalismo?

    Queria saber onde vocês arranjaram essa palavra…. só mesmo a mentalidade esquerdista para inventar estas coisas.

    Aliás, inventar coisas (mentiras) é próprio da esquerda mesmo, principalmente quando se trata de roubar e difamar a moral alheia. Nisso vocês são imbatíveis.

    “Revoltado, o Reinaldo Azevedo do BR-Linux”

Este post é antigo (2008-04-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.