Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google OS? (de novo?)

“Da cobertura da Info:

O misterioso sistema operacional do Google. Quase todo mundo parecia ter se esquecido da história, mas a boataria começou outra vez. E agora foram acrescentadas evidências a um dos maiores mistérios do mundo da tecnologia: estariam os funcionários do Google criando um novo sistema operacional, capaz de quebrar as pernas do Windows?

Quem ressuscitou a suspeita do Google OS foi o jornalista Andy Patrizio, do site internet.com. Ele entrou em contato com a Net Applications, que usa sensores em 40 mil sites da web para medir o tráfego e reunir dados sobre os PCs dos usuários que entram nas páginas, como o tipo de sistema operacional, a resolução do monitor, o navegador, o IP, etc. Patrizio então descobriu algo muito estranho sobre os visitantes do domínio Google.com, ou seja, os funcionários de Larry Page e Sergey Brin.

Um terço dos micros usados por eles não rodava Windows, Mac OS ou qualquer distribuição conhecida do Linux. O sistema operacional simplesmente não foi identificado. Aí, começaram as especulações. Tem gente dizendo que é uma versão turbinada do Android, e há quem acredite que tudo não passa de um Ubuntu modificado, o Goobuntu. O fato é que existe alguma coisa muito estranha lá nos computadores do Googleplex.

Se o Google OS realmente for lançado, a Microsoft e a Apple vão apanhar muito. Provavelmente será um sistema gratuito e de código aberto – o que atrairá uma legião de curiosos, doidos para instalá-lo em seus micros, e um imenso grupo de programadores dispostos a melhorá-lo. Mas a maior diferença virá com o apoio das companhias de hardware e software. Como eles não estão nem aí para o Linux, sistemas excelentes como o Ubuntu não conseguem decolar até hoje, por conta de problemas de incompatibilidade ou pela falta de programas populares. Dificilmente essas empresas vão dar as costas para o Google OS. O jeito é aguardar…

Enviado por Avelino de Almeida Bego (abegoΘig·com·br) – referência (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-12-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 15/12/2008 às 2:17 pm

    “Provavelmente será um sistema gratuito e de código aberto (…)”

    … e provavelmente também usando o kernel linux, o que melhoraria, assim, a situação do linux.

    … Ou não será tão difícil assim criar um kernel novo?

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 15/12/2008 às 2:24 pm

    Como querem programas, se só se preocupam em criar distros porcarias???
    Preferem gastar tempo ($) em fazendo a tal liberdade, que é apenas recriar a roda (desculpe mais uma distro), do que realmente desenvolver programas sérios e necessários ao ambiente linux.

    Professor_X (usuário não registrado) em 15/12/2008 às 2:26 pm

    maravilha de noticia … tudo q a google faz vira ouro, vamos esperar … e parabens pelo site n eh nada mole manter um site on line ;)

    Minha nossa! Nenhum navegador hoje tem a capacidade de “marcarar” sua identidade ou o do sistema operacional utilizado. O que faremos?!

    E mais uma coisa: a tal empresa recolhe dados de milhares de sde usuários dos sites, como resolução do monitor – o navegador informa algo deste tipo? – e se é utilizada alguma ferramenta extra, a empresa ao menos pede permissão ao usuário?

    Ao meu ver é só a INFO tentando achar alguma maneira de vender mais.

    miranda (usuário não registrado) em 15/12/2008 às 2:37 pm

    Concordo com você Tenchi, acho que o pessoal da INFO anda tão “atualizado” que ainda desconhecem essa função de não fornecer dados do OS no browser.

    Tenchi, sim, é provável que o seu navegador (se estiver com javascript habilitado) informe este tipo de dado sobre configuração para muitos sites.

    Para mim é interessante saber este tipo de detalhe sobre a audiência. Quando mudei o site para largura fixa, foi importante saber que menos de 5,5% dos usuários acessam a partir de telas com largura de 800 pixels ou inferiores a isso, e que 77% usam largura 1024 ou 1280.

    É interessante perceber também o percentual de usuários sem Flash habilitado (são poucos), ou os que já têm Flash 10. Eu nem uso estes recursos, mas assim acompanho as tendências, e vejo com curiosidade se os meus leitores usuários de Chrome ultrapassam ou não os usuários de Konqueror, ou de Opera. Ou se os de iPhone são em maior número que os de FreeBSD ou não.

    Quanto à análise dos dados do Google, também acho curioso que uma parte dos navegadores de lá identifiquem um sistema operacional comum, e outra parte considerável não o faça. Pode ter várias explicações pra isso, mas o fato em si é interessante.

    miranda (usuário não registrado) em 15/12/2008 às 2:42 pm

    Mas mesmo que isso for verdade não acredito que o Google vai usar como base o Linux, acredito que seja algum BSD, o Haiku ou o até o ReactOS.

    kayo (usuário não registrado) em 15/12/2008 às 2:42 pm

    Goobuntu!

    Miranda, por que? Você considerou, na sua análise, qual foi o kernel que o Google escolheu para o sistema operacional que ele já distribui?

    Está certo, e qual é este user-agent desconhecido?

    Seria algo como; Mozilla/5.0 (X11; U; Linux i686; pt-BR; rv:1.9.0.4) Gecko/2008111318 GoogleOS/0.1 Firefox/3.0.4

    Carlos Eduardo (usuário não registrado) em 15/12/2008 às 3:12 pm

    Pessoal,

    Concordo que no momento em que o Google lançar um SO o mercado pode dar uma cambaleada, mas é importante lembrar que a nossa grande amiga Microsoft não vai simplesmente sumir da noite pro dia, pelo simples fato do Google lançar um SO.

    Existem muitas aplicações para usuários domésticos que provavelmente terão no SO do Google uma ótima opção, assim como já existe o Ubuntu (que eu uso) ou OpenSUSE, Fedora, etc.

    O fato é que, grandes empresas que utilizam por exemplo pacotes ERP desenvolvidos para rodar exclusivamente em Windows não vão simplesmente trocar de SO.

    Até mesmo porque se quiserem trocar de SO, teriam que trocar o pacote ERP, que geraria muitos reais/dolares de investimento na implantação de um novo ERP, treinamento, redesenho de processos, etc… apenas para citar algumas coisas.

    Muitas pessoas olham para o mercado de TI e podem imaginar que quem deixa o Bill Gates cada vez mais rico são os usuários domésticos, mas isso não é muito correto, porque a maior fatia de faturamento da Microsoft vem de empresas, governos, etc.

    []s

    sem querer estragar a empolgação da turma, mas pode ser apenas um fork do chrome que esta em alpha para testes internos do google em que as informações foram omitidas apenas para sigilo

    rá-tim-bum (usuário não registrado) em 15/12/2008 às 5:02 pm

    “Se o Google OS realmente for lançado, a Microsoft e a Apple vão apanhar muito.”
    Sem comentários.

    Bom meu comentario eh que se nem o Android ainda esta 100%. Imagine um Os Completo, que tenha algum diferencial dos sistemas ja no mercado!

    Cerca de metade dos desktops no Google usa uma versão customizada do Ubuntu, o Goobuntu já citado aqui. Acredito que seja apenas isso. Se fosse um projeto especial com o um OS específico, não teríamos um alto volume de acessos pois este estaria restrito a um time muito menor.

    Benjamim (usuário não registrado) em 15/12/2008 às 5:44 pm

    Como já disseram, deve ser uma versão alpha ou beta do Android rodando em Netbooks, ou coisa do gênero. Acho improvável o desenvolvimento de um novo OS, o google apóia o kernel Linux e o conceito de Clouding Computing, neste cenário não existe espaço para Windows ou Mac, pois todo o sistema computacional passa a ser baseado na WEB, o que faz do Linux o líder absoluto. Este é o único motivo do desenvolvimento do Chrome.

    Gente, prestem atenção!!!
    O Google já lançou o Android Linux. Todo mundo acredita, sei la porque, que ele é um sistema só pra celulares! Mas basicamente éoutro sabor de Linux… basta recompila-lo para x86 ou x86_64. A própria Intel já tem planos de lançar um UMPC com Android na segunda metade de 2009.
    Eu uso Mandriva Linux e não troco por nada, mas se eu tivesse a opção de um Android Linux eu confesso que ia ficar tentado… pelo menos um dual boot ou uma maquina virtual ele merecia. Bom… em maquina virtual ele já roda aqui!

    Não vai ter um Google OS… JÁ TEM… só vão recompilar ele para outras plataformas.

    Maluco-Beleza (usuário não registrado) em 15/12/2008 às 6:10 pm

    Meu Deus ! q luser esse nego … sem comentários. Um cara desses não sabe oq fala, como pode essas revistas grandes como a Info contratar um cara que fala uma asneira desse tamanho pro mundo !? Manda esse nego usar Ruindows e escrever sobre receitas de bolo :(

    nooooooooossaaaaaaa (usuário não registrado) em 15/12/2008 às 7:13 pm

    Se não rodar Age of Empires, Carmagedon, CS, HL e outros joguinhos a-la-windows NATIVAMENTE, pode ser o DEUS/OS ou JESUS/OS, que não vai emplacar.

    Faltou a imagem dos Teletubies!

    rá-tim-bum (usuário não registrado) em 15/12/2008 às 9:42 pm
    rá-tim-bum (usuário não registrado) em 15/12/2008 às 9:43 pm
    Kadu (usuário não registrado) em 15/12/2008 às 11:26 pm

    Não me lembro em qual servidor hospedei uma página que eu costumava brincar, mas naquele server eu tinha informações sobre navegador, SO,IP e até resolução de tela do visitante…e isso tem uns 4 anos…que venha o GOS

    Philip Sampaio (usuário não registrado) em 16/12/2008 às 2:12 am

    Pela forma como a Google apóia o software livre, é bem provável que eles estejam preparando algo assim.
    Será muito bom se for verdade. Ainda mais se for baseado no Kernel Linux!

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 16/12/2008 às 3:22 am

    Interessante se o Google criar um SO baseado em BSD, como fez a Apple…Aí eu quero ver.

    luiz (usuário não registrado) em 16/12/2008 às 3:25 am

    ae galera creio que há um engano, na realidade o sistema gOS (Good OS) não google OS, trata-se de um sistema que utiliza o conceito de computação nas nuvens, utilizando de varios aplicaticos disponiveis on-line inclusive os do google.

    fonte: http://www.thinkgos.com

    cristo (usuário não registrado) em 16/12/2008 às 7:18 am

    @Carlos Eduardo

    Para uma empresa que presa por usuários domesticos não interessa sistemas corporativos, ERP só funciona dentro da empresa com planejamento e servidores dedicados, neste caso a escolha do SO e das aplicações passam a ser definitivas e irremediáveis de mudanças, neste caso não interessa se o SO que a empresa seja um Dos ou HP-UX, o que importa é se esta de acordo com as necessidades da mesma.

    O que no caso da noticia o suposto SO da Google não estaria enquadrado neste contexto, justamente pelo mesmo presar pela própria empresa (Google), outro fato seria que a adoção de um sistema sempre começa pela base e pelos futuros usuários corporativos e não pelos antigos usuários corporativos.

    Mas mudando de assunto eu não sei quem assusta mais se é o rôbo do Firefox 3 ou se é esse rôbo da Google ai na foto.

    Grobsch (usuário não registrado) em 16/12/2008 às 8:37 am

    Provavelmente terá os aplicativos rodando em cima de um wine modificado…

    GoblinX, um livecd brasileiro com base Slackware

    Rodnei (usuário não registrado) em 17/12/2008 às 10:52 am

    Geeks não assistem novelas?
    Porque parece que acompanhar essas “fofocas” equivale a ver uma novela pra vocês.
    Rindo muito aqui sozinho. Saudade da novela da SCO =]

    strongthing (usuário não registrado) em 17/12/2008 às 12:21 pm

    Um amigo que trabalha na Google disse que se trata do Goobuntu.

    Antonio F Souza (usuário não registrado) em 22/12/2008 às 10:54 am

    Usuários domesticados…kkkk… Todos que eu conheço tem computadores e a maioria tem WinXP e destes 2 ou 3 originais. Definitivamente, pelo menos por aqui, a MS não ganha dinheiro com usuários domésticos…. E já na prefeitura a maioria dos Windows XP são originais, mas não todos… Eu uso Linux e não pretendo ficar longe dele, mas não crucifico o WinXP PRO que bem configurado funciona redondinho… O problema sempre são os usuários,,,, sempre e sempre… É minha gente, a tecnologia chegou e é incrível. Os seres humanos é que não estão preparados para ele. Não mesmo….

    Emerson (usuário não registrado) em 22/12/2008 às 3:42 pm

    Pessoal, eu apostaria em um SO linux-like por causa do Androide. E ainda com um Wine muito melhorado, lembrem-se que o Google financiou a compatibilidade em 100% do Wine com o Photoshop. Acho que se a Google quer lançar um SO investirá onde já gastou e alcançou o objetivo planejado. De qualquer forma será muito bom termos mais um concorrente de peso… pelo menos é o que se espera…

Este post é antigo (2008-12-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.