Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


GoblinX celebra 4 anos

“O GoblinX comemora aniversário no dia vinte e oito de outubro. A primeira edição da distribuição foi lançada em 28 de Outubro de 2004 e durante estes quatro anos nos dedicamos a confeccionar um grande livecd.

Neste período o sistema evoluiu gradativamente deixando de ser um livecd visitado para ser tornar distribuição final de muitos usuários. O foco da distribuição não mudou, apenas teve aumento, e continua sendo a união de poder de personalização, usabilidade, estabilidade, leveza e estética. Esses pontos são fundamentais para entender o desenvolvimento e as escolhas.

Sobre a origem, em vinte oito de outubro de dois mil e quatro, eu estava procurando um local para disponibilizar a imagem ISO da primeira versão quando me deparei com o The Linux Mirror Project (http://forums.tlm-project.org/showthread.php?t=79), nossos primeiros amigos.

Gostaria de ao menos agradecer a quem nos ajuda tanto. Tomas Matejicek, criador do linux live que nos ajuda mesmo antes do GoblinX nascer, Patrick Volderking, o cara por trás do Slackware, Matt e Life do TLMP (The Linux Mirror Project) por disponibilizar nossas ISOs em torrent antes do resto do mundo, Unicamp, Slacklife e Distromania que também ajudam a distribuir as ISOs e módulos, e ao On-disk.com, que vende nossos cdroms para o mundo inteiro ajudando na manutenção da distribuição, e a todos os desenvolvedores de projetos open source, a todos os sites que anunciam nossas novidades e todos os fãs.”

Enviado por Flavio de Oliveira (flavosΘterra·com·br) – referência (goblinx.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-10-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Caio Ariede (usuário não registrado) em 29/10/2008 às 10:51 am

    Parabéns pela força e dedicação.

    Ainda não experimentei o GloblinX, infelizmente, mas em breve experimentarei, com certeza.

    Vida longa a distribuição :)

    Obrigado.

    Alex Spenassato (usuário não registrado) em 29/10/2008 às 11:44 am

    já usei, é muito boa tem a alma do slackware

    É difícil hoje em dia achar liveCDs que sejam efetivamente livdCDs. E distribuições como o Slax e o Goblinx mostram que isto é possível
    LiveCD que é LiveCD deve respeitar as limitações do meio: ser leve, já que, rodando num CD ou mesmo pendrive deve ter-se em mente a velocidade de transferência destes dispositivos, que, principalmente no caso dos CDs, é muito baixa. além da quase constante ausência de memória swap; devem permitir a fácil personalização, coisa presente no goblinx pelo esquema de módulos, além daquele de usar um programa sem instalar, direto da internet.
    Não tenho uma versão recente do goblinx (tenho uma versão antiga do mini, de uns dois anos, acho), mas que ainda hoje é muito útil.

    Por isso lá vai a dica: quer um liveCD de verdade? Esqueça as grandes distros como Fedora e Ubuntu, que são ótimas distros, mas instaladas no HD, porque como liveCD não mandam muito bem. Procure algo como o goblinx ou slax.

    Ah, e eu me lembro do tempo em que o Kurumin rodava bem no CD numa máquina com 256MB de RAM ou menos! Bons tempos aqueles… :-)

    Grobsch (usuário não registrado) em 29/10/2008 às 1:37 pm

    tenchi, hoje em dia tem ainda mais recursos para livecd, especialmente em pendrives tem qualidades que poucas distros possuem.

    Cajah (usuário não registrado) em 29/10/2008 às 3:21 pm

    Grobsch,

    Desculpe-me a ignorância, mas é possível utilizar a distro em um pen drive? Estou a procura de uma para instalar em um pen drive de 16gb, mas até agora não achei algo que me chamasse a atenção.

    Grobsch (usuário não registrado) em 29/10/2008 às 3:37 pm

    Cajah, O GoblinX no pendrive funciona quase como instalada no disco rígido, salvando os arquivos modificados e ainda pode ser usado em pendrives formatados em FAT32, o que ajuda para quem precisa acessar do Windows.

    Aqui em explico melhor: http://www.goblinx.com.br/index_mflash.htm

    Fábio (usuário não registrado) em 29/10/2008 às 5:26 pm

    Parabés Grobsch!

    Eu nunca usei o GoblinX, mas até agora só ouvi boas referências sobre ele. No site da DistroWatch, ele está na posição 43, na frente do Freespire e do OpenBSD.

    Cara, adimiro bastante teu trabalho e tua postura, tu tem uma atenção especial com as pessoas, sempre responde aos comentários e que a cada lançamento sempre existem mudanças consideráveis.

    Se não for muita indiscrição da minha parte, :-) me responde uma pergunta…
    …como você consegue manter o Goblinx a tanto vapor? Você recebe algum retorno por manter o projeto (como cds, sei lá) ou é só força de vontade mesmo?

    Abraço

    Além de o sistema ser bom, o Flávio está sempre ali no forum pra ajudar. Acompanhava o sistema de longe, e agora que eu descolei um pendrive, to com o Mini instalado e rodando muito bem.

    Parabéns.

    Grobsch (usuário não registrado) em 30/10/2008 às 7:14 am

    Fábio, O GoblinX dá pouco retorno ainda com vendas de cds e pendrives mais o adsense. Eu tenho um outro trabalho para me manter e no GoblinX na verdade só invisto meu tempo e custo de site, essas coisas, então ele só custa mesmo o tempo que gasto nele. Quando o retorno for maior passo a investir mais.

    Obrigado a todos pelos elogios.

    Fábio (usuário não registrado) em 30/10/2008 às 1:44 pm

    Interessante.

    Com certeza “o tempo” não é realmente “gasto”, é apenas investido.

    Parabéns novamente pelo trabalho exemplar.

Este post é antigo (2008-10-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.