Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


FISL 9.0: Sun aprendeu muito sobre Código Aberto

“No último FISL, a Linux Magazine entrevistou Simon Phipps, Chief Open Source Officer da Sun, que, a respeito do processo de abertura do código-fonte dos softwares da empresa (incluindo a JDK), afirmou que “não existe experiência a respeito disso na indústria”, advertindo aos leitores que “tenham em mente que nós sabemos que vamos errar” nesse processo. Simon Phipps infelizmente não compareceu à edição deste ano, mas os executivos presentes (Ray Gans e Rich Sands) esclareceram o que mudou nos últimos doze meses, por que algumas ações foram tomadas e o que podemos esperar para o futuro.

Primeiramente, em relação ao ano passado, a Sun aprendeu muito, segundo os executivos. No último FISL, pouco antes da conferência Java One, organizada pela Sun nos EUA, aproximadamente 96% do código-fonte da JDK estava liberado sob a GPL. Os trechos que faltavam ainda não haviam sido liberados por seus respectivos autores, efetivamente impedindo a Sun de tomar qualquer atitude em relação a eles. Hoje, a empresa já resolveu quase todas essas questões, após contatar esses desenvolvedores e chegar a acordos que lhes permitissem essa liberação ou, em alguns outros casos, trabalhando muito próxima à comunidade para escrever código (GPL, claro) para substituir os segmentos proprietários. A parte que ainda falta iberar é composta principalmente pelas bibliotecas de áudio.”

Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxnewmedia·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2008-04-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.