Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Firefox pode virar mais um dos IBOPEs da Internet

Além do já consolidado Google Analytics, a Microsoft está com a ferramenta de monitoramento do seu AdCenter em fase final de testes, e o Yahoo! acabou de comprar a empresa IndexTools para reforçar suas soluções para acompanhar a audiência dos sites.

Mas outro gigante da web está prestes a entrar na brincadeira. É a Mozilla Foundation. De acordo com notícia ventilada do TechCrunch, a cúpula da fundação trabalha em um processo para transformar o Firefox em um verdadeiro Ibope da internet.

A idéia seria adicionar uma opção na instalação do navegador, em que o usuário autorizaria ou não o monitoramento remoto e anônimo de suas URLs visitadas. A partir desse plugin, mesmo na pior das hipóteses, a Mozilla conseguiria uma massa de pesquisados maior que a de qualquer instituto de pesquisa.

Basta fazer uma conta rápida, calculando qualquer ínfima porcentagem dos 170 milhões de usuários do Firefox espalhados pelo mundo todo.

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 14/05/2008 às 3:49 pm

    A MS já cogitou criar uma opção semelhante no IE, mas desistiu porque mesmo sendo opcional, foi mal visto por causa da privacidade.

    Tudo bem que vindo da MS uma atitude dessa tem de ser vista com cautela mesmo, mas não sei se a Mozilla Fundation conseguiria um apoio grande.

    Avelino Bego (usuário não registrado) em 14/05/2008 às 4:36 pm

    A MS já cogitou criar uma opção semelhante no IE, mas desistiu porque mesmo sendo opcional, foi mal visto por causa da privacidade.

    Minha dúvida também é essa.

    Por que não um plugin pré-instalado (também mediante autorização), que contasse com um botão chamativo na barra de ferramentas permitindo-se ativá-lo ou desativá-lo.

    Quase um oposto ao plugin Stealther

    Revoltado (usuário não registrado) em 14/05/2008 às 5:06 pm

    Basta migrar para o Opera.

    Pensa que pra TODO site que TODOS visitarem vai ter uma conexão indo pra algum servidor deles pra monitorar alguma coisa. Independente do que seja isso que vai pra lá, toda vez que abrir qualquer site, estarei consumindo alguma banda que não era necessária. Pra muitos, pode ser pouco, mas pensa no cara que ainda tem dialup e que cada bytezinho ali faz diferença na velocidade final …

    alberto (usuário não registrado) em 14/05/2008 às 6:38 pm

    Eis o post do CEO da Moz sobre o assunto: http://john.jubjubs.net/2008/05/13/mozilla-firefox-data/

    Interessante seria se houvesse algum retorno financeiro, mesmo que mínimo, para o usuário que escolhesse fazer parte dessa coleta de dados. Acredito que somente dessa forma eles poderiam fundamentar um modelo de negócios por trás dessa idéia um tanto audaz. Recompensando os participantes, investindo nos coletores e vendendo essas valiosas informações para instituições que fizessem um bom proveito delas para gerar lucros.

    Eu, por exemplo, seria um que participaria mesmo se o dinheiro fosse suficiente apenas para garantir uma pizza no final do mês. Afinal, meu salário não é lá essas coisas e minha esposa sempre me recompensa em dia de pizza.

    Já eu não sou mercenário e desde já autorizo a Mozilla Foundation a me pesquisar à vontade… minha vida é um livro aberto… autorizo também quebrar meu sigilo bancário e telefônico… sem problemas… Orwell está cada vez mais certo, só errou o ano.

    Talvez não seja mercenário, mas sem dúvida é ingénuo de acreditar que 150 milhões de usuários do Firefox pensam como você, e que aceitarão, sem nenhuma desconfiança, essa coleta gratuita de informações privativas. Utopia como acreditar que seja possível convencer pacificamente todos os usuários de drogas a deixar de usá-las.

    Na minha visão, a única possibilidade de conseguir amostragem suficiente é estimular financeiramente os usuários que farão parte dessa coleta, transformando a idéia em algo viável e, principalmente, lucrativo. E pode acreditar também que o uso dessas informações valiosas, que você está disposto a liberar sem nenhuma restrição, não serão usadas para as atividades mais filantrópicas do mundo.

    Você só autoriza se quiser, do mesmo jeito que você pode dizer não aos monitoramentos de alguns (disse ALGUNS) produtos de outras empresas (algumas delas não lhe perguntam e eles já vem habilitados por padrão em algum lugar obscuro do software).

    Mas não acredito que isso vá para a frente, não me pergunte o por quê, apenas uma opnião pessoal :).

Este post é antigo (2008-05-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.