Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Firefox 3 é navegador com melhor uso de memória, revelam testes

“O Firefox 3, novo navegador da Mozilla, tem uso de memória muito mais eficiente que seus rivais, de acordo com um teste independente que o avaliou contra o Firefox 2, Internet Explorer, Flock, Opera e Safari.

O Firefox 3 foi claramente o vencedor, não somente porque ele usou menor quantia de memória que qualquer browser testado, mas porque o uso de memória não cresce de maneira notável ao longo do tempo. “Este browser demonstra um uso de memória que é bem menor que os outros”, disse Allen sobre o Firefox 3.”

Enviado por André Cruz – referência (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-07-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Nossa, então eu devo ter baixado o firefox errado, porque aqui o firefox – o 3 no linux – é muito mais pesado e consome mais processador que o opera, por exemplo. O tempo para abrir em minha máquina é de mais de vinte segundos (depois que consegui dar pau em meu HD :-)) contra poucos segundos do opera e ao konqueror.
    O opera e o firefox funcionam bem quanto com muitas abas. Já o konqueror quando o número de abas ultrapassa uma certa quantidade, fica um pouco instável. Mas no firefox, se eu estiver carregando várias páginas ao mesmo tempo (principalmente se tiver animações em flash), é quase certo que irá “crashar”. Talvez eu esteja sendo hipócrita, já que não utilizei o opera por muito tempo, nas nele a rolagem de página é muito mais fluida que no firefox.

    Lógico que não tenho valores aqui para expor, já que foram testes “caseiros”. Em minha opinião o Firefox é o que exibe mais recursos, mas ainda tem muitas instabilidades. Quem sabe os desenvolvedores não trabalhem nelas até a versão 4.0?

    Avelino Bego (usuário não registrado) em 1/07/2008 às 9:53 am

    Bem, comparado ao Firefox 2, até Roadrunner usa menos memória! :D
    Mas falando sério, tenho usado o Opera e o Firefox 3 e estão muito bons.

    Abraços.

    Rodrigo Fante (usuário não registrado) em 1/07/2008 às 9:53 am

    Justamente o que tinha escrito no meu blog minutos antes deles publicarem esse artigo…

    fernando (usuário não registrado) em 1/07/2008 às 10:33 am

    pesquisa tendenciosa e falsa. O Firefox3 é mais leve que o 2, mas não menos pesado que ele!

    bg (usuário não registrado) em 1/07/2008 às 10:37 am

    Sinceramente, o FF3 foi meio decepcionante.
    Não achei mais leve que o 2, nenhuma funcionalidade nova legal.

    Sempre usei o FF, mas de uns tempos para cá, o Opera me surpreendeu. Muito mais leve, bonito, tem vários “plugins” (não tanto quanto o FF, mas tem) e carrega as páginas infinitamente mais rápido.

    Acho o FF mais marketing do que eficiência, seilá.

    Eu sempre achei o Seamonkey uma melhor relação custo X benefício do que o Firefox. Ele usa mais ou menos a mesma memória, tem o mesmo engine que o Firefox, é opensource feito pela mesma Mozilla Foundation e ainda tem “de brinde” um leitor de emails integrado. Quem usa Firefox e precisa de cliente de email teria que instalar o Thunderbird para cumprir essa tarefa.

    JCCyC (usuário não registrado) em 1/07/2008 às 11:37 am

    Impressão subjetiva: achei o FF3 ligeiramente mais rápido na versão Linux e MUITO mais rápido na versão Windows.

    Impressão objetiva: de vez em quando o FF2 no Linux dava crash (ainda bem que ele tem a feature de recarregar as abas). O FF3 está estável como uma rocha! Isso vale para TODAS as distribuições.

    Fornachari (usuário não registrado) em 1/07/2008 às 11:45 am

    Ainda fico com o Opera. To sussa de firefoca, mas gosto é gosto né..

    O firefoca é um bom browser mas parece q o objetivo do firefoca é mais provocar o IE do que fazer um browser bom e acho q muitos usuários do raposinha vão pra essa linha tb, rebelde sem causa… lógico q não todos..

    Katsutoshi (usuário não registrado) em 1/07/2008 às 12:49 pm

    Eu uso o Firefox 3 com várias abas e nunca deu isso de “crashar” o browser. E eu notei uma ligeira rapidez no Linux, já no Windows ele realmente melhorou.

    Werez (usuário não registrado) em 1/07/2008 às 12:55 pm

    Achei ele infinitamente melhor que o FF2 e nunca fiz mais que testar o Opera. Sobre o de falar que o Firefox é mais pra provocar o IE do que criar um borwser bom, e a mesma coisa que dizer que o GIMP foi criado só para ‘provocar’ o Photoshop.

    Não sei porque, mas no fundo os ‘Amantes’ do Opera são muito mais chatos do que os ‘Fiéis’ ao Firefox….

    JCCyC (usuário não registrado) em 1/07/2008 às 1:11 pm

    Katsutoshi, só o FF2 dava crash. Iso acontecia principalmente quando eu clicava em alguma coisa para arrastar, ou quando eu chamava um diálogo de arquivo (para upload, ou download, principalmente). No FF3 parou.

    Eh isso mesmo aqui tem outro teste “test 3″, lembrando que consumo de menos memoria não quer dizer o mais rápido da para notar em relação aos outros testes.

    Danilo (usuário não registrado) em 1/07/2008 às 2:08 pm

    Aqui o Firefox 3.0 roda numa boa. Inicia em cerca de 4 segundos e não tenho problemas com abas(Estou com 18 abas abertas no momento) ou crashs.
    No momento o firefox está consumindo 200mb de memória.
    Acho inútil ficar discutindo que o software não roda em máquinas antigas ou com menos X de memória, hoje em dia você compra uma máquina relativamente boa( Intel dual, 2g de ram ) por menos de 900 reais.

    eljunior (usuário não registrado) em 1/07/2008 às 5:50 pm

    usar memória eficientemente não quer dizer que é “mais rápido” ou “mais leve”.

    o FF3 certamente está usando bastante processamento (indexação das informações do histórico, entre outras coisas), mas creio que a parte mais crítica do desempenho dele é o uso do disco.

    mas o uso de memória dele é, sim, eficiente. ;-)

    No FreeBSD o firefox 3 entrou no ports ontem, compilei com máxima otimização e o resultado é incrívelmente maravilhoso. 4 segundos para abrir (contra 15, 20 segundos do firefox 2).

    NameLess (usuário não registrado) em 1/07/2008 às 9:24 pm

    Ainda muito instável no Windows, apesar de incrivelmente leve, trava sem motivo algum. A versão 2.0.0.14 no Windows foi a melhor já lançada, apesar de pesada, aconselho quem usa Windows a esperar atualizações.
    No Linux não mudou muita coisa, ficou pouca coisa mais rápido para abrir, mas roda muito mais suave, e não trava.

    FF3 tá anos-luz ‘a frente do FF2.
    Mais rápido e com consumo menor de RAM.

    Faz uso mais extensivo do disco, é possivel notar que depois de fechar o browser, e iniciar novamente ele reabre a ultima cena, porém sem ter de acessar a internet. Em outras palavras faz pleno uso de cache. Avançar e Voltar não é mais um problema árduo. O gerenciador de download melhorou muito (ainda pior que o gwget).

    O único aspecto ruim é mesmo os objetos flash, não é incomum crashar em páginas visualizando esses objetos. Por isso tenho usado (e muito) o flashblock. Muito sitios em flash, os objetos flash sobrepoe o texto html, especialmente aqueles menus DHTML. Operadoras como a Claro abusam desse recurso e não adianta reclamar.

    cristo (usuário não registrado) em 1/07/2008 às 10:15 pm

    Se quiserem fazer o firefox 3 consumir mais de 400 mb de memória é só entrar em páginas que tenham conteúdo em flash, pois ai a memória vai lá para casa de chapéu, neste caso o problema está no plugin da Adobe.

    Mas por favor o melhor browser já existente é o links, ele nem ocupa nada na memória e ainda é rápido como uma bala, principalmente sua versão gráfica.

    Barna Nabex (usuário não registrado) em 2/07/2008 às 12:45 am

    Links? O que você tem contra o telnet. Eu só leio o BR-Linux assim:

    telnet br-linux.org 80
    GET / HTTP/1.1
    Host: br-linux.org

    Uma maravilha… Com um pouco de treino dá para controlar a paginação com <ctrl>s, <ctrl>q numa boa…

    Cainã Costa (usuário não registrado) em 2/07/2008 às 2:37 am

    Erm… Os tais problemas flash + Firefox são exclusivamente do Flash, e não do firefox em si, tanto que em outras páginas, ele funciona perfeitamente.

    Eu compilei o Firefox aqui no archlinux com algumas otimizações legais, tipo -Os e tal, e ele está muito bom, mais rápido que o Opera até. E com as minhas extensões favoritas, claro.

Este post é antigo (2008-07-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.