Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Enviando e-mail com Perl, via SMTP autenticado

“Algum tempo atrás precisei escrever um pequeno script em perl para envio de e-mails, o objetivo era criar um sistema de alerta personalizado para uma empresa em que trabalhava. Vasculhando a internet encontrei dúzias de códigos que se propunham a resolver meu problema, grande parte era falho ou tinha alguma limitação. Minha solução foi encontrada com a biblioteca Net::SMTP_auth, uma irmã menos conhecida da bem difundida Net::SMTP.”

Enviado por Ricardo Vieira (pascal·linuxΘgmail·com) – referência (tarzxvf.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

            Legal!
            Sempre que precisei escrevi meu próprio script em PHP com conexão e troca de mensagens via socket, é sempre bom conhecer uma alternativa a mais…
            Recentemente, numa lista de discussão, um colega precisava de algo para assim para um sistema enxuto, e por coincidência, um dia depois, também precisei para de um para terminais burros e roteadores praticamente sem recursos de software, isto é, sem muito o que fazer com o busybox, então criei um programinha em C, o EnvMail: http://www.juniorpolegato.com.br/?envmail
            Com o EnvMail, que tem uma versão compilada com um gcc antigo para roteadores com bibliotecas C antigas, basicamente baste ter o linux e a biblioteca C usada, que tem que ter mesmo, é possível enviar um e-mail autenticando-se no SMTP sem TLS, que é preciso ter as bibliotecas do OpenSSL.
            Outra característica interessante é que o e-mail enviado vai em formato TEXTO e HTML alternativos.
            Desculpe a “propaganda”, mas considerei interessante colocar aqui para ti e outros que precisem de solução semelhante quando não tiver um PERL ou PHP por perto.
            Valeu pela dica. Abração.

    Particularmente não achei até hoje uma linguagem tão mão na roda pro meu trabalho como administrador de sistemas.

    nobody (usuário não registrado) em 18/03/2008 às 5:40 pm

    Excelente programa para envio de e-mail:

    http://caspian.dotconf.net/menu/Software/SendEmail/

    Valeu conferir!!

    Do site:

    About SendEmail
    SendEmail is a lightweight, command line SMTP email client. If you have the need to send email from a command line, this free program is perfect: simple to use and feature rich. It was designed to be used in bash scripts, batch files, Perl programs and web sites, but is quite adaptable and will likely meet your requirements. SendEmail is written in Perl and is unique in that it requires NO MODULES. It has an intuitive and flexible set of command-line options, making it very easy to learn and use.
    [Supported Platforms: Linux, BSD, OS X, Windows 98, Windows NT, Windows 2000, & Windows XP]

    Olá,

            Conhecia este SendEmail, mas na época não suportava TLS, legal saber que tem suporte agora.
            Como disse anteriormente, o problema é quanto se tem um sistema enxuto e ter que instalar PERL, seus módulos e as bibliotecas binárias para os módulos se torna problemático.
            O legal mesmo é entender e fazer sua própria solução, para aprender, depois se achar este ou aquele programa livre bom, pode colaborar. ;)

Este post é antigo (2008-03-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.