Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Entenda os principais pontos do projeto de lei contra crimes eletrônicos

O projeto de lei recentemente enviado pelo Senado à Câmara tipifica e estabelece a punição para crimes eletrônicos como criação e a propagação de vírus, phishing, invasões de redes, acesso e divulgação indevida de dados e pedofilia.

Na Câmara dos Deputados o projeto ainda deve passar pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Educação e Constituição, Cidadania e Justiça, para então ser votado em plenário. Não poderão ser feitas novas modificações ao projeto.

Saiba quais são os principais pontos previstos na atual versão do projeto, no artigo em 3 partes publicado pelo IDG Now, no link a seguir.

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-07-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    wtf (usuário não registrado) em 11/07/2008 às 2:37 pm

    Como assim “Não poderão ser feitas novas modificações ao projeto”?

    Droga, estamos perdidos. Eles não vão vetar esse projeto inteiro… Ele tem coisas úteis. Mas ainda existem problemas no texto dele…

    Adelar da Silva Queiróz (usuário não registrado) em 11/07/2008 às 3:04 pm

    Talvez signifique que não é permitida a inclusão ou exclusão de pontos…
    O principal problema na versão atual é o armazenamento de dados dos usuários pelos provedores. O custo para isto é extremamente alto e que pode até mesmo falir alguns provedores de menor poder aquisitivo.

    wtf (usuário não registrado) em 11/07/2008 às 3:09 pm

    Adelar, concordo que é esse ponto que deveria ser mudado. Mas e agora? Se pontos não podem ser excluídos, como fica? =(

    DStolf (usuário não registrado) em 11/07/2008 às 3:30 pm

    vou repetir um post:

    um absurdo obrigar que os provedores forneçam informações confidencias à justiça sem a necessidade de mandato judicial.

    não falo nada sobre o prazo, a inviabilidade técnica é uma coisa temporária: a 5 anos atrás ninguém nem sonhava com armazenamentos de 1 tera ou mais. m
    as transformar o provedor em juiz que deve julgar o que seus usuários fazem e entregar informações sem ação judicial, isso é um absurdo.

    TOR na veia.

    Lucas Fernando Vasconcelos de Arruda Amorim (usuário não registrado) em 11/07/2008 às 3:40 pm

    DStolf o absurdo maior é o provedor ser obrigado a gravar e a denunciar.

    O provedor deveria é ser proibido de gravar, só podendo fazer isso com prévia autorizacao.

    Só com um mandato esses dados deveriam ser guardados, como por exemplo, grampear uma linha.

    Agora, gravar quais foram os ips e horários que um determinado cliente do provedor utilizou, isso é obrigacao.

    Só queria avisar à turma preocupada com a privacidade que o Guia do Hardware publicou hoje um EXCELENTE artigo sobre privacidade na internet, tirado da Free Software Magazine. Sou suspeito para falar porque fui eu que traduzi o artigo :-) mas é bom mesmo.
    http://www.guiadohardware.net/artigos/ferramentas-linux-seguranca/

    Paulo (usuário não registrado) em 11/07/2008 às 7:25 pm

    Bom, a alegação que o projeto de lei não poderá sofrer alterações depende. Se o projeto de lei teve sua origem no Senado (o que me parece que sim, por ter sido feito pelo Senador Azeredo), a Câmara do Deputados atuará como Casa Revisora, podendo propor emendas, alteração ou supressão de texto.
    Agora se o projeto iniciou na Câmara e o Senado atuou como Casa Revisora, realmente não poderá haver qualquer alteração. Ou se aprova, ou se rejeita.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 12/07/2008 às 2:17 am

    Depende. Projetos polêmicos podem ter vetos…

    Douglas (usuário não registrado) em 12/07/2008 às 11:57 pm

    O que estes politicos querem é se mostram, ganhar votos dizendo que eliminaram da internet brasilieira pedofilia e pirataria, isto que eles estão fazendo só irá prejudicar o povo inocente, pois 80% do povo que usa a internet no brasil acessa de forma indesejavel sites de conteudos subversivos, sem querer através de links ou iframes dentro de páginas que eles navegam ou como propaganda por e-mail e massa, e agora como eu ficarei, vou ser preso pq estou inocentemente navegando na net.

    muitos vão falar, quem não deve não teme, mas não é bem assim, se tratando de politicos e votos, eles vão sacrificar alguns para gerar opinião das massas mais faceis de manipular e que não entendem como funcionam as coisas na internet, e nós usuarios iremos pagar o pato em pinitenciarias.

    outro ponto interessante é, eu vou desde já preparar com o advogado da minha empresa documentação para mandar a algum juiz, porque trabalho com dados restritos e eles não vão poder armazenar nadinha de nada que minha empresa faz.

    e tenho certeza muita e muita gente e empresa vai conseguir abias corpus(acho que escreve assim), por este e outros motivos.

Este post é antigo (2008-07-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.