Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Emesene, um bom cliente MSN em ambiente livre

“Sempre que vamos migrar alguma maquina de amigo/parente/conhecido ou até mesmo encontrar um conjunto de soluções para várias maquinas de acesso publico, tal como um telecentro, nos deparamos com alguns problemas nas necessidades de determinados usuários e as ferramentas que temos hoje disponível nas soluções livres.

Há alguns meses atrás, eu tive problemas com a adaptação de meus sobrinhos com o AMSN, eu mesmo não gosto muito dele, pois é bastante lento e tem travado diversas vezes na maquina deles. Coloquei esse software, pelo suporte a Webcam, mas descobri um software realmente fantástico.

O Emesene é um software feito na linguagem python, com interface gtk, com um código bastante otimizado. O que o torna bastante eficiente.”

Enviado por Rafael Gomes (rafaelgomesΘprojetofedora·org) – referência (techfree.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Alex Spenassato (usuário não registrado) em 24/11/2008 às 9:42 am

    é otimo, saí do amsn pelos mesmos motivos!

    Bruno (usuário não registrado) em 24/11/2008 às 9:42 am

    Ótimo cliente msn! passei a usar ele, pois o pidgin estava recebendo mutio spam (não há opção de não receber msgs de quem nãop está na lista). No emesene não há spams e possui um tema muito bonito dos ícones, além de ser extremamente leve!

    só faltou opção de receber arquivos automaticamente.

    recomendo!

    Ricardo (usuário não registrado) em 24/11/2008 às 9:59 am

    Eu ainda uso o aMsn pelo suporte a WebCam. O Skype 2.0 pra Linux tem suporte a cameras?

    Caio Ariede (usuário não registrado) em 24/11/2008 às 10:02 am

    É, o código das versões 1.x do emesene não são tão otimizados, na verdade é uma bagunça imensa.

    O emesene esta um pouco parado devido ao andamento do aMSN2, que foi uma junção dos desenvolvedores do aMSN e do emesene. Porém além disso o desenvolvimento do emesene não vai parar.

    O Mariano Guerra, “pai” do projeto já esta trabalhando a um bom tempo na versão 2.0 do emesene, codinome mesynier, por esse mesmo motivo. Esta sendo criada uma estrutura bem otimizada em relação a versão anterior.

    O suporte a webcam hoje é disponível em formato de patch, não sei se já esta disponível no SVN.

    ótimo software :D

    Já tentei usar o emesene no windows uma vez, mas estava muito bugado. No Linux uso o Pidgin, mas ando enfrentando, de uns 20 dias pra cá, o mesmo problema do Bruno aí de cima. Conectei em minha conta de outro computador através do live (para testar o sistema) e, não sei se foi isso, mas à partir de então vivo recebendo spam no msn… tá chato pra caramba, vira e mexe a janela do pidgin abrindo com spam.
    Acho que vou testar o emesene… Ah, umas dúvida: ele funciona só com msn ou é compatível com outros protocolos? É que gosto de usar o gtalk tb…

    Acabei de testar no XP aqui do trabalho:

    - Não aparece nehum contato na janela pricipal.E como se eu não tivesse nehum contato cadastrado. É, vou ter que esperar mais um pouco pra usar o emesene…

    Outra coisa, mas menos problemática:

    Ele está em inglês…

    Fatal error
    This is a bug. Please report it at: http://www.emesene.org

    Traceback (most recent call last):

    File “emesenelibSoapManager.pyo”, line 92, in process

    File “emesenelibSoapManager.pyo”, line 57, in process

    File “emesenelibMsnOIM.pyo”, line 65, in handle

    File “emesenelibMsnOIM.pyo”, line 179, in parseOIM

    File “email__init__.pyo”, line 56, in message_from_string

    File “emailparser.pyo”, line 12, in

    File “email eedparser.pyo”, line 27, in

    File “emailmessage.pyo”, line 86, in

    File “emailmessage.pyo”, line 786, in Message

    File “email__init__.pyo”, line 79, in __getattr__

    ImportError: No module named iterators

    zer0c00l, já ouviu falar no OpenWengo?
    É um cliente VoIP com suporte à áudio – já pensou se não fosse? :-) – e vídeo, e, além de ser opensource, tem uma “interface bonitinha”, bem mais que a do skype :-)

    Ah, e suporta outros protocolos também, como MSN, etc. Só não testei o suporte à webcam no MSN, mas todos sabemos que áudio e vídeo no MSN é uma bos*a.

    É um programa aberto, de boa qualidade, comparável ao Skype, mas ninguém conhece!

    Atualizado: Parece-me que o projeto mudou de nome. Agora é qutecom.

    Não sei porque as pessoas dependem tanto do MSN como se ele fosse a salvação do mundo. Tem o pior suporte à audio e video que existe! Ele é um bom programa de mensagens texto, mas é péssimo, do ponto de vista “técnico” em se falando de áudio de vídeo.

    Espero que o suporte à vídeo do gtalk seja bom , já que é baseado em protocolos abertos e com bom suporte à áudio e vídeo. Quem sabe assim consigamos convencer as pessoas a usar outra coisa que não somente o MSN, mesmo que, embora não exista gtalk para Linux, o google tem sob licença aberta todas as bibliotecas e especificações de seu programa: a libjingle, que permite que outros programas possam conversar normalmente com o gtalk.

    O problema é sair da mão da Microsoft e cair nas mãos do Google! hauahau

    Don’t be evil.

    Ainda uso o MSN por alguns motivos, como o fato de muitos de meus contatos usarem este programa e a MS não criar compatibilidade entre seu programa e outros protocolos (sempre culpa da Microsoft, viu? :-)), mas pouco a pouco estou migrando meus contatos para o gtalk. Na verdade apagando os contatos do msn e criando novos no outro… hauahua

    O programa MSN é muito legal, assim como outros programas da Microsoft, como o Office 2007, etc. Mas esta mania da Microsoft de fazer coisas que funcionam somente DE Microsoft PARA Microsoft EM Microsoft irrita qualquer um…

    O google pelo menos finge que liga para as pessoas :-)

    Jean (usuário não registrado) em 24/11/2008 às 10:56 am

    Embora o comentário não seja referente ao Emesene, achei estranho a reclamação de alguns referente a SPAM no pidgin, utilizo no windows e não recebo SPAM algum.

    Só ir em Ferramentas/Privacidade e configurar corretamente a conta.

    Sergio (usuário não registrado) em 24/11/2008 às 11:30 am

    Dos clientes de MSN que eu já testei no Linux, eu achei o emesene um dos mais compatíveis com a rede MSN. Por exemplo, conversas em modo invisível. O pidgin, na versão 2.5 parece que trouxe esse recurso também. Mas não funciona muito bem. É por isso que eu tenho saudades do ICQ onde tudo funcionava perfeitamente =)

    Porem não uso o emesene por dois motivos:
    1 – Só tem suporte ao MSN. No Pidgin eu posso ficar conectado no MSN, ICQ e Gtalk.
    2 – Depois de algumas horas conectado, o emesene começa a comer a minha memória RAM. Ele conseguiu o feito de consumir mais RAM que o Eclipse (e olha que o Eclipse é campeão em detonar a RAM) =)

    Sobre o lance de SPAM que o pessoal comentou aí em cima, eu fico conectado o dia inteiro com o pidgin e nunca recebi nenhum SPAM.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 24/11/2008 às 11:54 am

    Tentei usar o Emesene várias vezes, na última a versão 1.99, mas ele tem mais bugs que o próprio aMSN… Larguei de mão por causa disso.

    Uma boa solução para usar o aMSN é redirecionar a porta TCP 6891 para o IP do host onde exista o aMSN, a estabilidade melhora bastante e os recursos funcionam melhor (transferência de arquivos, webcam e etc). Depois disso ele virou meu cliente MSN padrão.

    Ruy (usuário não registrado) em 24/11/2008 às 12:05 pm

    Tem o Mercury Messenger tambem.
    Ele eh feito em Java.
    Teoricamente, ele tem suporte a web cam.
    Mas eu anida nao consegui configurar.

    Embora o comentário não seja referente ao Emesene, achei estranho a reclamação de alguns referente a SPAM no pidgin, utilizo no windows e não recebo SPAM algum.
    Só ir em Ferramentas/Privacidade e configurar corretamente a conta.

    Tem razão Jean, eu havia acabado de postar e fui dar uma olhadinha no pidgin e lá estava a opção que vc mencionou.

    De qualquer forma, obrigado.

    Luiz (usuário não registrado) em 30/11/2008 às 1:45 am

    Esse software é podre, bugado, não sei como acham ele bom, já procurei em tudo que é site mas não achei substituto para o msn, já testei masi de 15 software de msn mas o unico que me agradou existe somente pra linux, é o kmess, precisa de uma gabiarra para funcionar experimental no windows, prefiro nem fazer.

    Viana (usuário não registrado) em 30/11/2008 às 11:36 pm

    eu mesmo uso o emesene e aprovo ;D

    Escrevi um artigo sobre clientes MSN para Linux há um bom tempo no fórum do MeioBit. Desde que descobri o emesene venho usando ele e, mesmo tendo alguns bugs na parte de contatos e envio de arquivos, ele é o cliente MSN mais simpático e promissor que eu conheço, além dos seus plugins que são show. O KMess também é legal (tem outros bugs), mas eu não uso KDE.

Este post é antigo (2008-11-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.