Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Em carta, presidente afirma que Software Livre é sinônimo de pluralismo

A leitura da carta do presidente por Marcos Mazoni na abertura do FISL “furou” (mas só parcialmente) nossa previsão expressa na notícia “Presidente Lula recebe Comissão Organizadora do 9º Fórum Internacional Software Livre“: “Convites ao Presidente da República são uma tradição do FISL, e de modo geral resultam em um discurso em vídeo exibido na abertura do evento, geralmente também acompanhado da presença de um ministro representando oficialmente o chefe do poder executivo federal.” Segue texto enviado pelo leitor:

“Durante a abertura da 9ª edição do Fórum Internacional de Software Livre, o presidente da República declarou que o Software Livre é uma política de governo. A declaração foi dada em carta dirigida aos participantes do evento, lida pelo diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni.

Nesta quinta-feira, 17, começou, em Porto Alegre (RS), o Fórum Internacional de Software Livre – fisl 9.0. Até sábado, 19, os organizadores esperam receber mais de 20 mil visitantes que irão debater o assunto em diferentes níveis: político, econômico e social. “Todos os nossos números são recordes. Nunca tivemos tantos trabalhos, caravanas e eventos comunitários inscritos”, contabiliza Sady Jacques, presidente do fisl 9.0. “Estes dados revelam que o Software Livre vai tomar conta do Brasil e do mundo”, prevê.

Berço da inclusão: Durante a cerimônia de abertura, o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, representou o presidente Lula, que enviou carta aos participantes destacando a vocação libertária da cidade sede do evento. “De hoje em diante, o berço do Fórum Social Mundial também é a terra do Fórum de Software Livre Brasileiro”, comparou.

Para Lula, “pensar em Software Livre é pensar no Brasil da inclusão”. “A qualidade desta saída tecnológica está na liberdade de criação, no incentivo à criatividade e na independência com relação aos monopólios estrangeiros”, afirmou em trecho no qual destaca também o pluralismo do SL. “Qualquer pessoa pode alterar os códigos e transformar a solução de acordo com suas necessidades”, apontou.

Além da leitura carta, Mazoni fez um breve histórico sobre o fórum e observou o crescimento no número de participantes. “As expectativas foram superadas desde a primeira edição. Começamos com 1200, hoje já são mais 20 mil”, observou Mazoni que participou da organização da primeira edição. “O SL é uma realidade, só não enxerga quem não quer”, concluiu.

Envolvimento da União: Prestigiaram a abertura autoridades de diferentes níveis de governo. O representante do governo municipal foi Zilmiro Tartai, diretor técnico da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação de Porto Alegre – Procempa. Ele destacou a importância da capital gaúcha receber um evento deste porte. “Porto Alegre, até sábado, é a capital mundial do SL”, disse.

Também participou da abertura o governador do Paraná, Roberto Requião. Durante seu discurso, ele falou sobre os avanços alcançados com o Software Livre em seu estado. “Só com a utilização do Expresso, o Paraná economizou R$ 75 milhões em licenças. Com estes recursos, pudemos construir 70 escolas”, afirma. “E a principal conquista não é a economia gerada, é sim a democratização do conhecimento e a independência de tecnologias estrangeiras”, completa.

Pelo Governo Federal, também esteve presente Rogério Santana, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. “Os códigos abertos estão revolucionando a forma do governo se relacionar com o cidadão”, afirma. A vice-presidente de Tecnologia da Caixa Econômica Federal, Clarice Copetti, lembrou que as soluções livres não podem mais ser encaradas como uma plataforma sem segurança. “Se até os bancos estão usando-as, a segurança já é uma discussão ultrapassada”, diz.

Conhecimento plural: Nesta edição do fisl 9.0, maior encontro de SL da América Latina, o Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro participa com estande, no qual expõe soluções livres, e com palestras para compartilhar suas experiências na adoção desta plataforma tecnológica nos sistemas do Governo Federal.

No fisl 9.0, o Serpro também assinou protocolo que torna livre a licença do Sistema de Apoio à Gerência Unificada de Informações – Sagui.”

Enviado por Tiago Macini (tiago·maciniΘserpro·gov·br) – referência (serpro.gov.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 19/04/2008 às 11:57 am

    Deixa eu entender direito isso: um funcionário de 4º ou 5º escalão lê uma carta escrita por assessores (provavelmente dos mesmo funcionário de 4º ou 5º escalão), obviamente atribuída ao Pres. Lula por questões políticas, e todo mundo fica achando tudo muito lindo tudo maravilhoso…

    Pena que a ação não segue o discurso no mesmo tom . . .

    metaRmofosU ambulantO (usuário não registrado) em 19/04/2008 às 12:19 pm

    Para Lula, “pensar em Software Livre é pensar no Brasil da inclusão”. “A qualidade desta saída tecnológica está na liberdade de criação, no incentivo à criatividade e na independência com relação aos monopólios estrangeiros”, afirmou em trecho no qual destaca também o pluralismo do SL.

    Demagogia barata principalmente em época de eleições eh muito fácil.

    Mas ele precisa saber que SL NÃO É demagogia e muito menos trampolim de políticos corruptos e oportunistas que se valem de qualquer coisa pra arrebanhar uns votos a mais.

    ASF (usuário não registrado) em 19/04/2008 às 1:51 pm

    So o evento fosse promovido pela FIESP ou FEBRABAM (eu não tenho nada contra estas duas instituições, muito pelo contrário), quem sabe o presidente estaria presente.

    Acho a notícia muito incompleta. Da carta do Presidente, quase nada foi dito, somente umas frases provavelmente fora do contexto. O título deveria ser outro, focando a abertura, não a carta.

    Sinto-me enganado.

    Quanto ao Presidente ter enviado uma carta, eu posso aceitar numa boa. Governos passados simplesmente empinavam o nariz enquanto sonhavam com a Sorbonne…

    Revoltado (usuário não registrado) em 19/04/2008 às 8:52 pm

    Quanto ao Presidente ter enviado uma carta, eu posso aceitar numa boa. Governos passados simplesmente empinavam o nariz enquanto sonhavam com a Sorbonne…

    Esquerdistas não enxergam um palmo na frente do nariz mesmo…

Este post é antigo (2008-04-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.