Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Eclipse: uma IDE para cada vez mais linguagens

“O Eclipse, IDE inicialmente projetada para desenvolvimento em Java, hoje conta com poderosas e inúmeras modificações e plugins para integrar ferramentas de desenvolvimento em várias linguagens, como PHP, Rails, C/C++, SQL, iPhone, todas as linguagens WEB e até algumas mais remotas, como COBOL. Por isto, tem se tornado indispensável para programadores e mesmo alguns web designers. (…)”

Enviado por Gabriel (ggaglianoΘgmail·com) – referência (pajeonline.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-10-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Caio Ariede (usuário não registrado) em 6/10/2008 às 4:28 pm

    Opa, parabéns pelo artigo.

    Eu particularmente não utilizo Eclipse, pois acho ele muito pesado, mas pra algumas ocasiões ele é muito útil mesmo, me ajudou por exemplo no desenvolvimento de aplicações j2me.

    ps: Só eu acho o Eclipse pesado?

    Leandro Hamid (usuário não registrado) em 6/10/2008 às 4:35 pm

    Eu não tenho o costume de utilizar IDE’s de desenvolvimento, sou a favor de um bom e velho editor de texto.Obiviamente o Eclipse tem o seu valor, um dos diferenciais pra mim com relação ao Eclipse é o esquema de “debugagem” de código!

    Marcos (usuário não registrado) em 6/10/2008 às 4:57 pm

    Caio,
    Provavelmente não é só você que acho o eclipse pesado, mas isso depende mais do uso que você faz dele do que de uma característica absoluta. Para uso normal de desenvolvimento Java (por exemplo) ele é bem mais leve que Netbeans e bem mais leve que o Kdevelop para programar em C++.

    O que muita gente estranha do Eclipse é que ele compila o seu código na entrada e depois faz isso incremental (a cada linha que você escreve), e não na hora que você vai rodar. Isso é uma diferença de perspectiva e não de carga (quando você aprende a tirar proveito dela vai ver que ele é muito mais leve).

    Para minha medida de carga usei as IDEs citadas no meu EEEPC e medi a carga da CPU e memória com os ambientes carregados e o tempo para colocar a aplicação no AR depois de compilar;

    lala (usuário não registrado) em 6/10/2008 às 5:02 pm

    VIM comanda! :^)

    Gildson (usuário não registrado) em 6/10/2008 às 5:47 pm

    Eu particulamente não uso o Eclipse, atualmente estou utilizando o Netbeans. Só que cada um destas IDE´s tem um tipo particular de trabalhar. Por exemplo estou fazendo um projeto com BD OO (DB4O) e o NB não oferece um plugin para conectar o object Manager do DB4O, mas o eclipse oferece esta funcionalidade. Uma idéia seria unir o melhor dos dois. Cito aqui o Dreamwaver (Adobe System) que até pouco meses atras usa ele para desenvolver alguns site em asp, php,html …. ele é muito bom para auxiliar na montagem do layout, apesar que eu uso mais a parte ‘soucer’ dele.

    Abraços a todos

    Henrique (usuário não registrado) em 6/10/2008 às 7:19 pm

    “em várias linguagens, como PHP, Rails, C/C++, SQL, iPhone”

    Rails? iPhone!?!?

    Leandro Hamid (usuário não registrado) em 7/10/2008 às 10:28 am

    É Henrique também fiquei na dúvida!!!

Este post é antigo (2008-10-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.