Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Easy Channel, instalador de pacotes extras do Epidemic

O Epidemic é uma distribuição brasileira que, apesar de nova, tem se preocupado em desenvolver tecnologia própria. Entre os programas desenvolvidos pela equipe do Epidemic, podemos citar o Epidemic-Installer (um instalador extremamente rápido e fácil de usar), o Ecommunity (um programa desenvolvido com a finalidade específica de dar os devidos créditos a quem, de qualquer forma, colabora com o desenvolvimento do Epidemic) e o próprio Easy Channel, um instalador de pacotes especiais, ou seja, a) pacotes que precisam ser compilados, b) pacotes que apesar de importantes para o sistema, não puderam ser incluídos no CD do Epidemic por razões de ordem legal, c) pacotes que não se encontram nos repositórios oficiais, ou que, por qualquer motivo, possuem um processo de instalação um pouco mais complexo.

Projetado para ser graficamente bem estruturado e, ao mesmo tempo flexível, o Easy Channel foi escrito em C++, sob a forma de um módulo do KControl (o Centro de Controle do KDE) e utiliza os conceitos de um Script Runner, para permitir que novas tarefas possam ser acrescentadas à sua interface, com a simples inclusão de um script bash.

Atualmente, o Easy Channel conta com 19 pacotes que podem ser instalados ou removidos com um simples clique. A lista inclui alguns programas bastante interessantes, tais como: Wine-Doors, Virtual Box, Skype, Picasa, Google Earth, AstroMenace, Opera. Outro detalhe interessante do Easy Channel, é que ele foi projetado pensando em estimular o desenvolvimento comunitário da distribuição, por isso ele possui integração com o Ecommunity. Os nomes dos autores das tarefas do Easy Channel são listado em sua interface gráfica e ao clicar sobre o nome, abre-se uma janela do Ecommunity com os dados pessoais do autor da tarefa e com todas as suas contribuições para o desenvolvimento do Epidemic.”

Enviado por Renata Heleno (renatahelenoΘyahoo·com) – referência (epidemiclinux.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    cristo (usuário não registrado) em 16/06/2008 às 1:53 pm

    Agora essa distribuição já garantiu seu foco.

    Sei que tem a camapanha “nunca irei fazer uma distro linux”, mas de uma forma ou de outra tenho que dar ponto para o Epidemic por está montando seus softwares.

    Pois uma distro que só faz mudar papel de parede, para mim nem é distro, mas uma distro que está criando ai posso até considerar como distro, mas seria ótimo se usassem um novo sistema de pacotes até mesmo para testar novas idéias e abandonar os .debs e .rpms da vida.

Este post é antigo (2008-06-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.