Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Distribuição nacional: LinuxFx Burntux RC4 DVD

“Depois de alguns meses de desenvolvimento, eu terminei o Linuxfx Burntux, disponibilizando a versão RC4 em DVD. As principais diferenças desta versão para a RC2 é a atualização base dos pacotes do sistema (principalmente o KDE, agora na versão 3.5.10), a implementação do KDE 4.2, a instalação da maioria dos pacotes multimídia disponíveis, para compatibilidade completa dos arquivos multimídia, Dual Kernel Boot (O sistema já inicia com 2 kernels na lista, isso assegura a compatibilidade completa com modelos de hardware diferente) e muitas melhorias na interface gráfica e painel de configuração do sistema. O tamanho total da imagem é de 2.4GB, incluindo muitos aplicativos úteis.

O Linuxfx Burntux é desenvolvido usando como base o debian de teste e o ubuntu 8.04, com algumas alterações no kernel, aparência e implementação de alguns painéis de configuração e scripts desenvolvidos em C++ e Gambas2, voltado para desktops e diversão eletrônica.”

Enviado por Rafael Wagner (rafaelΘlinuxfx·org) – referência (linuxfx.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-12-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Bah (usuário não registrado) em 3/12/2008 às 4:17 pm

    Não tem em CD não?

    Vou manter minha posição crítica e debochada sobre isso reafirmando uma frase que já tenho repetido a alguns anos e que embora tenha sido muito criticada na época hoje em dia tem recebido “adeptos”:
    MAIS DO MESMO.

    Depois que descobriram que o Ubuntu é bom, todo mundo quer pegar carona. Altera o papel de parede, cria meia-dúzia de scripts que fazem o mesmo que outros, cria um sitezinho onde o conteúdo é um CTRL-C + CTRL-V do que diz nos site de cada aplicação, bla bla bla e pronto. Ta ai a sua nova distro “Qualquerbobagenix Enterprise Turbo PRo” para principiantes.

    Francamente!!!

    Bah (usuário não registrado) em 3/12/2008 às 4:27 pm

    Você não recomenda então Welrbraga? Melhor ficar com o Windows?

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 3/12/2008 às 4:39 pm

    welrbraga, quanto à customização de uma distro que já faz sucesso, realmente me parece esforço desnecessário.
    Esforço este que, acredito eu, será “filtrado” pelo desuso da distribuição.
    Mas, não podemos impedir a liberdade de ploriferação de distribuições.
    Caso contrário, eu jamais conheceria o Archlinux, (por exemplo! :D) e nem o Ubuntu existiria.

    Abraços.

    Mota (usuário não registrado) em 3/12/2008 às 4:41 pm

    O que eu mais achei interessante foi esse nome “LinuxFx Burntux”.
    Imaginem um amigo seu, chegando em sua casa ou sua namorada e perguntando “Ei que Windows é esse em seu computador?” e você responde “Esse não é o Windows é o LinuxFx Burntux” HAMM ?.

    usuario linux (usuário não registrado) em 3/12/2008 às 5:27 pm

    Eu fico pensando como a variedade torna a vida interessante.

    Há lugar para o azedo, o doce e o amargo. Há também o simples e o complexo. Montanhas, vales e planícies. O frio gelado do ártico e calor escaldante do Saara. A serena tranqülidade de um lago e as ondas que amedrontam do mar.

    E assim vai. A vida é mais interessante com tantas variedades de frutas, hortaliças, animais e peixes. É verdade que na aparência algumas frutas são parecidas com outras, como a laranja, lima, limão e a tangerina, mas o sabor é bem diferente. O mesmo acontece com frutas bem diferentes na aparência, mas com sabores parecidos. Não é o fato de já ter saboreado muitas frutas, que eu fico sem vontade de experimentar uma nova fruta. E nem questiono se a fruta é paga, pois alguém teve o trabalho de encontrá-la.

    Eu poderia falar aqui ainda de muitas variedades que tornam a vida interessante.

    E o que tem a ver tudo isso com o tópico? Percebo que as pessoas que criticam o fazem sem apresentar uma solução. Solução não é falar, é fazer. Faça e divulgue, ou use apenas você mesmo e talvez uns poucos escolhidos por você que serão privilegiados, sei que haverá alguém interessado na sua ideía. Se for o caso, cobre pelo seu serviço.

    Mesmo que o que você for fazer seja nada, você terá oportunidade de mostrar os resultados sem ter feito nada. Mas terá de fazer, mesmo que seja nada, mas com resultados, não apenas falar.

    Penso que a vida sem monotonia é mais interessante.

    Quanto ao nome, não acho extravagante, não mais do que os nomes e siglas dados para determinados modelos de carro e moto, e não deixamos de convidar a namorada por causa disso.

    Se alguns usam um nome, digamos, mais popular e acessível, como JEGUE, alguns criticam, se usam outro nome, digamos, mais “internacional” e menos animal e popular, também criticam.

    Mas não entendam que estou dizendo que não devam criticar; é bem divertido ler alguns comentários.

    Que nome mais estranho…
    Ainda vou criar a minha distro FudebaSuperUltramatixTutudaSerra…

    Marcelo (usuário não registrado) em 3/12/2008 às 5:48 pm

    Tá mais com cara de personalização do que distribuição.

    Lembram das outras divulgações do linuxfx, que tinha o português sofrível? Olha como melhorou! Agora dá pra entender o que o cara quer dizer!

    Burntux é alguma sugestão pra queimar o tux?

    MaxRaven (usuário não registrado) em 3/12/2008 às 5:52 pm

    Uia, ninguém mais lembra desta distro, é aquela, dos erros ortográficos, violação de direitos de uns e tudo mais que já fez muito a alegria dos comentaristas.

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 3/12/2008 às 6:43 pm

    Eu lembro.

    CJ_Exploit (usuário não registrado) em 3/12/2008 às 7:39 pm

    Uma distro como esse com aparência de windows, serve mais para as pessoas que querem ir para o linux mas tem medo pq algum amigo seu disse que linux e dificil! Logo quando ele vê uma distro como essa que tem aparência similar a do windows, ele cria uma “coragem” para instalar a distro.

    E em relação ao nome achei muito complexo, poderia colocar algo mais facil de pronunciar!

    Claudiomar (usuário não registrado) em 3/12/2008 às 9:07 pm

    Customização, pelo Wikipedia é : “A palavra customização é empregada no sentido de personalização, adaptação. Desta forma, customizar é adaptar algo de acordo com o gosto ou necessidade de alguém.”

    Distribuição Linux, pelo Wikipedia é :”GNU/Linux é um sistema operacional ontem baseado em software livre. Uma Distribuição GNU/Linux (ou simplesmente distro) é composta do kernel do Linux e mais uma série de aplicativos com vários propósitos. Muitas pessoas e empresas ao redor do mundo criam e distribuem – gratuitamente ou cobrando por isso – suas distros. Algumas distribuições são maiores que outras, cujos tamanhos podem variar desde um disquete a vários DVDs, passando por pen drives, CDs e mini CDs.

    Cada distro tem o seu propósito. Podem ser feitas especificamente para computadores desktops, laptops, servidores de redes, servidores de aplicações, servidores de banco de dados, handhelds, telefones celulares e outros.

    Das inúmeras distribuições existentes as de maior destaque em ordem alfabética são: Debian, Fedora, Mandriva, Red Hat, Slackware, SuSE, Ubuntu, entre outras.”

    Então o “Linuxfx Burntux” é para mim uma customização.

    @ MaxRaven

    “Para adquirir um DVD do burntux, mande um e-mail para suporte@linuxfx.orgEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. que [erro de Português]dispacharemos [/erro de Português]para qualquer lugar do globo (os custos de correio e adicionais serão inclusos).”

    Os erros começam pelo site …

    zer0c00l (usuário não registrado) em 3/12/2008 às 10:26 pm

    Pelo amor de deoooos Mais uma distribuição Linux? Vou lançar uma nova campanha: “Uma distribuição Linux para cada usuário”.

    Reuel Ramos Ribeiro (usuário não registrado) em 3/12/2008 às 10:33 pm

    Mais uma das tantas distribuições que já existem D=
    Acho que é por isso que o Linux não cresce tanto quanto podia

    Gilberto Nunes (usuário não registrado) em 3/12/2008 às 10:54 pm

    Pow!
    Vocês falaram tanto da distro que o site tá dando 500 Internal Server Error. (Ou foi algum DoS rsrs)…
    Acessei o site as 22hs53 e nada do bichinho funcionar…
    Alias, MAIS DO MESMO!! hehehe
    abs

    Estevam (usuário não registrado) em 3/12/2008 às 11:23 pm

    Meu Deus, quanto amargor.
    Se o cara quer fazer uma distribuição, qual o problema, é permitido pela licença. Se colocou coisa que viole a licença, aí não.
    Não interessou, não baixe.
    Testou e não gostou, exponha sua opinião.
    Não conheço nada do que o cara fez, mas botar o Ubuntu para rodar do jeito que um usuário desktop gosta enche a paciência, é codec, é skype, dicionário, acho muito bom se pudesse vir tudo já instalado.
    Pelo menos o cara fez alguma coisa com boa vontade.
    Pior sou eu que quase nunca ajudo nada.

    cardoso (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 12:05 am

    Vocês não se tocaram que o Augusto está tocando um projeto “Uma Distro Por Dia”?

    Está divertido, deixa rolar. Isso não afeta a vida da RedHat, Novell ou Canonical, que fazem as distros relevantes.

    De resto, o Linuxfx Burntux RC4 ganhou o prêmio de distro com melhor nome. Esse caprichou.

    Cadu (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 12:31 am

    Linuxfx Burntux?! HAHAHAHAHAHAHAHAHA

    Joao Emanuel (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 2:03 am

    Realmente daqui a pouco acaba as palavras e nomes complicados para virarem nomes de distros.

    E como o Cardoso já comentou isso não irá afetar as distros de verdade. Então deixem estas distros que não fazem nada além de imitar as existentes serem criadas, talvez algum dia a ficha caía. Mas até lá vai ainda precisar de muito chão.

    suxsys (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 3:54 am

    MAIS DO MESMO³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³

    Mas a vida é assim mesmo… =D

    Gilberto Nunes (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 8:56 am

    E o site ainda tá fora…
    Que pena! Queria dar uma olhada… :-(

    atf (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 9:48 am

    “burntux” !!!
    Parece que vamos ter churrasco de pinguim. Tirando as “penas”, creio que sobra pouca coisa. U(ru)bunto, talvez.

    Benjamim (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 11:00 am

    Sou a favor de uma campanha… “Proibido a criação de novas distribuições em 2009!”. Para o crescimento do Linux ele precisa de padronização! Estes milhares de distribuições criadas com base no Debian(Ubuntu) serão descontinuadas nos próximos 6 meses, sendo assim, porque não investir no desenvolvimento do próprio Ubuntu ? Fedora ? assim todos ganham…

    Romualdo D. (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 12:04 pm

    Gostei mais dessa distro do que aquela que a equipe descontinuou Famelix (esqueci até o nome da porra). AuAUeHauheiUAHeiauhe… realmente ela tah muito melhor!!! soh o nome q é meio foda…

    Linuxissss Fxiiis Baurn Tuxi RC 4….

    Awesomeness!!! AIUhaiuheaiuheiauhe

    Thales (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 12:36 pm

    Mais uma tentativa, uma hora alguem implaca! hahahhahah

    Rafael Wagner (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 6:08 pm

    O Burntux é uma solução voltada a quem não sabe efetuar a instalação dos codecs em geral, instalar uma interface com o KDE3 e 4, não sabe compilar um kernel mais moderno e quer todas as ferramentas já instaladas, configuradas e funcionando perfeitamente. O sistema é utilizado para rodar nossas aplicações comerciais fechadas e eu disponibilizo como base para alguém que queira utilizar em casa. Agora em relação ao nome burntux, eu achei legal o tux pegando fogo, algo como uma impressão de “tão rápido que queima”.

    Rafael Wagner (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 6:14 pm

    Só pra confirmar, o Burntux não é um sistema tão novo assim (6 meses) e o RC4 é só uma atualização do RC2 disponível no site, mas com uma vasta gama de aplicativos baseado no testing do debian (os mais novos) já configurados e pronto para uso, apesar dele ser baseado no ubuntu/debian testing, ele é otimizado para rodar mais rápido e a estrutura de scripts e painéis de configuração são totalmente diferentes (melhorados e adaptados para uso em casa ou em desktops). Este sistema foi projetado para suportar qualquer conteúdo multimídia disponível na internet e sem sofrimentos, disponibilizar muitas fontes para os editors de texto, enfim é para um uso doméstico mesmo.

    Acredito que os que criticam aqui nem chegaram a testar a distro. Pois bem. Eu testei. E gostei. Aliás, no meu note Itautec W7635, funcionou melhor que o Ubuntu. É isso mesmo. Na época, só existia o Ubuntu 7.10, que nem sequer rodou no meu hardware. O Burntux funcionou de primeira. Funcionou o som, o vídeo, internet wireless… Fico pensando que o pessoal do Ubuntu acabou aprendendo um pouco com o pessoal da LinuxFX. Aliás, o Ubuntu 8.04 também deu trabalho para funcionar com o vídeo do meu note. E não adianta falar que o hardware é fraco, que a Itautec não é empresa séria, etc. O Ubuntu se vangloria de funcionar em qualquer hardware. Talvez agora com o 8.10 funcione melhor no meu note, quem sabe? Excelente distribuição, recomendo. Apesar de estar utilizando o Mandriva, o faço porque já sou usuário antigo da mesma. Mas se fosse para trocar, eu trocaria pelo Burntux sem medo de ser feliz.

    Rafael Wagner (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 7:23 pm

    OOps, a insite deu mancada com o meu site, liguei pra eles e eles informaram que é erro interno deles, depois de uma serie de testes, abriram um chamado tecnico e só deus sabe quando volta. É isso. O interessante é que parou de funcionar por completo, na vespera de edição da notícia.

    jotaB (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 10:23 pm

    Fico pensando que o pessoal do Ubuntu acabou aprendendo um pouco com o pessoal da LinuxFX.

    Ah, sim, claro… é claro que foi isso que aconteceu…

    Sinceramente estou farto de tanta distro igual uma das outras. É impressionante como as pessoas gostam de encher o ego com uma bobagem dessas. Tá… eu confesso, já criei uma distro. Quando vi que funcionava eu apaguei tudo rapidinho e voltei para o meu bom e velho RH7.3 (na época eu ainda estava testando distros e concluí que criar mais uma era apenas para confundir mais).

    Pior que isso é que tem um monte de vendedor idiota que vendem computadores com estas porcarias. Eu conheço umas vinte pessoas que compraram notebook com Linux, cada um com um Linux de nome diferente, mas que por dentro era tudo igual e mudava só o papel de parede.

    O que me deixa mais feliz é que eu não estou mais sozinho nesta empreitada de criticar as distros que não acrescentam nada à comunidade.

    Quanto a campanha “Proibido a criação de novas distribuições em 2009!”, estou dentro!!! :) :)

    Cadu (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 11:42 pm

    “Agora em relação ao nome burntux, eu achei legal o tux pegando fogo, algo como uma impressão de “tão rápido que queima”.”

    Again: HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAH

Este post é antigo (2008-12-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.