Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Dicas-L: Lançada a versão 1.8 do GNUTECA

O Gnuteca é um sistema para automação de todos os processos de uma biblioteca, independente do tamanho de seu acervo ou da quantidade de usuários. O sistema foi criado de acordo com critérios definidos e validados por um grupo de bibliotecários e foi desenvolvido tendo como base de testes uma biblioteca real, a do Centro Universitário Univates, onde está em operação desde fevereiro de 2002.

O software é aderente a padrões conhecidos e utilizados por muitas bibliotecas, como o ISIS (Unesco) e o MARC21 (LOC – Library Of Congress). Por ter sido desenvolvido dentro de um ambiente CDS/ISIS, o Gnuteca prevê a fácil migração de acervos deste tipo, além de vários outros. O sistema pode ser utilizado tanto na gestão de pequenos acervos particulares, como para acervos de mais de 100 mil exemplares.

A versão 1.8 conta com várias melhorias e novas implementações, dentre ela podemos citar a implementação do modulo de controle de periódicos, que facilita o gerenciamento das assinaturas através do Kardex.

O Gnuteca é desenvolvido em PHP, com o framework MIOLO e utiliza a base de dados PostgreSQL. É um sistema web e permite que o usuário da biblioteca consulte o acervo de casa. Se a biblioteca permitir, o usuário poderá fazer renovações e reservas via internet.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site do projeto, em http://gnuteca.solis.coop.br

Saiba mais (dicas-l.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2008-05-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.