Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Diário da Nave Linux – Migração de Windows para Linux comentada

“A diversidade de opiniões é a melhor das características em qualquer área do conhecimento, gera discussões, fomenta a concorrência e dá ânimo as pessoas a darem de si sempre o melhor. E é graças a essa diversidade que vemos hoje, no âmbito do computação, e principalmente no mercado de software que, em geral, existem dois grandes perfis de usuários: Defensores do Open Source, Defensores do Software Proprietário.

Sim, essa é uma discussão há muito já debatida. No entanto, a disputa entre os dois polos vem se acirrando muito no último ano. O Open Source, tendo o Linux como carro-chefe, vem ganhando espaço na mídia e nos computadores das pessoas graças a um divulgação intensa. O que leva ao surgimento de um sub-debate dentro desta questão, o debate acerca do ‘processo de migração entre Sistemas Operacionais’.

Quais facilidades e dificuldades encontramos ao migrar, por exemplo, de um Windows para um Ubuntu? De um IE para um Firefox? De um Microsoft Office para um BrOffice?

Pois bem, semana passada foi lançado na internet um BLOG entitulado ‘O Diário da Nave Linux’, neste BLOG são relatadas as experiências e impressões de um usuário totalmente moldado pelo mercado proprietário tentando a migração para o modelo open source. O autor do blog, Ciniro Nametala (codinome ‘Bill’), satiriza e crítica de forma bem humorada com crônicas e textos os problemas que tem enfrentado e as descobertas que tem feito. O objetivo do BLOG é deixar para a posteridade o relato de um caso de sucesso ou fracasso neste processo de migração. O BLOG ainda traz os comentários do colaborar Wanderson Santiago(codinome ‘Wasare’), usuário Linux há mais de 10 anos e que faz o papel de advogado no BLOG.

Vale a pena conferir, acompanhar, comentar e torcer para que ‘Bill’ resolva de vez ser mudar para o ‘Planeta Software Livre’.”

Enviado por Ciniro Nametala (ciniroΘgmail·edu·br) – referência (diariodanavelinux.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Os textos são criativos =) Gostei.

    Godzilla Firefox! hehehe

    espero que ele tenha mais sucesso do que eu.

    Esta semana devo formatar novamente minha máquina e tirar o linux. Vou fazer uma última tentativa com uma outra distribuição, não dando certo eu volto a contragosto para o Windows.

    Minhas impressões:
    -Nautilus: razoável, faz tudo o que eu preciso, mas gostaria que pudesse fazer as operações na janela em árvore (a da esquerda) com oarrastar ou deletar diretórios. falta apenas uns detalhes de usabilidade e um pouco de design para ficar perfeito.

    -navegador: O firefox ficou MUITO lento. pesquisei em alguns foruns e descobri que tinha que desabilitar o ipv6. Ao desabilitar o ipv6 só ficou lento (tipo 3 vezes mais lento que nessa mesma máquina quando rodava windows)

    -Players: o VLC cisma que só pode ficar em tela cheia no meu monitor primário, apesar do secundário ter o dobro do tamanho.

    -configurações do SO: reconheceu sozinho minha placa de vídeo e instalou o driver proprietário sozinho, muito bom. O problema foi que nem com todos os fóruns e tutoriais eu consegui fazer minha multifuncional lexmark funcionar (só a impressora, depois de muita linha de comando). Outro estresse que eu tive foi a configuração dos monitores… Depois de 2 semanas de escovação de bit eu desisti de colocar o monitor grande como o primário e de alinhar corretamente os dois monitores. Quando consegui fazer funcionar (mme resignei a ter o monitor pequeno como o primário) o compiz simplesmente morreu.

    A conclusão que eu cheguei é que o compiz não tem suporte a dual monitor.

    Ou seja, no fim das contas eu tive que realizar diversas concessões devido a limitações do SO. Sem receber o prometido (aumento de performance e estabilidade).

    Vou instalar o SUSE e ver se o meu problema do firefox lento não era específico do GNOME ou do UBUNTU (7 e 8 testados). Não resolvendo volto para o windows até a proxima geração de distros linux.

    postarei o resultado aqui caso o pessoal se interesse.

    Paulo, não acho justo você culpar o sistema por não conseguir instalar a sua Lexmark. Culpe a Lexmark que não produz drivers para Linux. Ou melhor compre produtos que ofereçam esses drivers (Como a HP).

    Job (usuário não registrado) em 15/05/2008 às 3:57 pm

    Bem, não sei que distro vc usa.

    Mas na Linha do Ubuntu, recomendo o LinuxMint, mas esperaria a nova versão que esta para sair em alguns dias.

    Quanto a não fazer operações na arvore a esquerda eu considero isso uma vantagem. Pois ja cansei de arrastar sem ver diretorios do lado esquerdo sem querer no Windows. E meus usuarios tb fazem isso, ai acham que perderam arquivos. Ou você, nunca moveu por engano diretorios na barra esquerda do WindowsEXp.???

    No KDE/Konqueror acho que faz.

    Quanto Suse, a versão 10.3 é boa. eu a Uso no trabalho, que é bom tanto com KDE ou Gnome.

    Mas para Gnome/Nautilus acho o Linuxmint, sem sobra de duvida o mais intuitivo, simples e bem acabado.

    Ja Na linha do KDE, o mais acabado e simples é o PClinuxOS 2007.

    Quanto ao Firefox, se voce não se adapta. O Beta 3, ta bem mais rapido.

    Mas, recomendo tanto em Windows como em Linux o Opera.
    Que é o navegador mais seguro e rapido que existe.

    :)

    Job (usuário não registrado) em 15/05/2008 às 3:58 pm

    AH! SIm,

    O Mint e creio que tb o PClinuxOS, vem com live cd. Assi, vc testa antes de instlar. :)

    Paulo eu gostaria de sugerir que vc tente o Insigne Linux.
    Eu particularmente não o uso, mas já instalei em 3 máquinas de amigos por ser a única a reconhecer o famigerado modem sm56 da motorola. E fiquei impressionado com uma série de melhorias e usabilidade que estavam presentes.
    Até vou arriscar a instalá-lo para avaliar o uso continuamente.
    Nele o ambiente é o KDE com interessantes modificações, e o que você disse a respeito do Nautilus, sobre as limitações que encontrou, talvez sejam sanadas com o uso do Konqueror.
    Quanto ao uso de 2 monitores eu não saberia te responder no momento, mas tenho a impressão de ter visto algo a respeito no Insigne que pode resolver o problema, desculpe-me a incerteza.
    Havendo a possibilidade retorne com suas impressões do Insigne, caso aceite tentar usar.
    Confesso que no começo eu estava bem desconfiando dessa distribuição, mas o último contato que tive me animou a fazer testes novamente.
    Boa sorte e espero que o retorno ao Windows possa ser cancelado, mas se for o caso, não desanime, ao menos tentou.

    lordtux (usuário não registrado) em 15/05/2008 às 4:18 pm

    Paulo, tente instalar o mandriva 2008.1, é uma distro excelente, uso várias, Fedora,Suse,Ubuntu mas o mandriva me surprendeu. Instale ele e adicione os repositorios do easyrpm, garanto que vai gostar, é muito fácil e muito rápida também.

    Paulo, concordo com o amigo Iordtux. Eu já usei Suse 9.3, Ubuntu 5.04, 5.10, 6.06, 6.10, 7.04, Mandriva 2007.1, 2008, Fedora 8 alén de testar Opensuse 10.1, 10.2 e 10.3,PCLinix OS,Mint, Fedora 9,Agora estou usando o Mandriva 2008.1 realmente é muito bom, em minha opinião ele, para uso em desktop, é superior a todos as Distros que já usei.

    Um abraço.

    Ah, e o PcLinux OS é derivado do Mandriva, só que usa o Synaptic para gerenciamento de pacotes, considero o Mandriva superior.

    Para todos os que sugeriram distribuição , muito obrigado, mas todo mundo tem uma distribuição favorita. escolhi 2 e estou testando… simplesmente mudar para a distribuição X e rezar para não ter o problema não é uma solução viável

    Inclusive estou agora no meu desktop linux. Logo não é uma opinião de um usuário pró software fechado. Inclusive não vejam isso como esperneio ou criticas destrutivas, o que não faria o menor sentido num site dedicado ao linux. Gostaria de saber se alguém aí já experimentou estes problemas e solucionou-os (e como)

    Infog,
    O lance é que o objetivo de um SO é ser uma camada de abstração única para acesso ao hardware (vcs lembram da época em que cada programa tinha que ter os seus “drivers” para a impressora como o antigo wordstar do DOS?). Logo drivers deveriam ser uma preocupação primária e transcendente a distribuição e não um projeto a parte como o SANE.

    paulo (usuário não registrado) em 15/05/2008 às 8:42 pm

    Eu instalei o linux ubuntu já faz uns seis meses e estou muito satisfeito com este maravilhoso sistema operacional.

    eu tenho dual-boot: Vista x Ub 8.04

    a ÚNICA coisa séria q me faz ficar chateado é q o 8.04 ficou com o som baixo, e não consegui melhorá-lo.

    fora isso, gosto do Linux.

    até aprendi a ser mais cuidadoso no Vista usando o Linux.

    abs.

    foobob (usuário não registrado) em 15/05/2008 às 11:47 pm

    Paulo Pontes, se quer sua Lexmark funcionando no Linux, escreva para ela e demonstre sua insatisfação como usuário Linux. Eu demonstro a minha de outra forma: só compro hardware que sei que não tem problema com drivers fechados e não-suportados.

    De resto, você está equivocado sobre quem culpar.

    wallysou, tente pelo synaptic istalar o controle de volume do pulse audio ou alsa, tive problema com o microfone muito baixo consegui dar um ganho legal lah…

    foobob, você tem razão nunca tive dor de cabeça com hardware porque quando resolvi colocar o Linux ele era todo compatível com qualquer distro que tenha os drivers mais recentes….e hoje em dia andes de comprar qualquer coisa vejo se é compatível com o mesmo…pronto te garanto dias muito tranqüilos.

    Rodrigo Carvalho (usuário não registrado) em 20/05/2008 às 2:05 pm

    Algumas coisas que gostaria de dizer:
    1) Sou usuário e incentivador de uso de Linux (e software livre em geral) e temos que concordar que o sistema ainda não é perfeito. Não que isso me impeça de usá-lo, pois ele já é muito melhor que o Windows.

    2) Acho muito improdutivo este negócio de quando vem alguém com um problema, vêm um monte de pessoas umas dizendo para utilizar a distro X, outras a Y e outras a Z. Pessoal, gosto pessoal é pessoal! Tem gente que ama o Slackware e outros odeiam! Se for para recomendar uma distro, que seja com embasamento técnico. Por exemplo, se a pessoa está com problemas no funcionamento de 2 monitores, alguém até pode falar “use a distro X, porque ela oferece bom suporte a 2 monitores”.

    Voltando ao assunto, o comentário do nosso colega Paulo Pontes foi bem grande, mas vou tentar resumir.

    - Nautilus: como bem disse o “Job”, às vezes é bem problemático ter todas as funções disponíveis na árvore. Acho que este é mais um problema de costume do que de funcionalidades (nada que impeça alguém implementar esta opção).

    - Multifuncional: eu tive este problema no passado com a minha Epson e não tenho mais, mas sabia que se a Epson se preocupasse mais com o Linux eu não teria problema.

    - 2 monitores: Concordo com sua reclamação a respeito do uso de 2 monitores. Eu mesmo não consigo fazer a saída s-video do meu notebook funcionar e acho que o Xorg ainda tem alguns ponto de melhoria. Mas estou devendo no feedback a eles, que ainda não fiz. Você deveria fazê-lo também!

    - Multi-funcional: Cara, encare a realidade. Também já tive com minha Epson no passado e sei que, se a Epson se preocupasse mais com os usuários do Linux, eu não teria problemas! Ele não precisa nem fazer e dar suporte os drivers não, apenas libere as especificações para que a comunidade faça!

    - Drivers: A responsabilidade primária é do fabricante. Este negócio dos drivers de impressora feitos para cada aplicação é um modelo bem velho (como você mesmo disse) e sem sucesso. Quando conversamos pessoalmente, você me falou sobre os drivers genéricos que a Microsoft faz para o Windows. Isso no Linux tem um monte (não sei se para tudo, mas tem) e, se precisa melhorar, concordo contigo (apesar de não saber as limitações técnicas). No entanto, nem tudo funciona com os drivers genéricos, como pode acontecer com o Linux. Mas lembre: a responsabilidade primária é do fabricante! Se não quer dar suporte, faça sem suporte! Se não quer fazer, colabore liberando as especificações.

    O demais não tenho considerações.

    Abraço!

Este post é antigo (2008-05-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.