Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Desenvolvedores: Mais sobre a edição brasileira do YourMove – Intel Moblin Developer Challenge

O concurso para desenvolvedores “YourMove – Intel Moblin Developer Challenge” é uma iniciativa da Intel para criar aplicativos de código aberto nas principais pilhas de aplicações de Linux da Moblin para dispositivos de internet móvel (MIDs). O BR-Linux topou apoiar a promoção oferecendo a hospedagem e a cobertura local, e por esta razão você vai ver bastante notícias a este respeito por aqui até o final do ano ;-)

Está tudo ajustado para que a página de cadastramento de participantes vá ao ar na segunda-feira, aqui mesmo no BR-Linux. Os desenvolvedores podem participar incluindo a descrição das idéias de aplicativos livres que teriam intenção de desenvolver para rodar nos dispositivos do tipo MID, e o público vai votar nas que achar mais interessante. 10 propostas serão selecionadas, e os autores ganharão belos prêmios (incluindo MIDs e subnotebooks) e a oportunidade de desenvolver uma versão beta de seu aplicativo, para concorrer a um prêmio ainda melhor – veja mais detalhes na notícia anterior.

“A escolha do BR-Linux.org para promover o concurso foi natural devido não apenas pelo fato do site ser uma referência em notícias e divulgação do software livre, com milhares de acessos diários, mas também pelo engajamento com outras comunidades, pelo apoio a outros sites, projetos e iniciativas.”, segundo Sulamita Garcia, A gerente de estratégia open source para América Latina da Intel. “Este concurso é uma grande oportunidade para os desenvolvedores brasileiros mostrarem sua criatividade e competitividade, produzindo idéias e aplicações que poderão ser referências mundiais. A participação de todos na análise das propostas e votação é importantíssima, para aprimorarmos as idéias e acompanharmos a evolução das aplicações.”

Ela me enviou ainda uma galeria de fotos de um MID da Gigabyte, bem como esse vídeo do Youtube que fala sobre ele.

Distribuições desktop de Linux (como Ubuntu e Xandros) já estão aderindo ao Moblin para uso nesta classe de dispositivo, e esta é a sua chance de agregar aplicativos extras neste contexto, em adição aos aplicativos comuns dos ambientes livres, como podemos ver nesta notícia sobre o Ubuntu MID Edition 8.04.


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 5:48 pm

    A Sulamita tá importante! ;)

    Acho que seria muito interessante ver programas baseados na efl (do mesmo enlightenment) rodando num bichinho destes :-) Tem dado muito certo em dispositivos móveis, como smartphones (openmoko?) e acredito que cairiam muito bem rodando nestes MIDs. Pena eu ainda não manjar tanto (tende à zero), senão até pensava em “cair dentro” :-)

    MaxRaven (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 7:28 pm

    Tem tbm o Plasma, que segundo o Seigo também está sendo feito pensando nesses bichinhos ai. Falando neles, gostei da cara desse ai, pena que só dá para eu olhar mesmo hehehe.

    A Sulamita tá importante! ;)

    Ela não está ficando, para mim já é a muito tempo:
    “Uma afirmação freqüente é que o Slackware não dispõe de um sistema de gerenciamento de pacotes. Ele existe, e neste artigo vamos aprender a utilizá-lo corretamente e a desenvolver nossos próprios pacotes. POR SULAMITA GARCIA”

    Só queria saber de onde tirei este artigo, o pdf que criei aqui não marcou a url :/

    caramba abriu o OpenOffice em 5 segundos :O……..

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 7:55 pm

    MaxRaven (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 7:28 pm

    (…) “Uma afirmação freqüente é que o Slackware não dispõe de um sistema de gerenciamento de pacotes. Ele existe, e neste artigo vamos aprender a utilizá-lo corretamente e a desenvolver nossos próprios pacotes. POR SULAMITA GARCIA”

    “Só queria saber de onde tirei este artigo, o pdf que criei aqui não marcou a url :/”

    Acredito que foi na Linux Magazine no. 1 ou 2, sei que foi bem no começo da revista (ou será que foi um artigo do Píter Punk?)

    O Navegante (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 11:25 pm

    Ontem comecei a tentar usar o sdk de desenvolvimento, terminei gerando uma iso mas nao consegui emular no VMWARE, seria interessante mais informações a respeito da SDK de desenvolvimento ou seja como simular este ambiente.
    Alguem tem mais informações?
    Pelo que vi pode se usar o GTK com C ou Python estou falando besteira?
    Alguem tem mais informações?

    Abraço a todos.

    Sulamita Garcia (usuário não registrado) em 28/06/2008 às 9:32 am

    Navegante: está corretíssimo. Na verdade pode ser utilizada qualquer linguagem, pois nada impede de você sugerir a inclusão de alguma outra biblioteca de programação, mas GTK e Python são predominantes no ambiente, e assim aplicações nestas linguagens são mais facilmente integráveis. Você pode encontrar documentação aqui http://www.moblin.org/resource_center.php , e estamos criando uma lista de discussão em português, além de mais documentação em português.

    MaxRaven: eu pessoalmente estou curiosíssima para ver alguem fazer algo com o Plasma. Quem sabe você propõe algo assim? :)

    Tenchi: o ambiente é muito facil de começar. Se você tiver uma boa idéia e for bem votado, terá três meses para implementar. Quem sabe?

    MaxRaven e Tecio: foi na LM 1, a LM 2 foi sobre como criar pacotes. Tem disponível aqui http://linuxmagazine.com.br/article/embrulha_pra_viagem. Obrigada pela lembrança!

    MaxRaven (usuário não registrado) em 28/06/2008 às 10:05 am

    Bom saber que tem esses artigos ainda e onde estão, tenho um monte de coisa aqui em cd’s de backups, tem uns que nem o autor sei mais, fica aqui, um dia pode ser útil.

    Quanto ao Plasma, primeiro, eu pessoalmente passo, não sou desenvolvedor, só um usuário curioso, mas que o Seigo e outros devs vivem dizendo isso nos blogs deles, mas como nem acertaram ainda no KDE, acho difícil, atualmente, alguem se propor a algo.

Este post é antigo (2008-06-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.