Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


DeLi, Linux para 32 MB de RAM

“Henry Jensen anunciou o lançamento do DeLi Linux 0.8.0, uma distribuição otimizada para PCs antigos ou com poucos recursos. Diferente de outras que visam rodar bem com 128, ou mesmo 64 MB de RAM, o DeLi busca rodar com apenas 32 MB de memória.

“Deli Linux não tem como objetivo roubar o lugar de sua distribuição predileta, nem provocar a ira de fabricantes de memória RAM, ao meu ver seu objetivo como foi dito é rodar em maquinas com poucos recursos, o que torna ideal para montar um telecentro comunitário com maquinas antigas provenientes de doações por exemplo!”

Enviado por Tiago Pertile (tiago·pertileΘgmail·com) – referência (guiadohardware.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paulo Colen (usuário não registrado) em 2/06/2008 às 4:53 pm

    Tem tradução para português?

    hardware (usuário não registrado) em 2/06/2008 às 5:08 pm

    Gostei! Vou testar. Espero que reconheca modem dial-up tambem, hehehe…

    A tradução para o português esta em andamento, quem quiser colaborar seja bem vindo!

    http://www.delilinux.org/wiki/doku.php?id=portugues:generale

    + informaçoes em
    http://www.delilinux.org/index-pt.html

    32Mb não é memória, é uma vaga lembrança.

    Mpsnet (usuário não registrado) em 2/06/2008 às 5:43 pm

    não consigo nem baixar. . . . .

    foobob (usuário não registrado) em 2/06/2008 às 6:19 pm

    Eu tenho uma vaga lembrança dessa vaga lembrança.

    foobob (usuário não registrado) em 2/06/2008 às 6:24 pm

    Será que essa distro dá boot em menos de 2 segundos? Se bem que se eu fosse optar por uma distro peso-pena, optaria só pela linha-de-comando mesmo.

    Fico feliz por distribuições que lembrem dessas “Vagas Lembranças”, mesmo havendo distribuições como Puppy Linux – Dam Small Linux, é sempre bom ter mais uma opção de escolha principalmente quando ela vence seus principais concorrentes.

    valdeir (usuário não registrado) em 2/06/2008 às 8:40 pm

    nossa 32MB !
    Acho que nem em linha de comando da é so isso(32mb)
    Acho melhor usar distros anitga, acho que até o suporte a hardware é melhor

    abraços

    To baixando, vamos ver no que vai dá. :)
    Unico problema dessas “mini-distro” é a instalação, em tempos de next-next-finish nas instalações de Linux (putz, chamei uma Jirad, foi mal) estou ate desacostumado com instalações “na unha” mas vale a pena faze-lo novamente, já fiz muito também.

    Ótima iniciativa, o planeta também agradece evitando o sucateamento desses equipamentos.

    A idéia é muito boa, e há muito tempo quero desenvolver algo assim! O problema principal sempre foi arranjar um navegador que fosse leve e seguisse padrões atuais.

    Eu estava de olho no WebKit. Já tinha visto o NetSurf, mas o desenvolvimento parecia meio parado. Agora entrei no site deles e vi que já suporta CSS 2.1! Esse NetSurf promete!

    Parabéns aos desenvolvedores do NetSurf e também desta distro! Espero poder contribuir com eles em breve.

    valdeir, mas a distro utiliza vários componentes “antigos”, como o linux 2.4. Hoje em dia há várias soluções que rodam em sistemas antigos, sem necessitar de software antigo. É claro que você não conseguirá rodar versão alguma do OpenOffice, mas alguns programas leves funcionarão muito bem.
    Sem contar que a maioria dos programas das distros antigas são feios pra caramba. O KDE2 mesmo é horripilante ;-)

    Engraçado como ainda não apareceram por aqui pessoas para falar “Nossa, mais uma distro?” ou “Porque não ajudam em outros projetos já existentes, em vez de ficar lançando distros novas?” Será que é porque não se trata de uma distro nacional?
    Espero que este pessoal do contra se toque e, em vez de malhar o que acontece aqui no Brasil, dêem força para novos projetos. Ainda que seja uma recompilação da recompilação de outras distros existentes. Afinal, é pela liberdade que que ansiamos. Ou não?

    O que é isso, flame preemptivo? Reclamação de que ninguém fez flame?

    Engraçado como ainda não apareceram por aqui pessoas para falar “Nossa, mais uma distro?”

    Bom ricardo, parece que só você falou isso…

    Flame preemptivo foi ótima!

    Será que é porque não se trata de uma distro nacional?

    ricardomoc, qual a diferença de a distro ser 100% desenvolvida por brasileiros ou de ter na equipe 1 brasileiro, 1 inglês e 1 turco?

    É raro ver um projeto que tente obter “nacionalidade neutra”, digamos. Eu não sei se estou errado, mas o Brasil parece ser um dos países que tem mais isso de buscar “nacionalidade brasileira pura”.

    Eu quando lanço algum projeto procuro não discriminar quem contribui com ele. Não ligo se a pessoa que enviou um patch é brasileiro, se é argentino, ou se tem apenas “um nome estranho” que eu não sei de onde é.

    Se está triste por não ter brasileiros no projeto, entre lá e contribua.

    Engraçado como ainda não apareceram por aqui pessoas para falar “Nossa, mais uma distro?” ou “Porque não ajudam em outros projetos já existentes, em vez de ficar lançando distros novas?”

    ricardomoc,

    1) Essa distro tem propósito.

    2) É muito difícil fazer algo leve como eles pretendem tomando como base outra distro. Dá mais trabalho do que ajuda. Você precisa mudar todo o sistema base tentando deixar o sistema mais leve, precisa experimentar outras libc que não a da GNU (por exemplo uClibc), colocar um servidor X modificado, mais leve, ou então nem usar servidor X – usar framebuffer. É mais fácil fazer essas coisas montando a distro do zero. O máximo que se pode fazer é aproveitar o sistema de pacotes de outra distro, mas para uma distro tão minimalísticas, pacotes geralmente não são grande preocupação.

    s/nacionalidade neutra/nacionalidade pura/

    Espero que este pessoal do contra se toque e, em vez de malhar o que acontece aqui no Brasil, dêem força para novos projetos

    Bom, como já foi dito é só por a mão na massa:

    http://www.delilinux.org/wiki/doku.php?id=portugues:tradutores

    Se o problemas é “nacionalismo” ta aí a solução.

    Leandro (usuário não registrado) em 2/06/2008 às 9:41 pm

    Totalmente brasileira, pra quê?? Nacionalidade pra quê??

    Isso é um sonho, se você quiser alcançar uma quantidade maior de usuários inglês é o caminha mais “fácil”, veja o GoboLinux, uma put* distribuição brasileira, que tem “vários colaboradores” ao redor do mundo. E o pior, poucas pessoas sabem que é uma distro brasileira e pra começar os artigos feitos por ele(s) foram todos escritos em inglês antes de serem traduzidos (e muitos estão em inglês, ainda).

    Melhor aprender inglês do que ficar dependendo de uma distro totalmente pura no português… =D

    foobob (usuário não registrado) em 2/06/2008 às 9:45 pm

    “flame preemptivo”

    huhuhu

    Audren Cezar (usuário não registrado) em 2/06/2008 às 11:17 pm

    Só pra completar, já que eu uso Archlinux, essa versão está usando o Pacman como gerenciador de pacotes (pra quem não sabe pacman é um gerenciador de pacotes desenvolvido para o Archlinux)

    http://www.delilinux.org/wiki/doku.php?id=configuration:pacman

    Archlinux owns! ;)

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 2/06/2008 às 11:40 pm

    To rindo até agora do flame preemptivo. heheheheh
    Gosto da iniciativa de desenvolver distro pra máquinas legadas. Só não gosto quando alguém quer convencer aos outros que ela resolve todos os problemas do mundo e que não é necessário trocar de máquina nunca mais. Mas não é esse o caso.
    Parabéns pela iniciativa.

    Valdomiro (usuário não registrado) em 3/06/2008 às 8:42 am

    O inglês é sem sombra de dúvidas importante, mas, comparativamente, poucas pessoas falam a língua fora do país de origem, assim a tradução para o português vai permitir muito mais gente usar o sistema.

    israroot (usuário não registrado) em 3/06/2008 às 12:51 pm

    Gostei pelo fato de usar pouca memória mas o tamanho da distro torna inviável a instalação na maioria dos hds que acompanham micros com 32mb.
    O DSL continua imbatível neste nicho.

    victor (usuário não registrado) em 3/06/2008 às 7:33 pm

    Pessoal,

    Concordo com tothypous.

    Distribuição com propósitos existem poucas.

    O que o pessoal faz é só encher de gráficos bonitinhos, softwares um nada a ver com o outro (GNUTECA num desktop empresarial ???? – sorry tigre linux) Mas não tem nem um site, nem um repositório de patches e nem sabem o que são backportings de segurança.

    Eu mesmo ja fiz uma distro. ESPECÍFICA para monitoramento cftv. não é bonitinha nem cheia de firulas. mas funciona perfeitamente PRO FOCO ORIGINAL.

    Agora chegar com monkeytigermickeymousedisney Linux e esperar que todo mundo adore é no mínimo falta de profissionalismo.

    Pior ainda é dizer que “desenvolveu”. O Dia que desenvolver for compilar pacotes e mudar cores e temas, podem rezar que o apocalipse está chegando.

    Esta distro apresentada tem várias aplicações PRÁTICAS.
    E como muitos aqui são profissionais, sabem reconhecer o valor daquilo que realmente presta.

    Telecentros e terminais leves como citados são algumas delas.

    Abraço

    israroot, acho que não o primeiro computador que apareceu aqui em casa tinha 16 MB de RAM e HD de 1,8 GB. Não sei se com 32 de RAM saiu com HD menor do que isso.

    Anonimo (usuário não registrado) em 9/06/2008 às 7:44 am

    Seguinte galera ,

    Eu baxei ele , tava todo empolgado pra ver a cara da criança e como meu laptop tava lá de bobeira , eu disse pro meu dual boot ( win xp + ubuntu 7.04 ) tu vai ceder seu lugar pra esse carinha ai …. hehehe.

    Só que pra minha surpreza o tal do Deli quando eu bootei ( meu lap é um toshiba com core 2 duo 1.5 / 2 G de ram / 200 de HD sata ) , ele nem reconheceu as partições linux … mandou eu ir pro cfdisk , lá fui eu sem problemas com a linha de comando , quando eu entro no cfdisk ele me mostra o HD como se nõa tivesse nada nele , até ai eu tava calmo , mandei ele fazer as partições , ele não conseguiu ( eles existem né …. ) tentei de tudo , deletar etc nada fez ele reconhecer as partições ( o hd ele achou de boa sabia o tamanho certinho e tudo , dai eu desisti , bootei o ubuntu , mandei o windows por agua abaixo e fiquei só na vontade de testar o deli , quem sabe eu faça uma VM pra testar ele qq hora , ai eu falo o que achei pra vcs.

Este post é antigo (2008-06-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.