Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Criação visual baseada em softwares livres

“O mini curso “O Gimp para mentes criativas” foi bem recebido na UFV. No primeiro dia (sexta – 16/05), todos os computadores do laboratório de informática do PVB foram ocupados, havendo ainda um excedente de 5 pessoas, sendo que 3 deles levaram notebook próprio e 2 dividiram computador.

O curso foi gratuito e os participantes ainda levaram consigo Cds com recursos para continuação dos estudos. Além disso, ao fim da manhã de sábado, RazGriz deu uma última atividade. Nesta, ele considerou uma dupla como tendo o melhor trabalho e presenteou os dois com um curso online que ele costuma ministrar.

O público foi formado, predominantemente, por alunos de comunicação social e alguns estudantes de arquitetura, havendo também a participação de dois professores do departamento de informática. RazGriz conseguiu mostrar para muitas pessoas que não são conhecedoras dos softwares livres que esses programas são tão ou mais potentes que os convencionais proprietários. A prova de que houve uma boa recepção do público para a mensagem de introdução à computação gráfica livre foi o fato de que a maioria dele saiu do mini curso elogiando o Gimp e dizendo que abdicariam do photoshop em favor do mesmo, além de manifestarem interesse por eventuais continuações e outros cursos voltados para outros programas, como blender e inkscape.

RazGriz é diretor de arte da 2 Tons comunicação, no Rio de Janeiro, além de ser um dos mantenedores do site www.gnu-lia.org , que disponibiliza artigos sobre linux, abrangendo às áreas de sistema, gráficos e áudio.”

Enviado por José Cleydson (cleysinhonvΘgmail·com) – referência (gnu-lia.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Massao (usuário não registrado) em 26/05/2008 às 12:47 pm

    Muito bom !!!! Quem ainda nao conhece o trabalho do RAZGRIZ e o GIMP não sabe o que está perdendo…

Este post é antigo (2008-05-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.