Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  notebook  

Linux levado a sério desde 1996. O BR-Linux.org atua na cena Linux brasileira há mais de 10 anos, com notícias, opiniões, comentários e intensa participação dos mais de 50.000 leitores diários em todos os temas que interessam às comunidades brasileiras de código aberto e software livre. Saiba mais.

CPI da Pedofilia ameaça suspender Google no Brasil

“O relator da CPI da Pedofilia, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), disse que a comissão pode pedir para que as autoridades brasileiras impeçam o site Google de atuar no Brasil. Segundo ele, a Google vêm atrapalhando os trabalhos da CPI com o repasse de informações.”

Enviado por Rafael Gimenes (falecomΘrafaelgimenes·net) – referência (noticias.terra.com.br).

- Indique este artigo para um amigo!
Notícias em destaque:
Notícias em discussão:

47 Comentários para “CPI da Pedofilia ameaça suspender Google no Brasil”

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

  1. Luiz (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 9:45 am

    Daqui a pouco vão querer fechar toda a Internet. Aliás o projeto de vigilância e invasão de privacidade já está em andamento.
    Por que não usam as informações disponíveis para fazer a investigação?
    No Brasil, só se pensa em proibir para caçar os irresponsáveis. Muito acidente no trânsito devido à má aplicação da lei e à impunidade, então proibi-se qualquer dose de álcool, mesmo de um bombom de licor, para todos. Neste país é mais fácil proibir do que investigar, pois isto dá muito trabalho e a justiça é lenta.

  2. Será ….

    …????

    Será que não é a minha já famosa teoria conspiratória de que estão utilizando a politica para pressionar orgãos, empresas e pessoas ??

    Hummmmm…

    PopolonY2k
    PlanetaMessenger.org

  3. jotaB (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 9:50 am

    É claro que isso não vai acontecer, não merece nem comentário. Mas que alguma coisa vai sobrar pro Google, não tenham dúvidas.

    Aliás, eu tenho a impressão de que, no máximo em cinco anos, a Internet terá deixado de ser a terra de ninguém que é hoje. Há tanto crime sendo cometido utilizando-a de uma forma ou de outra que os governos (talvez através da ONU) vão acabar impondo alguma forma de controle. Isso é inevitável. Perdem os inocentes, mas fazer o que? Convivência é isso: um cede aqui, outro cede ali e só assim o casamento tem chance de durar a vida inteira.

  4. Moderação: Manter oculto um comentário marcado como fora do tema pelos leitores.
  5. Rodrigo Z. Armond (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 10:09 am

    Se já mandaram bloquear o YouTube por causa da Cicarelli, porque não barrar todos os sites da empresa Google?

    Isto é só mais uma daquelas loucuras dos nossos políticos.

    E querem saber? Não vai adiantar nada, basta utilizar um proxy no exterior e pronto.

    E sabem o que irá acontecer? A mesma estória do que acontecerá com a nova lei sobre álcool e direção. O governo irá colocar a cara de pau na TV para falar que diminuiram os acidentes, mas o governo não irá mencionar que só diminuiu porque aumentou a fiscalização.

    O governo não irá mencionar que ele transformou qualquer cidadão de bem em um criminoso e que um dos princípios básicos (“todo mundo é inocente até que se prove o contrário”), garantidos na Constituição Brasileira, simplesmente foi para o lixo.

    O melhor a se fazer é utilizar ferramentas de criptografia para trocas de mensagens. Assim será mais garantido de que o seu provedor não “fuce” seus emails, com a desculpa, de estar procurando por informações criminosas (como a Lei do senador Eduardo Azeredo Propõem).

    .

  6. Luiz (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 10:18 am

    O projeto de vigilância é de um senador do psdb, Eduardo Azeredo, e a proposta de fechar o Google é do senador Demóstenes, do DEM. Não tem nada a ver com o atual governo.

  7. Adelar da Silva Queiróz (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 10:19 am

    Isto é mais uma tentativa de ganhar prestígio colocando culpa nos outros. As ações de investigação e combate ao crime cibernético devem ser em conjunto com as empresas que se utilizam da rede, e não querendo guarda toda o fluxo de internet ou bloquear sites de busca. E mais, sites de buscas se bem utilizados podem até ajudar na identificação dos criminosos.

  8. MaxRaven (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 10:21 am

    Ha!

    É pegadinha do Malandro?

    Como disse em outro post sobre o assunto Congresso vs Internet, depois de ver o Magno Malta “chorando sem lagrimas” e ouvir algumas conversas em reuniões, a coisa tende a piorar até outubro, vamos ver diversas noticias semelhantes, depois de outubro eles se calam, ai, nem mais nas comissões e CPI’s eles vão mais.

  9. Oceanos (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 10:23 am

    Não compete a CPI da Pedofilia fechar qualquer empresa, mesmo que queira, então ela não pode “ameaçar”, simplesmente. Isso não foi uma “ameaça”, isso foi um “manhê, tem uma empresa que sabe mais da Lei do que eu, o poder público, e não tá deixando eu judiar dos meus irmãozinhos”. E, mesmo que o MP se doa também e processe o Google, não há juiz nem no Brasil – vocês viram? NEM NO BRASIL!!! – que acate o pedido e feche uma empresa só porque… Bem, só porque ela cumpriu a Lei…

    Se bem que… Só no Brasil o legislativo funciona como judiciário…

  10. Robson Cardoso dos Santos (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 10:27 am

    “Podemos sugerir primeiro uma ação penal para verificar se realmente a Google está acobertando criminosos como afirma o Ministério Público e a Polícia Federal”

    “…Ele explica que todos os provedores “do bem” estão dispostos a colaborar com a Justiça repassando qualquer informação relacionada a pedofilia e que o mesmo não é percebido pelo Ministério Público em relação a Google.”

    Bom, pode ser que todos gostem do google e seus serviços “fantásticos”, sabemos que são as ferramentas mais utilizadas da internet, mas quem o Google acha que é para querer fazer exigências ao Ministério Público pedindo imunidade?. A velha frase se faz presente, “Quem não deve não teme!”, não vejo motivo algum para estar supostamente “…acobertando criminosos” ou coisa do gênero.
    Por favor, eles estão lidando com o Ministério Público devido a crimes que eles não parecem, ou não querem, ser capazes de resolver ou no mínimo colaborar, isso é coisa séria.

  11. Famoso caso de RTFA, acho :) Se eu entendi bem:
    1) Suspender o Google no Brasil não significa cortar o acesso mas suspender as operações da empresa no Brasil.
    2) Duvido que isso aconteça a não ser que haja uma constante e flagrante violação de nossas leis. O que me parece é que o Google está negociando, isso é normal.
    3) Uma empresa que opera no país deve seguir as leis deste país, é claro, acho que é uma questão de operacionalização.
    Só para constar o Deputado Magno Malta é o mesmo sujeito que disse estes dias que a aprovação da nova lei que tipifica e criminaliza a discriminação por orientação sexual vai “criar um império gay no país”. Que vai se pensar?
    Ah, e só para constar, totalmente off-topic, a nova legislação contra álcool no trânsito prevê sim uma tolerância, de 0.1 ou 0.2 não tenho certeza, para evitar casos de alguém ter usado um enxaguante bucal com álcool, por exemplo pois os bafômetros são sensíveis para detectar até isso.

  12. Moderação: Manter oculto um comentário marcado como fora do tema pelos leitores.
  13. Moderação: Manter oculto um comentário marcado como fora do tema pelos leitores.
  14. Bruno (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 10:49 am

    Se realmente o cara estava copiando ou roubando documentos da CPI , ai é um crime do cara que fez isso e não da empresa.
    Mesmo que a empresa que mandou o cara fazer isso, a culpa e o ferro vai para o mais fraco.

    Não acho que o Brasil tenha esse poder de fazer isso, não tem poder e coragem.

  15. Beco (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 10:51 am

    Caso precisemos, podemos pedir ajuda aos generais chineses para implementar o “grande firewall brazuca”!

  16. Moderação: Manter oculto um comentário marcado como fora do tema pelos leitores.
  17. Paulo (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 11:47 am

    Vocês falam muito de proibir isso e aquilo ..concordo não é proibindo que irá se resolver… mas há vida além de youtube…google e orkut…
    Crianças estão sendo abusadas e ninguém dá a solução…

    Em vez de criticarem governos e tudo mais … a politica é algo livre …entra quem quiser… Entrem e resolvam da maneira que acham correto… enquanto o Brasil ficar dependendo de politicos pra resolverem nosso problema estara perdido…

    Mas não relacionem uma vida com o acesso ao google ou não…

    obrigado …

  18. cochise (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 11:49 am

    “Brasília – Um encontro entre procuradores da República e delegados da Polícia Federal, marcado para esta tarde, deve determinar se o site de busca Google terá de colaborar rotineiramente no combate à pedofilia na internet – e não apenas quando se cria uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) ou quando há quebra de sigilo. A informação foi dada pelo relator da CPI da Pedofilia, senador Demóstenes Torres (DEM-GO). ”
    http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/04/23/materia.2008-04-23.3099584396/view

    “É possível que se assine um termo de ajustamento de conduta (TAC). Se isso acontecer, o Google, independentemente de quebra de sigilo ou de requisição, vai começar a colaborar com o Ministério Público e com a Polícia Federal para combater esse problema”, disse o senador, após receber do Google um conjunto de DVDs com o conteúdo dos 3.261 álbuns virtuais, que haviam sido solicitados pela comissão para a quebra de sigilo telemático (de privacidade na internet). ”
    http://info.abril.com.br/aberto/infonews/042008/24042008-3.shl

    O postura do Google até agora tem sido a mesma dos bancos e telefônicas. Fornecer informações mediante autorização judicial de quebra de sigilo.
    Agora a pergunta:
    Onde está o acobertamento?
    Quer dizer que só porque eles são deputado em uma cpi ou são PF ou são MPF podem passar por cima da garantia constitucional de que o sigilo só será quebrado mediante ordem judicial?
    Qual o próximo passo?
    CPI permanente?
    Polícia política?
    Polícia da TFP nos vigiando sem que nossa privacidade seja considerada um direito inalienável?

    Francamente…

  19. Daniel (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 12:19 pm

    … como sempre … vai terminar em pizza ! ou seja nada!

  20. wanderson (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 1:04 pm

    Galera a Google opera até na China com todas as restrições impostas pelo governo e acatadas prontamente pela empresa. Vocês acreditam mesmo qua existe a possibilidade, mesmo que remota, do Google ser suspenso no Brasil?

    http://tutolivre.net

  21. Frederico (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 1:55 pm

    “O povo bobo, é só impedir que se fabriquem maquinas fotograficas que tirem fotos de crianças peladas! Vamos ameaçar punir os fabricantes de maquinas fotograficas que não mantenham um cadastro de seus consumidores.”

    Só tem politico imbecil no Brasil. Não é um presidente ou outro, são todos eles. Tomara que nenhum deles leia meu comentario, pois va que goste da ideia.

  22. a (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 2:15 pm

    e viva nossos super-politicos quem salvarao o pais novamente :(

  23. Moderação: Manter oculto um comentário marcado como fora do tema pelos leitores.
  24. Moderação: Manter oculto um comentário marcado como fora do tema pelos leitores.
  25. bebeto_maya (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 3:03 pm

    O pior é o tom tendencioso da matéria. Nenhuma entrevista com entidades defensoras da liberdade de expressão, do artigo 5º da constituição…A que nível chegou nossa imprensa, hein? Díficil dizer, devido ao alto nível de travestismo, se ela é de direita esquerda, centro-esquerda, liberal. Pra mim a imprensa brasileira é uma aberração.

  26. bebeto_maya (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 3:08 pm

    Fico pensando na questão do SPAM…SPAM pedófilo! O receptor é culpado pelo crime do remetente…Uma aberração.

  27. João Nadal (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 3:43 pm

    Se aprontarem uma dessas, eu aciono a União, por perdas e danos. Ponto.

    Palavra de advogado.

  28. Moderação: Manter oculto um comentário marcado como fora do tema pelos leitores.
  29. Revoltado (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 3:51 pm

    Fico pensando na questão do SPAM…SPAM pedófilo! O receptor é culpado pelo crime do remetente…Uma aberração.

    O pior é que alguém mal-intencionado pode usar isso e fazer uma armação para você.

    Imagina a seguinte situação: o sujeito arranja algumas fotos de pedofilia, as envia para alguém e faz uma denúncia para a polícia. Até conseguir provar o contrário, você estará fudido ferrado meu amigo.

  30. tadeu (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 4:01 pm

    O irônico é que depois que o Google teve de entregar centenas de sites, foram desmanteladas várias quadrilhas de pedófilos. E houve gente que achou que a Polícia Federal não ia encontrar nada nesses sites!!

    Infelizmente, neste país muita gente só pensa em sacanagem e roubo e usa todas as armas de que dispõe (Internet inclusive) para conseguir satisfazer seus intentos. Pau neles!!!

  31. hmbr (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 4:11 pm

    É só a google fechar o orkut, pronto, e todo mundo migra para redes sem representantes oficias no Brasil.

  32. Moderação: Manter oculto um comentário marcado como fora do tema pelos leitores.
  33. Moderação: Manter oculto um comentário moderado negativamente pelos leitores.
  34. Revoltado, o funcionamento da moderação é explicado aqui: http://br-linux.org/2008/modera/

    Na minha opinião, o comentário do Luiz, citado por você, é off-topic, assim como o seu e este meu também. Mas quem modera é o conjunto dos leitores.

  35. Revoltado (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 6:51 pm

    Na minha opinião, o comentário do Luiz, citado por você, é off-topic, assim como o seu e este meu também. Mas quem modera é o conjunto dos leitores.

    Augusto, então a turminha sensível que lê o BR-Linux tem muito tempo sobrando para desperdiçar moderando negativamente os comentários ou existem scripts automatizados que fazem essa tarefa por eles. Meu comentário foi moderado em muito menos tempo do que levei para escrevê-lo!

    Isso é um forte indício de que o aparelho censor se encontra ativo na Internet há tempos, principalmente quando alguém decide contestar o dito “pensamento único” da maioria desses indivíduos.

  36. Outra possibilidade plausível é que os seus comentários sejam, mesmo, off-topic. Me parece que os que estão aqui nesta thread são. As generalizações e ironias a respeito do conjunto de leitores também poderiam ajudar a atrair a moderação negativa, imagino.

  37. Adam Astor (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 9:30 pm

    Talvez devessem proibir e fechar as fábricas de carros, afinal o carro pode ser uma arma na mão dos motoristas.

    Talvez devessem proibir e fechar as igrejas de qualquer credo religioso, pois já se identificou casos de pastores ou padres que cometeram algum tipo de crime.

    Mas em hipótese alguma, terão a idéia de exigir de qualquer candidato a cargo público, que ele tenha formação acadêmica em ciências sociais, em áreas que efetivamente sejam do interesse público.

    Descabida proposta, impedir que o google opere aqui no Brasil, e quanto aos relevantes serviços que ele dispõe e oferece gratuitamente para os internautas. Alguém ainda usa algum buscador que não seja o google?

  38. Guilherme (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 11:39 pm

    Acho que eles estão certos. O que têm de menores de 18 anos que possuem Orkut é uma barbaridade; até bebês possuem Orkut.
    O pior é que quando eu falo isso para alguém, dizem que eu quero fazer tudo mundo seguir as leis, etc: Oh! Como eu gostaria que o povo brasileiro, não comprasse CDs. DVDs, Jogos, etc, piratas.

  39. Vamos proibir o uso da urna eleitoral, pois é a partir dela é que são eleitos os maiores ladrões que o Brasil já conheceu publicamente.

    Enquanto tivermos esses experts em cargos políticos estamos f!@@#os e nem pagos

    Por que não criam uma CPI (Comissão Permanente de Investigação) para agir em casos de pedofilia? O que dizem dos casos de familiares e conhecidos que abusam sexualmente de crianças? Será que eles precisaram da Internet ou do Google para perceberem que são lobos-maus?

    Por favor! Se até um policial, pai de uma menininha se matou quando seria pego em flagrante com material indecente. E olha que houve uma gravação dele com um agenciador. Tudo bem que pode ter sido um caso isolado, mas se nem a polícia consegue identificar esse tipo de criatura em suas unidades, o que dizer das mães e pais que precisam deixar seus filhos com parentes ou vizinhos que acham serem conhecidos?

    O que deve haver é uma campanha educacional maciça, bem como uma vigilância permanente por parte de toda a comunidade, civil, militar, política, escolar, etc…

    Vamos fazer como diz aquele texto supostamente de autoria do Cristóvão Buarque: “Vamos internacionalizar todas as crianças do mundo”, para protegê-las.

    Se permitimos que abusam de nossas crianças não merecemos o chão que pisamos. Se o preço para livrar as crianças dessa crueldade for apenas ficar sem acessar o Google, que cortem logo o cabo de fibra ótica deles, mas todos sabemos que isso não adianta. Se não for pelo Google/Orkut, será por outro site de pesquisa e de relacionamentos. Afinal de contas, o problema não é a empresa, mas a má índole de algumas pessoas que têm um comportamento inumano.

    Algo há de ser feito, mas antes de fecharem as portas deveriam fazer o certo, que é dar a Educação e formação corretas aos pequenos de hoje para que amanhã não surjam dementes que sintam prazer em abusar de crianças.

    Limites, correção e castigo, para que aprendam que o certo é recompensado e o errado é sumariamente punido.

    Proibir o que quer que seja hoje é admitir que não querem fazer o correto pelos pequenos, que não se importam com o bem estar deles e de seus familiares, que tudo que estiver errado pode ser posto pra baixo do tapete da ilegalidade, basta tornar ilegal para resolver o problema.

    Se essa fosse a solução não teríamos essa semana a triste notícia do aumento de consumo de drogas ilícitas pesadas no Brasil. Um triste título de campeão latino de viciados.

    O que nós podemos fazer? Vigiar os pequenos que nos cercam, protegê-los com informação e cuidados, esclarecendo-os para que não caiam na conversa suja de promessas dos criminosos, criando uma rede de proteção em nossas vizinhança, para que um dia possam brincar nas ruas como nós fizemos, sem medo e preocupações. Ou não temos tempo sequer para isso?

    Se nem para isso temos tempo, então estamos contribuindo para o problema e talvez uma solução seja mesmo fechar a Internet das 18:00 às 06:00 para que possamos reaprender o que significa família, cuidar dos que amamos e de quem nos ama.

    Saúde e Paz a todos…

  40. sem@email.org (usuário não registrado) em 28/06/2008 às 1:34 am

    Hue, estou sentindo cheiro de rato nesta historia. Sera que so o Google eh que tem sites de pedofilia? Ta parecendo que o Doutor Quinzinho (15%) esta tentando pegar a parte dele junto ao google.

    Exploraçao sexual de menores eh abominavel, mas exploraçao politica de menores tambem eh!!!!!!!!

    O caso aqui eh que existe um contrato junto ao Google que o usuario aceita e que o Google eh obrigado a cumprir, caso contrario pode ser processado em lugares onde o sistema Juridico funciona, como nos EUA, Canada e Europa, por exemplo.

    Se a CPI realmente tem boas intençoes, o caminho correto eh exigir do Google um contrato de uso com os assinantes que permita qualquer CPI (e qualquer parlamentar – mensaleiro ou nao, Dr. Quinzinho ou nao) de quebrar o sigilo de qualquer usuario.

    Se tirarem o Google do ar, a coisa vai feder pro lado do Congresso!

  41. Fábio Almleida (usuário não registrado) em 28/06/2008 às 7:42 am

    O Senador Demóstenes é uma das melhores mentes no congresso brasileiro. A sua formação jurídica, ele foi promotor, possibilita que ele faça ameaças reais.

    A Google provavelmente não quer sair do país, como foi dito ela é uma das melhores empresas “chinesas”.

    O que ele disse foi que suspenderia suas operações no Brasil e não que suspenderia a exibição de conteúdo do google.

    A questão é: O senador Demóstenes fez uma ameaça ao google ou a “liberdade de expressão”?

    Como disse, o senador Demóstenes é um homem inteligente e portanto sabe da importância da “liberdade de expressão”. Portanto as suas ações são para combater o crime sem restringir a “liberdade de expressão”.

  42. jefersondossantos (usuário não registrado) em 29/06/2008 às 8:46 am

    “Paulo (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 11:47 am

    Vocês falam muito de proibir isso e aquilo ..concordo não é proibindo que irá se resolver… mas há vida além de youtube…google e orkut…”

    Olha… se há vida virtual pra vc sem google parabéns… De 10 sites que acesso, pelo menos metade ta ligada a Gigante, e olha q nao uso nem youtbe nem orkut..

    O que to vendo é que as pessoas falam em proibir google, proibir alcool etc… mas nao vemos eles falando em proibir aumentos abusivos dos próprios salários. Se esquecem q tem gente q ganha dinheiro com serviços de propaganda do google.
    Daqui a pouco vamos estar que nem a china, que bloqueou o sf.net…

    Abraços…
    Jeferson
    www-linux

  43. Ygor Lemos (usuário não registrado) em 29/06/2008 às 10:46 pm

    AuHAuHAuHAuAH cada imbecil que governa esse país… senadorzinho de merda… nem sabe com o que está lidando… será mesmo que essas pessoas leem oque assinam ? Ou são tão burras a ponto de tentar confrontar tecnologias que beneficiam profissionais e pesquisadores do mundo inteiro…
    A polícia e os ministérios que se atualizem e pesquisem formas de combater esse tipo de ameaça ás crianças do nosso país…
    Mas não é destruindo as bases da democracia e tentando controlar tecnologias que esses velhos burocratas imbecis nem tem noção do tamanho e potencial que vão conseguir algo…
    O que está acontecendo com esse país ? A Cicarelli vai la dar no mar de outro país e o povo é proibido de entrar no maior site de Video Sharing do mundo… Babacas usam tecnologias públicas do Google para fazer o mal, e o governo tem esse tipo de solução ?!?!?
    Vamos fazer o seguinte… da próxima vez que alguém roubar alguma coisa, cortem as mãos da pessoa… assim, estariam inutilizando a ferramenta responsável pelo crime…
    Imbecis…. burros… que vergonha dos burocratas desse país…
    Getulistas ! Isso é democracia….

    Registrada minha revolta contra esse “povinho” que governa nossa nação… e fica um apelo á liberdade popular… afinal.. não estamos na China… por enquanto…

  44. Leonardo (usuário não registrado) em 30/06/2008 às 9:41 am

    Tá, eu até aceitaria isso, mas nessa linha de raciocínio, deveriam fechar todas fabricantes de bebidas alcoólicas (devido aos malefícios destas na sociedade) , fechar a Taurus (que fabrica armas), fechar laboratórios que vendem drogas tarja preta (que também matam), e fechar as fabricantes de carros (pois atropelamentos e acidentes de trânsito matam muito mais que uma guerra por aqui),e as fabricantes de utensílios de coinha (facas, gente, FACAS são ARMAS).

    Notem que nessa visao, TODOS benefícios e utilidades de tais indústrias são colocadas em segundo plano, em vista dos malefícios comprovados que elas permitem perpretar.

  45. cochise (usuário não registrado) em 30/06/2008 às 12:31 pm

    Aiaiaiai…
    Gente. O Google está cumprindo a legislação e a constituição, como citei nas notícas do comentário anterior.
    Mediante ordem judicial de quebra de sigilo ele passou informações. E é assim que tem que ser.
    Estamos aqui diante de uma questão de princípio e não de uma discussão sobre pedofilia ou uso da internet.
    A constituição garante a privacidade contra o estado porque foi construída sob a sombra de 64. O artigo quinto garante mais de cem direitos, a maioria protegendo o cidadão de abusos do estado. Lá mencionam que sem ordem judicial seu sigilo é inviolável.
    Não quero saber de fulano é deputado, senador ou ministro do procurador público (aliás prefiro o procurador que pelo menos recebeu o treinamento adequado, ao invés de ser um parlamentar que de uma hora para outra resolveu que tinha que ter poderes de polícia investigativa) Ninguém tem poder de desrespeitar o sigilo de uma pessoa sem autorização judicial. Provas obtidas de maneira ilegal não podem ser usadas em juízo. Se um parlamentar perguntar para o meu banco o que eu fiz ele vai exigir uma ordem judicila de quebra de sigilo bancário, porque o google teria que “cooperar permanentemente” com a CPI que é composta por legisladores e não por policiais ou juízes entregando informações sigilosos sem ordm judicial prévia?

    Estão fazendo uma caça às bruxas parecida com a que fizeram nos EUA após os 11/09. Não quero saber se existem pedófilos ou terroistas. Isso não é desculpa para retirarem as nossas garantias constitucionais contra os abuso de poder do estado.

    Agora qualquer legislador pode ter acesso às minhas informações? É isso? Isso é uma regressão. Daí, a partir da desculpa da vez até a constituição de uma poĺicia política é um passo. Legisladores NÃO são polícia. não deveriam investigar o cidadão comum, muito menos em caso de crime comum, como pedofilia que é crime comum, previsto no código penas e devia ser investigado pelas polícias civil e federal.
    Até onde eu me lembre pedofilia é para parlamentar em crime administrativo e não para crime comum. Se temos parlamentares pedófilos eles devem ser investigados pela PF, porque a imunidade não se aplica a crimes comuns.

    Essa CPI é uma aberração. E está usando ma causa nobre e justa para pisar em cima de garantias constitucionais, o qu mesmo que não seja o objetivo dos atuais membros é a porta de entrada para um estado de vigilância e perda das liberdades individuais…

  46. cochise (usuário não registrado) em 30/06/2008 às 12:37 pm

    ERRATA:
    Onde lê-se:

    “Até onde eu me lembre pedofilia é para parlamentar em crime administrativo”

    Leia-se:

    Até onde eu me lembre CPI é para parlamentar em crime administrativo

  47. Mais uma daquelas medidas que atacam o meio e não a causa.