Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Configurando o Compiz (interface gráfica 3D) no Ubuntu 8.10

“O site Linux no PC (www.linuxnopc.com.br) postou um tutorial prático de instalação e configuração do Compiz no Ubuntu 8.10.

O Compiz é um gerenciador de janelas, para o servidor de janela X, que oferece aceleração OpenGL. O gerenciador permite que as janelas possuam efeitos visuais, como animações ao minimizar e uma área de trabalho em forma de cubo. O Compiz segue os padrões do ICCCM e por isso pode ser usado no lugar do Metacity do GNOME e KWin do KDE. Vídeo do Ubuntu 8.10 com Compiz.”

Enviado por Roberto Carlos Coutinho Seixas (contatoΘlinuxnopc·com·br) – referência (linuxnopc.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-12-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Erick (usuário não registrado) em 19/12/2008 às 5:29 pm

    Inacreditável. Anos se passam e ainda é necessário seguir tutoriais para ativar o Compiz. O desktop Linux precisa evoluir bem mais rápido que isso se quiser brigar com o Windows e Mac OS X.

    Frank (usuário não registrado) em 19/12/2008 às 5:52 pm

    Aí, Erick… você não é usuário do Linux, é???

    Não entendi. No Ubuntu 8.10 o Compiz já funciona desde o o boot por live cd. Vou ter q RTFA?

    Mandriva (usuário não registrado) em 19/12/2008 às 6:02 pm

    Porque não usar o Mandriva, que na instalação verifica se sua placa tem suporte a 3D e, se tiver, já oferece para instalar e ativar o Compiz?

    Ioca100 (usuário não registrado) em 19/12/2008 às 6:40 pm

    Tinha tudo isso instalado no Ubuntu 8.04, mas, sinceramente,não vi utilidade e, agora no 8.10 só ativei os efeitos visuais em extra.
    Só era legal para impressionar os outros que não conheciam .

    a (usuário não registrado) em 19/12/2008 às 6:57 pm

    é útil, acredite. expose, maximunize, place, alpha, zoom melhorado, alternador de janelas avançado, screenshot fazem falta depois q vc se acostuma com essas facilidades. compiz não é só o cubo ou cilindro.

    Hézio (usuário não registrado) em 19/12/2008 às 9:59 pm

    tem muita coisa q é só enfeite mesmo, mas muita coisa útil, como o “a” disse.. Pra ativa tudo só precisei ir no synaptic procurar por compiz, seleciona e instalar, e pronto, milagrosamente.. quando instalei primera vez tive q mexe em quinhentas mil configuração, altera quase tudo e depois de muita dor de cabeça foi.
    O Erick está muito desinformado, eu só tive q ir até o synaptic pq queria mais efeitos, pq no ubuntu jah vem o compiz ativo, assim como em muitas outras distribuições

    Grobsch (usuário não registrado) em 20/12/2008 às 7:09 am

    Acho uma bela bobagem esses efeitos…

    Daniel (usuário não registrado) em 20/12/2008 às 8:48 am

    Erik, pra que ativação automática? A primeira coisa que eu faço ao instalar o Ubuntu é desinstalar o compiz e o pulseaudio!

    se vc tiver 2 monitores de resoluções diferentes, ele dá um monte de mensagens de erro que não dizem nada e não funciona.
    Alguém tem um tutorial para este tipo de situação?

    Ainda não acho nada demais nisso. O Metisse é muito mais bonito, mas ainda assim não é nada prático decorar os zilhões de atalhos de teclado que ele tem…

    @Marcelo Ulianov, o compiz hoje faz tudo que o metisse faz, com o auxílio de plug-ins.

    Hoje em dia não há dúvida de que o compiz é o gerenciador de janelas “afrescado” mais completo em recursos que existe. Pena não ser assim taãão estável, mas pelo tempo de vida curto que tem podemos considerá-lo bastante estável. Quem sabe quando sai um umpontozero?

    Hoje em dia considero válidos os manuais que trazem alguma informação útil – como o em questão -, mesmo para temas já conhecidos.

    O que eu não gosto é quando a dica é do tipo:
    Para instalar o programa abc é só digitar:
    # apt-get install abc
    Pronto!

    :-)

Este post é antigo (2008-12-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.