Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Computadores comprados para ajudar no ensino ficam nas caixas no Piauí

Equipamentos foram comprados para atender 420 escolas. Um ano depois, a maioria dos computadores não foi instalado.

Um exemplo da falta de planejamento em uma área vital da vida brasileira: a educação. Estudantes de escolas públicas do Piauí esperaram por muito tempo os laboratórios de informática. Os computadores finalmente chegaram, mas a maioria nem foi instalada.

“É muito constrangedor, porque a gente sabe da necessidade dos nossos alunos e da própria comunidade. De acordo com essa realidade, a gente vê que os alunos não podem usufruir”, lamentou a professora Elda Mota. O governo federal investiu cerca de R$ 6 milhões na compra de 4,2 mil computadores para as escolas do Piauí. Em uma delas, o laboratório chegou a ser instalado, mas faltam instrutores para ensinar os professores e alunos a manusear os equipamentos. A estudante Aldenora Gomes esperava conseguir com as aulas informática uma vaga no mercado de trabalho.

“Piauí tem um mercado de trabalho fraco. Muitos viajam embora em busca de trabalho. Tem que ter um curso de informática”, comentou a estudante Aldenora Gomes.

A Secretaria Estadual de Educação responsabiliza a empresa contratada pelo Ministério da Educação (MEC) para vender os computadores de não ter efetuado a instalação dos equipamentos.

Saiba mais (g1.globo.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Renato Machado (usuário não registrado) em 28/05/2008 às 10:51 am

    Pois é… essa notícia não me surpreende… aqui no Brasil, infelismente, não existe a cultura de planejamento. Com certeza não fizeram um planejamento estratégico ao adquirir tais PCs, para pelo menos viabilizar a implantação, muito menos para obter dados posteriores sobre os benefícios.

    Ainda bem que aquele contrato com a Positivo não deu certo (novamente por falta de planejamento)…

    Outra reflexão: imaginem o uso que teriam os OLPCs nas instituições de ensino básico brasileiras… msn? paciência?

    eje del mal (usuário não registrado) em 28/05/2008 às 11:11 am

    Mas isto também pode ser lobby de certa companhia de tecnologia possuidora de percentual de certo grupo de mídia, para dizer assim que tal estratégia “perdedora” não funciona. Ou seja, se tivessem utilizado as soluções da companhia de tecnologia tudo estaria funcionando, e vários arrastadores de mouse estariam se formando nas escolas do Piauí.

    Falar é muuuuuito fácil…

    Lobby para fazer a Secretaria Estadual de Educação se manifestar sobre os milhares de computadores parados? Acho bem mais provável que eles estejam de fato parados.

    E, salvo engano, a notícia nem mesmo menciona qual o sistema operacional instalado nos computadores.

    Ezequiel (usuário não registrado) em 28/05/2008 às 11:26 am

    Isto ocorre não só na área de ensino.

    Lembro-me muito bem da implantação do Hospital do Coração em Belo Horizonte-MG, que na época o governador era o Nilton Cardoso (PMDB). Todo o equipamento foi comprado (milhões de $$$) e o prédio nem tinha sido iniciado as obras (e todo o dinheiro disponibilizado para as obras sumiu…).

    Depois de uns 15 anos, os quipamentos (já obsoletos) foram doados e o edifício foi transferido para uma outra entidade finaliza-lo. Finalmente agora as obras estão sendo finalizadas (com a ajuda do governo federal).

    Onde existir corrupção, não terá planejamento que dê certo.

    Dstolf (usuário não registrado) em 28/05/2008 às 11:30 am

    logo nas eleições, o lula vai aparecer na tv (ou o seu candidato, caso ele não consiga dar o golpe do terceiro mandato) e falar com seu jeito característico que “milhares e milhares de crianças tiveram acesso ao seu primeiro computádior” e que “nunca antes neztepaíz” tantas crianças tiveram acesso à informática.

    e ninguém vai lembrar ou mesmo saber que os computadores estão parados em caixas.

    Dstolf (usuário não registrado) em 28/05/2008 às 11:31 am

    e só pra deixar claro, isso não parece ter nada relacionado com o so.

    lembrem-se de que estamos falando de pessoas simples, tanto linux como windows é novidade para elas.

    Renato Machado, eu não acho que falte planejamento, na verdade eu entendo essa história de planejamento como bla bla bla para aumentar burocracia e custos. Falta sim vontade de trabalhar, empenho, dignidade etc. É fácil resolver o problema, é só alguém colocar os micros em caminhões e sair distribuindo nas escolas, isso não vai custar mais de 1000 reais com certeza.

    Depois disto, é só um professor com boa vontade chamar 2 ou 3 alunos fora do período de aula para ligar os computadores.

    O problema é que aqui no Brasil tem muita preguiça vestida de burocracia.

    opa, são 4,2 mil computadores, com certeza vai custar mais de 1000 reais(muito mais), mas nada que não seja contornável com boa vontade.

    Tem um problema: e se esse professor não souber mexer com computadores (bem provável)? E se ele não tiver 2 ou 3 alunos que saibam mexer em computadores para ligá-los corretamente (também bem provável)?

    Faltou planejamento com certeza. E muitas vezes, nem mesmo boa vontade (no caso de professores) irão fazer a diferença se não tiver sido feito um bom planejamento.

    Fernando (usuário não registrado) em 28/05/2008 às 12:11 pm

    É isso que dá deixar as coisas na mão do estado. Esse estatismo ridículo do Brasil só leva o país para o fundo do poço. Continuem votando na esquerda e terminem de quebrar nosso país.

    Ezequiel (usuário não registrado) em 28/05/2008 às 12:46 pm

    Educação na mão de entidades privadas já têm aos montes. Se não for fornecida pelo estado (estatal) NENHUM pobre irá estudar (não estou falando de universidades).
    Para algumas pessoas, parece que estatal boa é aquela que dá lucro (com a Petrobras), mas ensino NÃO é mercadoria.
    Vou parodiar o presidente LULA: Nunca antes neste país tantos puderam estudar. Veja o Prouni, que o governo do LULA criou com uma canetada centenas de milhares de vagas sem gastar um centavos, já que as escolas privadas não pagavam os impostos devidos, estes foram trocados por vagas…

    Continuo afirmando: Onde existir corrupção, não terá planejamento que dê certo.

    Falta é vergonha na cara, tanto dos cidadãos quanto dos governantes. Dos cidadãos por ficarem sentados esperando que as coisas caiam do céu.

    ─ Dêem nome aos bois: o nome do secretário(a) da educação do estado do Piauí; o nome da empresa que forneceu os computadores;

    ─ Qualquer cidadão pode fazer uma denúncia ao ministério público federal. Façam eles processarem esses cachorros do governo do estado que não fazem nada;

    ─ Que os cidadãos se reunam e formem uma cooperativa para instalar os computadores e formar instrutores. Existe muita gente disposta a ajudar, basta alguém se levantar para liderar. Tem algum candidato a vereador por aí? Olha aqui uma oportunidade de ouro pra você ganhar milhares de votos.

    Solução para os problemas existem. Falta o brasileiro “trabalhador” querer fazer acontecer.

    Wilson (usuário não registrado) em 28/05/2008 às 1:22 pm

    Eu, também, concordo que faltou os “nomes dos bois”: o nome do secretário(a) da educação do estado do Piauí; o nome da empresa que forneceu os computadores. Uma notícia de extrema gravidade como essa não pode ficar no anonimato. Para que se possa apurar a responsabilidade desse problema é preciso que se saiba o nome dos envolvidos.
    Se o Secretário acusou a empresa, esta deveria ter sido ouvida. Sem os nomes, isso fica em aberto e ficaremos conjecturando quem tem culpa e não chegaremos a lugar algum. A falta de planejamento foi a mais citada até agora, mas como todas as partes não foram ouvidas, não podemos afirmar nada. Pode ter havido planejamento e uma das partes envolvidas pode ter quebrado contrato (isso foi uma suposição). É isso que estamos fazendo aqui, suposições. A única afirmação que podemos fazer é que os computadores não estão no lugar onde deveriam está. O governo de Estado do Piauí deveria se preocupar em resolver logo isso.

    Renato Machado (usuário não registrado) em 28/05/2008 às 1:26 pm

    maiconfaria, entendo seu ponto de vista, mas acho que você desconsiderou como funcionam as coisas na esfera pública.

    Continuo enfatizando que um planejamento sério e compromissado com o bem estar da ppulação é essencial para que o recurso público seja bem usado. Se voce conseguir um documento dizendo como, quando, por quanto voce vai implantar x numeros de computadores, com os beneficios e indicativos para medir o desempenho da proposta (possibilitando fiscalização posterior), com certeza é muito mais fácil impedir situações como essas. Basta você apresentar o planejamento para a população, e o político logo terá que se virar para cumprir o planejado, pois ele não quer sua imagem arranhada. Da forma que (pelo que parece) isso foi feito, ninguem sabe de onde vieram os PCs, logo ninguem sabe quem responsabilizar. Logo, sem responsavel, ninguem poderá ser punido. E muito menos ninguem sabe onde realmente foi parar o dinheiro gasto…

    No fim de tudo, acho injusto culpar a falta de vontade do coitado do professor ou dos alunos que não se voluntariam para fazer direito algo que os administradores públicos são pagos (e BEM pagos) para fazer… com risco de tomarem algum processo ou retaliação por tentarem mexer no “PC alheio”…

    l…é triste, mas é assim…

    Só uma pergunta: o que um professor e 2 ou 3 alunos voluntários iriam fazer com o computador? Instalar um XP pirata, mais um eme-esse-ófisse pirata? Ou estão sobrando nerds linuxistas no Piauí? Ou, pior ainda, será que os computadores já vão com os programas da MS pré-instalados???

Este post é antigo (2008-05-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.