Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Começa a funcionar o Wi-fi público em Copacabana

Via G1: Demorou, mas funcionou. Moradores e turistas que passarem na orla de Copacabana, na Zona Sul do Rio, já podem desfrutar de internet sem fio gratuita. O serviço do projeto Orla Digital, inaugurado pelo governador Ségio Cabral na manhã desta terça-feira (22), ficou disponível para internautas por volta das 15h. Numa primeira fase, apenas o trecho da Avenida Atlântica, entre as ruas Princesa Isabel e Fiqueiredo Magalhães, estará funcionando. O resto da orla do bairro deverá começar a operar até o final de agosto, com 21 pontos de acesso.

Leia também: HOT Spot: Copacabana estréia Wi-Fi público dia 22.

Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia do estado, Alexandre Cardoso, o projeto deve atingir cerca de cem mil pessoas na região. O acesso, de acordo com a Secretaria, terá velocidade de 54 megabites por segundo. A idéia é que o acesso wi-Fi gratuito seja estendido à Baixada Fluminense e ao Maracanã até o fim do ano. “Estamos atrasados 22 dias. É o maior projeto de banda larga a céu aberto da América Latina”, disse Cardoso.

Saiba mais (g1.globo.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-07-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    rafael (usuário não registrado) em 23/07/2008 às 4:27 pm

    no noticiário da noite:

    aumenta em 5000% o roubo de notebooks, smartphones e PDAs na orla do rio de janeiro.

    gff (usuário não registrado) em 23/07/2008 às 4:37 pm

    polêmica…

    Como será a navegação ? exigirá algum cadastro com a validação de CPF, pois com essa nova lei de Crimes Digitais, o criminoso poderá utilizar deste HOTSPOT para “praticar” seus crimes, e caso, esse HOTSPOT não tenha nenhum tipo de autenticação e validação de usuário, como vai ficar o exmo governador do rio de janeiro, quando receber uma intimação da policia federal ?

    paulo (usuário não registrado) em 23/07/2008 às 5:40 pm

    Rio de Janeiro, notebook, praia !!! Que Deus nos abençoe !

    self_liar (usuário não registrado) em 23/07/2008 às 7:14 pm

    Que besteira. Promova outras coisas mais úteis. Isso é só Para afortunados.

    hey (usuário não registrado) em 23/07/2008 às 7:17 pm

    Notebook na praia? Parece que nao combina. Vai encher de areia!!

    Vai ter uns que para se mostrarem vao levar o notebook para praia e obviamente vao correr um serio risco de serem assaltados.

    luiz (usuário não registrado) em 23/07/2008 às 8:39 pm

    masi nao eh so notebook q tem wi-fi

    Webmarlin (usuário não registrado) em 23/07/2008 às 8:39 pm

    No Brasil é assim, inclusão digital para abastados. O pobre que se f…

    Carioca orgulhoso (usuário não registrado) em 23/07/2008 às 8:58 pm

    Copacabana é uma atração turística mundial e portanto está mais do que certo oferecer wi-fi público para os milhares de turistas nacionais e estrangeiros que passeiam por Copacabana.

    Não é só porque existem miseráveis nem favelas no Rio que não se pode oferecer serviços de alto nível. Os miseráveis tem muito mais problemas para resolver antes de se preocupar com acesso wireless, notebooks e inclusão digital. Se pensassem um pouco mais em fazer menos filhos para criá-los bem e valorizassem a educação para os seus filhos talvez em algumas gerações eles melhorem de vida, como aconteceu com milhares de imigrantes pobres que chegaram nesse país há menos de 100 anos.

    Pobreza é algo temporário e que pode afetar a todos mas miséria é muito mais questão de falta de atitude pessoal do que qualquer outra coisa.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 23/07/2008 às 9:12 pm

    Eu gostei de um cara que falou com a reporter da Globo, não lembro o nome, mas aparece como “Fulano de Tal – Autor de Blog”.
    Segundo ele, ir a praia com o notebook não é problema, o problema mesmo é voltar com o notebook.

    Mas uma coisa que vi na matéria da TV, que não vi na internet, é que esta rede pertence a um instituto de pesquisa cientificas, e vão usa-la para, inclusive para interligar testes de campo (na praia) com hospitais e outros centros de forma instantânea.

    Eudes (usuário não registrado) em 24/07/2008 às 8:21 am

    Pobre é assim mesmo
    Não tem onde cair morto, na geladeira não tem uma banana
    Mas não perde a pose, gasta tudo o que tem pra andar na grife
    Num “paiseco” miseravel onde a galera tá roubando botijão de gás e até tampa de sanitário, tudo é possivel
    Notebook na praia é prato cheio pra bandido
    É só esperar pra ver

    Eudes (usuário não registrado) em 24/07/2008 às 8:27 am

    Essa historia de dizer que precisamos investir em educação já está tão batida que virou clichê, ninguem liga mais
    Agora é muita maldade dizer que pobre não deve ter filhos.
    Coitados!
    Alem de miseráveis, terão de se contentar com a masturbação?
    Assim nao vale

    A principal marca dos comentários atualmente no Br-linux.org, infelizmente, é a inveja… estou esperando chegar ao Maracanã, já que moro perto e poderei usar o sistema. Copacabana, é uma etapa de teste, tudo o resto que for dito é pura balela.
    Acho que ao invez de gastarem dedos criticando deveriam exigir aos seus representantes locais que fizessem o mesmo. Façam um abaixo-assinado e levem ao governo local, algumas cidades já oferecem serviços similares. Aqui no Rio de Janeiro, Piraí tem rede wi-fi pública gratuita faz tempo.

    Marcio Torres (usuário não registrado) em 24/07/2008 às 11:13 am

    É porque na foto não mostra, mais pode ter certeza que do lado direito da foto no qual mostra o notebook com a logo do “G1″ está todos os MPs e Soldados do Exército envolvidos com os últimos acontecimentos Brasil a fora… Será que alguém se arrisca em chegar próximo ???????????????????

    asd (usuário não registrado) em 24/07/2008 às 11:20 am

    Grobsch, foi um alívio ler seu comentário. Creio que o Brasil só piora com atitudes como a de absurda maioria dos comentários. Quem tenta jogar areia numa iniciativa dessas com absoluta certeza não é o tipo de pessoa que melhora um país. Afinal, o país nada mais é que as pessoas e suas qualidades/defeitos. Lamento profundamente a ignorância e o movimento retardado promovido pela imprensa e apoiado pelo besta que apreende a realidade dali, ignorando ao seu redor qualquer boas iniciativas e às vezes até criticando-as.

    edempoa (usuário não registrado) em 24/07/2008 às 11:50 am

    Eu queria saber porque é que a gente só se lembra dos miseráveis quando é para invejar os ricos…

    Mauro (usuário não registrado) em 24/07/2008 às 1:36 pm

    Antes dos capitalistas sem causa e dos socialistas sem base começarem a rotular: não sou nem pretendo ser político; sou um pai e avô cuja única ideologia é de tentar fazer minha parte em ter um mundo melhor, ou menos pior, para meus filhos e netos, e isso passa por um mundo melhor ou menos pior para os filhos e netos de todos.

    Entendo que quem foi criado em um ambiente mínimamente saudável tenha dificuldade em perceber a diferença de ambiente familiar e mentalidade entre miseráveis e imigrantes pobres, ou de entender o perverso ciclo miséria-crime-miséria, já que as atitudes mais adequadas lhe foram passadas como verdades óbvias e instintivas, e que as demais atitudes lhe parecerão irracionais; mas sem este entendimento qualquer conclusão estará errada, e qualquer ação, destinada ao fracasso.

    É necessário perceber que a única forma de evitar o crime é combater a miséria, e a melhor forma, se não a única, é através da educação; havendo mão de obra qualificada, os empregos surgirão naturalmente, pois muitas empresas não se instalam ou não se expandem por falta de funcionários qualificados. Taxas de desemprego e criminalidade andam juntas…

    O Rio de Janeiro é uma das duas maiores vítimas do atual sistema de educação nacional deficitário e inadequado, e palco de uma atitude correta diante do problema, mas que não foi adiante como deveria por politicagem e incompetência: escolas de período integral, fortalezas com toda uma infra-estrutura de apoio e _forte_ proteção policial, para impedir qualquer tipo de assédio ou infiltração de criminosos. Não interessa quem fez ou com que motivos; é _muito_ mais barato para a população do que conviver com as consequências do esquema atual, bem intencionado porém cego às causas da criminalidade. E pode ter seus efeitos otimizados com o redirecionamento da política habitacional e da bolsa-escola, removendo gradualmente as famílias das favelas para locais com forte proteção policial e minando as bases do crime organizado.

    Sem tais escolas, a bem intencionada bolsa-escola virou bolsa-esmola, que corre o risco de ser percebida pelos miseráveis como um estímulo para ter mais filhos, piorando _muito_ a situação atual, já que as crianças vão crescer em um ambiente moralmente pior e sem uma educação que lhes possibilite aprender as atitudes corretas como óbvias e as demais como irracionais.

    É uma solução lenta e cara, mas o que a repressão policial conseguiu até agora foi corromper policiais e financiar os políticos mais corruptos, e isso já está nos saindo _muito_ caro.

    Nossos pais e avôs diziam muito que não podiam fazer nada a respeito, e achavam que fazer apenas para a sua família e no seu trabalho ou negócio era suficiente. A situação atual mostra que eles estavam – e estão – errados. Muito errados.

    Sofremos as consequências – e reclamamos – dos problemas não resolvidos por nossos pais e avôs… mas o que estamos fazendo para que nossos filhos e netos não sofram nem reclamem dos problemas que nós não resolvermos ?

    Mineiro concordando com Carioca (usuário não registrado) em 25/07/2008 às 11:47 am

    O que “carioca orgulhoso” disse é verdade, mesmo a parte de baixo (parece preconceito, mas é a realidade), ser pobre não é motivo para ser sem responsabilidade (em alguns lugares, usam como desculpa para ser porco). Sempre morei na periferia (de BH), não preciso de pesquisas nem de ONG, nem das matérias dos jornais, para saber como são as coisas.Meu e-mail é real e está registrado no blog, o que eu disse é de minha responsabilidade (e não do local/IP, de onde estou enviando).

    Mineiro chato de novo (usuário não registrado) em 25/07/2008 às 12:28 pm

    Mauro, o que você diz de “: escola em tempo integral …” em diante faz todo sentido e concordo.
    Mas o que você disse acima disso, é difícil… É lógico que a “salvação” para o pais é pela educação e mais trabalho, mas essa relação que você descreve como clara entre pobreza e violência, não é tão clara assim, não preciso de estudos para me mostrar isso (nas muitas vezes em que fiquei desempregado, nunca assaltei ninguém, e convivo com muitas, *muitas* mesmo que são assim), e existem também estudos (inclusive um de aluno da UFMG) que demonstram que a relação “desemprego/pobreza” com “violência/criminalidade” não é tão forte, mas esses estudos são enviados para o limbo, não interessam à industria da miséria (e eram bandeira de campanha para o partido).
    É lógico que isso a longo prazo passa a ser verdade, ainda mais em um pais onde ídolos são traficantes, pagodeiros e jogadores futebol (ultimamente andam muito misturados), e que quando parte da mídia tenta fazer de um professor de português ou de um astronauta um novo ídolo, outra parte da mídia e os “intelectuais de boteco”, caem matando. Como disse em outro comentário, as opiniões são de minha responsabilidade.

    Mineiro chato de novo (usuário não registrado) em 25/07/2008 às 12:31 pm

    Mauro, não se preocupe com capitalistas, eles não existem no pais, se conhecer algum, me avise, que vou pedir emprego para ele.

    Já saiu do foco a muito tempo, se alguém conhecer uma lista *boa* para essas discussões, por favor poste aqui :) .

Este post é antigo (2008-07-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.