Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Código aberto chega aos quadrinhos do Homem de Ferro

“Uma alegoria em que Tony Stark, a identidade secreta do Homem de Ferro, representa Bill Gates e a Microsoft, e o desconhecido Ezekiel Stane faz o papel do código aberto e do Linux, é o que promete a revista “Invincible Iron Man”, que a Marvel Comics lança em maio, na esteira do filme do mesmo personagem.

Os criadores comentam sobre o dualismo do Homem de Ferro no que diz respeito às tecnologias que cria e distribui: ele quer transformá-las em produtos e levá-las às pessoas, mas ao mesmo tempo fica nervoso quando as pessoas realmente querem usá-las.

A história não se reduz a batalhas e armaduras

Em contrapartida, Ezekiel Stane (filho de Obadiah Stane, supervilão que no passado já derrotou o Homem de Ferro) é um terrorista que adota ideologias associadas ao código aberto, sem ligação a país, raça, credo ou leis específicas. Ele não deseja vencer o Homem de Ferro, mas sim torná-lo obsoleto.

E o autor da história inaugural da série acrescenta: ele é o código aberto em relação à opressividade de código fechado do Homem de Ferro.

E é o vilão da história, um terrorista, de forma parecida com as que já vimos tantas vezes o código aberto ser caracterizado pelos seus detratores, especialmente os monopolistas. Eu acho o Homem de Ferro um personagem chato, e faz tempo que não leio os quadrinhos da Marvel, mas quando sair no Brasil, devo comprar, nem que seja apenas pela curiosidade, ou pelo belo visual, que não se resume a batalhas e armaduras, como dá de ver no fragmento acima.”

Enviado por André Cruz – referência (comicbookresources.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Parece que algum escritor ouviu alguma declaração do Steve “Fuc*ing Kill You” Ballmer e acreditou..

    tirando isso, gostei da loira no desenho

    Alex Maia Sanchez (usuário não registrado) em 29/04/2008 às 4:35 pm

    Quero ver o homem de ferro dando tela azul ! rsrrsrsrrs ! Essa foi troll !!!

    Isaac (usuário não registrado) em 29/04/2008 às 7:26 pm

    Sou fã de longa data do personagem.
    O Obadiah Stane na verdade não era um supervilão.
    Ele é um cara que descobria o ponto fraoo das pessoas e usava isso a seu favor (no caso do Tony Stark é a cachaça).
    As histórias dele só eram boas, quando escritas pelo David Michelinie (no fim dos anos 70 e metade dos anos 80). Quando ele saiu, ficaram um lixo.
    O Homem de Ferro é um personagem controverso. Ele não é um “super-herói”.
    Por isso e pelo fato de ser um playboy “pé-de-cana”, nunca fez sucesso. Ainda mais com a Civil War, que lançaram a pouco tempo.
    Acho curiosa essa abordagem que o escritor Matt Fraction está fazendo, nas novas histórias do personagem.
    Vou dar uma lida.

    Orra, além de não ajudar em nada, ainda vai prejudicar a imagem do SL, que, convenhamos, nunca foi grande coisa entre o “mainstream”.

    Esse autor recebe da M$?

    Paulo Dias (usuário não registrado) em 29/04/2008 às 7:51 pm

    Vejam por este ângulo:
    Obadiah Stane derrotou o Homem de Ferro (M$) no passado, porém a vitória foi momentânea pois ele está aí até hoje. Agora Ezekiel Stane (SL) vem tentar fazer o que o pai não conseguiu porém o próprio título da história diz que o Homem de Ferro é Invencível.
    Ficou muito Pró Microsoft?
    Alguém conseguiu enxergar um “desistam” nas entrelinhas?
    Vamos esperar pra ver!

    É óbvio que o representante do software livre tinha que ser um terrorista, afinal, segundo Sheley Goodman, Linux é um sistema desenvolvido pela máfia russa para roubar dados… Essa é a visão que eles querem passar para o mundo: SL é mau, SP é bom.

    Hollywood e os EUA estão cheios dessas “mensagens subliminares”. No filme A Senha – Swordfish, por exemplo, logo no início da trama podemos ver que um estrangeiro com um laptop é preso em um aeroporto. O nome do estrangeiro é Torvalds, ele vem da Finlândia e é assassinado pelos agentes secretos do local. Coinscidência?

    Mas, talvez o lado “heróico” do Homem de Ferro decida abrir o código de alguns de seus brinquedinhos.

    Isaac (usuário não registrado) em 29/04/2008 às 9:27 pm

    Correção.
    O hacker Torvalds no filme A Senha, não é assassinado pelos agentes do governo.
    Na verdade, eles queriam protejê-lo e ele não levou fé nesta proteção.
    Quem o matou, foram os capangas do Gabriel Shear (John Travolta).

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 30/04/2008 às 12:58 am

    Penso que, na história das histórias em quadrinhos, sabemos que muitas foram as vezes em que heróis “ocidentais, éticos”, etc, enfrentaram “personificações do mal”. Traduzindo, de certa forma, os quadrinhos já serviram para fazer campanhas anti-nazistas, anti-facistas, anti-comunistas, etc…

    Seria uma retomada a este tipo de história?

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 30/04/2008 às 5:18 am

    O universo Marvel é muito rico e Tony Stark sempre foi um anti-herói…Assim como o Hulk, portanto, nada demais…Essa dualidade entre bem e mal é tem uma linha bem tênue quando você tem uma boa história.

    André (usuário não registrado) em 30/04/2008 às 8:39 am

    Quem o matou, foram os capangas do Gabriel Shear (John Travolta).”

    Que seja, foi morto do mesmo jeito…

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 30/04/2008 às 1:49 pm

    Putz, a galera viaja! hahahahaaha De repente não está surgindo um novo vilão, mas um novo héroi xD

    IRLame (usuário não registrado) em 1/05/2008 às 10:58 pm

    Todos sabem que depois de guerra civil, que é uma alegoria da perda de direitos civis na américa(sim, a marvel chupa o bush), o Homem de Ferro contribuí manipulando todos para obter o que quer.

    Herói né?

    foobob (usuário não registrado) em 1/05/2008 às 11:08 pm

    terrorista… huhuhuhu
    Sou mais o homem-de-aço… ;)

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 2/05/2008 às 9:05 am

    Caras, vcs são muito chegados numa teoria da conspiração. O cara deu uma declaração polêmica e todo mundo caiu como um pato. O que ele queria era que todos falassem alguma coisa do projeto dele.

    Hollywood é bem consciente dos prós e contras do SL. Todos os grandes render farms são movidos a SL (na infra, pois em grande parte do trabalho ainda é feito em Maya, que é totalmente fechado).

    Existe tembém algo chamdo product placement, ou seja, se o fabricante não pagar, o produto dele NÃO aparece na tela. Reparem como é raro um personagem de seriado ou filme usar um computador e na tela mostrar que ele está usando windows? Geralmente é Mac (que vive de marketing e paga) ou é linux (desta forma não beneficia ninguém).

    Já no mundo dos quadrinhos eu concordaria com o Tony Stark. A tecnologia dele é muito perigosa para ficar “solta”, não daria 2 dias depois da abertura para que todos os paísas do mundo tivessem exércitos de “homens de ferro” aplicações pacíficas seriam muito raras.

    Caio Cagliani (usuário não registrado) em 3/05/2008 às 10:05 am

    O Homem de Ferro sempre foi um personagem controverso, sempre escolhendo e agindo de acordo com o que seria bom para ele, nada de bem comum, nada de resgatar mocinhas indefesas em incêndios… Tony Stark é o código fechado sim… Isso não implica que as escolhas dele sejam admiradas por milhões de leitores, pois dado o caráter do Iron-Man, suas opiniões nem sempre são as mais condizentes com a realidade…

    É um anti-herói, e pronto.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 3/05/2008 às 12:48 pm

    Preferia o War Machine.

    O Tony nunca foi de confiança, até o Cap. America fez ele doar boa parte do que os Vingadores tinham, justamente pq as decidia conforme estava a ação da Stark Corp. na bolsa, mas é só uma historia, muitas vezes bem sem graça, espero que o filme seja legalzinho, já que Demolidor, que é um baita personagem da Marvel, foi um dos filmes mais fracos sobre heróis que já assisti.

    Ninguém comentou o filme em si…

    Bem, meu irmão assistiu ontem e disse que vale a pena ir ver. O que eu acho muito bom, pois a maioria desses filmes baseados em quadrinhos e jogos é um desastre só. Só uma minoria consegue ganhar a minha simpatia.

    Talvez porque o post é sobre os quadrinhos ;)

    Isaac (usuário não registrado) em 4/05/2008 às 3:41 pm

    A Marvel chupa o Bush?
    Na Civil War, o governo americano foi retratado como os vilões da história.
    Ele e o Tony “Cachaça” Stark.
    Nesta Civil War, só tem uma parte que eu achei espetacular.
    Aquela fuga do Capitão América do porta-aviões aéreo da S.H.I.E.L.D.

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 4/05/2008 às 6:26 pm

    Sim, a Marvel chupa o Bush. No final da Civil War o Homem-de-Ferro ganha qdo o “povo” (alegoria para a “opinião pública”) pede ao Capitão América q pare a luta pq ele estava “destruindo tudo”. E justamente o Capitão América, q – apesar do nome – não se curvava a nenhum presidente dos EUA, alegando fidelidade ao “Sonho Americano”, é assassinado logo depois da guerra. E ainda leva um pito daquela jornalista do The Pulse.

    Enfim, a Marvel é pró-Republicana à toda. Agora, no filme do Homem-de-Ferro a coisa é mais interessante: ele começa estilo Falcão-Republicano e no meio diz q aquilo estava tudo errado e q as guerras não serviram pra proteger ninguém, só matar inocentes.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 4/05/2008 às 7:40 pm

    Br-Linux tbm é cultura…HQ

    Alguem lembra na época que o Capitão perdeu o posto e foi substituído pelo cara que depois virou o Agente Americano? Nesta serie, o Steve foi pedir ajuda para o Tony, que mesmo com problemas com a empresa (e com a malvada) se negou a ajudar.

    Pessoalmente acho que as historias da Marvell refletem mais o escritor que alguma linha politica do grupo empresarial, acho que é como quase td nos EUA, pouco importa se é republicano ou democrata, desde que o EUA estejam em primeiro lugar.

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 4/05/2008 às 7:47 pm

    Mais q o escritor, as estórias refletem a linha editorial do chefão da Marvel, o Joe Quesada. Foi ele q fez, por explo, a gde m* com o Homem-Aranha no final da saga One More Day (ainda não saiu no Brasil). O Bendis, q era o roteirista, pediu até pra tirarem o nome dele dos créditos, já q só escreveu o roteiro da forma q foi escrita pq o chefe mandou.

    Voltando mais para o Software Livre/Open Source, o fato é q não importa se é Republicano ou Democrata. Lá o q vale mais é o Open Source do q o Free Software (Free as in Freedom). E isso de amarrar software em ideologia política é coisa do Terceiro Mundo, onde dizer q é a favor de SL conta mais do q explicar tin-tin por tin-tin como isso pode ser bom para o país.

    Isaac (usuário não registrado) em 4/05/2008 às 7:52 pm

    Ele foi substituído pelo John Walker (US AGENT).
    Na Guerra das Armaduras, o Tony sacaneia o Steve Rogers (que tinha deixado de ser o Capitão América), ao aplicar um choque elétrico nele, quando o Homem de Ferro invade a prisão de supervilões, para destruir as armaduras dos Guardiões.
    Boa história escrita pela dupla David Michelinie e Bob Layton.
    Acho que foi lançada em 1988.

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 4/05/2008 às 8:47 pm

    A propósito, o novo roteirista do Homem-de-Ferro (Matt Fraction) acha q foi MAL INTERPRETADO nesta entrevista. Olha só o q ele diz no seu blog:

    “I drew the analogy between Tony Stark and Microsoft and Ezekiel Stane and Linux/the Open Source movement, to explain why Stane is winning, how he’s beating Tony, and what Tony has to do/how Tony has to evolve if we wants to survive.

    I think the whole of the interview explains that pretty clearly, and the excerpted clipping that’s gone around does NOT, so I’m clarifying it here.

    What I said was: Tony’s losing. Here’s why.”

    Visto primeiro em: http://www.mattfraction.com/archives/002948.php

    Ou seja, o q ele está dizendo é q o “terrorista” está *ganhando* porque é “open source”, enquanto a natureza proprietária do Homem-de-Ferro faz com q ele esteja obsoleto. Aí o q vai acontecer? Pelo q ele diz, parece q haverá alguma gde reviravolta no personagem. Se alguém acompanha as estórias do Iron Man atuais publicadas nos EUA, deve saber q o mentor intelectual dele (o Sal) é um cara estilo Stallman, só q mais limpinho. Será q teremos um Iron Man GPL v3 até o fim da série??? :-)

    André Farias (usuário não registrado) em 4/05/2008 às 9:39 pm

    Peraí, quem tá cagan** com isso ? Até agora os únicos que tem perdido alguma coisa foram as grandes industrias de software privado.
    O Linux foi criado com a intensão de dar a aqueles que precisavam de um SO que desse pra mexer e sem pagar por isso.
    E mais, ninguém esperava que ele fosse adotado por empresas ou usuário comum, não há uma “Linux Enterprise” querendo ter lucros com o uso do Linux (que não é nescessáriamente de gratis), o Linux saiu do mundo acadêmico meio que por osmose, creio que até o próprio Linus Torvalds deve estar espantado pelo Linux estar sendo vendido num notebook da Dell, EU não esperava isso.
    Então acho que estamos sofrendo um processo de EVOLUÇÃO inevitável, pois até grandes empresas esstão preparando o enterro do modelo proprietário de softwares, até mesmo a M$ está indiretamente produzindo um SO aberto (querem me enganar que o Windows não vai ser abandonado ?) e vai atacar com outros produtos, como o ramo de games (vide Xbox que vai muito bem).
    Em suma: medo de que SL seja o monstro da vez não me incomoda nenhum pouco, os roteiristas do Homem de Ferro podem até estar dando alguma mensagem nesse sentido, talvez seja um gancho para um daqueles eventos universais do mundo Marvel onde um personagem seria totalmente remodelado e venda mais revistas.

    Rodrigo Robles (usuário não registrado) em 4/05/2008 às 10:48 pm

    Vou fazer uma declaração preconceituosa… :) Os americanos são egocêntricos, não sabem nada de história ou geografia, e a mídia americana (cinema, quadrinhos, imprensa, etc) só repete esse tipo de besteira.
    Todos sabemos que muitos super-heróis refletem a superficial visão política americana – o mais descarado é o capitão américa, mas o superman também usa aquele pijaminha da bandeira americana.
    Infelizmente para o roteirista, associar o homem-de-ferro à microsoft e ao software fechado só irá reforçar a imagem de perdedor e fracassado do Tony Stark.

    realmagnum (usuário não registrado) em 5/05/2008 às 11:10 am

    Vale lembrar que as licenças dos softwares abertos normalmente restringem o uso dos códigos em iniciativas bélicas. Portanto, o Homem de Ferro jamais usaria Código Livre, sob pena de perder uma ação bilionária…

    Não, as licenças de softwares abertos, de modo geral, não restringem o uso dos códigos em iniciativas bélicas.

    No caso do software livre, fazer este tipo de discriminação “quebraria” a liberdade 0 definida pela FSF. O FAQ da GPL trata deste assunto (uso militar) especificamente.

    Este tipo de discriminação também seria uma violação ao item 6 da Open Source Definition.

Este post é antigo (2008-04-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.