Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


CapeTrivia, jogo opensource de perguntas e respostas estilo Show do Milhão

“O CapeTrivia é um jogo de perguntas e respostas escrito em Java similar ao jogo Show do Milhão, porém, com muito mais modos de jogo e funcionalidades extras, além de ser mais leve, estável e multiplataforma.

Com o CapeTrivia, é possível jogar com dez gêneros de perguntas à sua escolha (português, matemática, geografia, história, ciências, cinema e TV, música, informática, esportes e variedades, podendo futuramente haver outros gêneros além destes), quatro níveis de dificuldade (fácil, regular, difícil e muito difícil), oito modos de jogo (milhão, por pontos, acertos em 20, 45, 75 ou 100 perguntas, morte súbita ou perguntas livres) e três tipos de pergunta (perguntas de quatro respostas, de dez respostas e perguntas verdadeiro ou falso). O CapeTrivia suporta usuários, recordes e estatísticas, além de ser altamente configurável, tanto as opções do jogo quanto sua aparência.

O projeto CapeTrivia precisa de sua ajuda, você pode contribuir enviando sugestões de perguntas, ajudando a escrever o texto de ajuda, testando o software, dentre outras formas de contribuição. Esta última versão que foi recentemente lançada, a 0.41 Alpha, está mais próxima da versão final e possui quase todos os features implementados. a próxima versão marcará o início da fase beta do projeto.

Veja na página a seguir mais informações sobre o projeto e como contribuir para este.”

Enviado por Allan Taborda dos Santos (irmaodamaraΘusers·sourceforge·net) – referência (capetrivia.sourceforge.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Allan Taborda (usuário não registrado) em 3/06/2008 às 8:35 pm

    Dar para fazer o jogo em shell, até dá, mas até agora, ninguém tomou a iniciativa, já eu tomei a iniciativa de criar este jogo em Java, que é uma linguagem onde eu escrevo o programa, compilo e rodo em qualquer sistema onde há uma máquina virtual Java!

    Gostaria que voluntários contribuíssem com perguntas para o CapeTrivia, a meta é lançar a versão 1.0 Final com dez mil perguntas, essa é uma das principais deficiências e um dos principais desafios para o projeto CapeTrivia, não adianta nada um jogo de perguntas e respostas sem as perguntas. Por enquanto, estou usando perguntas de teste, que não virão com a versão final do programa.

    Grato!

    Perguntas e respostas? pelo que vi o desafio é na verdade conseguir compilar hehehe.
    Brincadeira a parte bem que poderia ter uma categoria sobre software livre e humor o que acha? Tenho umas boas nestas categorias para enviar.

    Allan Taborda (usuário não registrado) em 3/06/2008 às 9:43 pm

    Sim, seria uma boa idéia adicionar estas categorias de perguntas no CapeTrivia, porém, quanto mais categorias, mais perguntas deverão ser criadas para preencher estas categorias de perguntas em seus quatro níveis de dificuldade e em seus três tipos de perguntas.

    Uma outra coisa que eu estava vendo é que perguntas sobre software livre se encaixariam na categoria Informática, talvez não fosse necessário criar a categoria ‘software livre’.

    Sobre compilar o programa, eu sei que a forma de compilar tá meio esquisita, mas na próxima versão, creio que isto esteja corrigido e o CapeTrivia seja compilado normalmente.

    Estou pensando em falar com o Luciano Lourenço para ver se ele pode ajudar na arte gráfica do CapeTrivia, aquele ícone de ponto de interrogação malfeito que fiz às pressas no Gimp precisa ser substituído por algo melhor.

    Toda a ajuda é bem-vinda, prinipalmente relacionada às perguntas!

    Um abraço!

    a (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 8:51 am

    Precisamos de pessoas para criar pacotes binários para as diversas distribuições existentes. Será que não é possível criar um makefile para compilar o jogo?

    Allan Taborda (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 6:32 pm

    Sobre o makefile, isto será providenciado na próxima versão do CapeTrivia. Já sobre criar pacotes para as diversas distribuições, creio que isto não é necessário, pois o CapeTrivia, no momento, não requer uma instalação como um programa maior, por enquanto, ele pode rodar em qualquer diretório do Windows ou do Linux, até mesmo na pasta Meus Documentos ou no diretório /home. Futuramente, haverá um pacote genérico de instalação, onde bastará descompactar o arquivo em algum lugar, além de pacotes específicos para as principais distribuições, todos feitos por mim mesmo.

Este post é antigo (2008-06-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.