Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Blog do Maddog: Sem NAT a partir de 2010

“Em seu mais recente post, Jon ‘maddog’ Hall afirma que está “cortando seu relacionamento” com o IPv4 e garante que no máximo até 31/12/2009 vai adotar integralmente o IPv6 em todos os dispositivos e aplicativos que utiliza.

Ele começa: “Hoje em dia, quem não sabe que estão acabando os endereços IPv4 deve estar vivendo numa caverna. Os alertas e pedidos da comunidade da Internet para a adoção do IPv6 já evoluíram de “avisos” para “pânico” e para “já está quase tarde demais”. Mas enquanto a questão final talvez tenha que ser resolvida “na marra” pelo fim dos IPs, encontrei mais alguns motivos para eu (e outros) fazer logo a mudança.

Tenho observado questões duplas com Internet móvel e consumo de energia. Em diversos aspectos está surgindo um culpado, e seu nome é IPv4.” O (longo) post completo está na Linux Magazine Online.”

Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Katsutoshi (usuário não registrado) em 16/11/2008 às 1:11 pm

    O problema é nos países em que isso ainda não é tão fácil de encontrar…

    amg1127 (usuário não registrado) em 16/11/2008 às 1:47 pm

    Já a minha dúvida é: existe alguma maneira de montar um proxy HTTP transparente com IPv6?

    Para quem não conhece, recentemente o cgi.br lançou o portal voltado somente para esclarecimentos de ipv6. Vale a pena ler seu conteúdo:

    http://www.ipv6.com.br

    []s

    Kurt Kraut (usuário não registrado) em 16/11/2008 às 4:42 pm

    Corrigindo o renato.diogo, o endereço é http://www.ipv6.br

    E não é tão difícil obter IPv6 nativo no Brasil não. RNP, Global Crossing, Telefonica, Tivit, Dualtec, Durand, CTBC, e DENIC já trabalham com IPv6. Solicitando link a estas empresas/instituições você pode ter IPv6 nativo.

    Sem contar que IPv6 nesse momento é economia. Os blocos de IPv6 estão gratuitos (por tempo indeterminado) e o NIC.BR está oferecendo tráfego IPv6 gratuito. Ou seja, nem pagar pela conexão/tráfego está precisando atualmente.

    Isaque Profeta (usuário não registrado) em 16/11/2008 às 4:56 pm

    Discussão interessante, mas quem trabalha com a área de redes, sabe o quanto é complicado em grandes provedores fazer essa migração, e sabe também que varias tecnologias (quem pensa apenas em NAT é que está nas cavernas…) estão contribuindo para que o ipv4 possa sobreviver até o momento em que for realmente concreta a implementação do ipv6.

    tico (usuário não registrado) em 16/11/2008 às 7:50 pm

    Nem meu modem nem meu roteador wireless suportam ipv6… e não estou a fim de gastar com novos em quanto eles ainda funcionarem.

    “Nem meu modem nem meu roteador wireless suportam ipv6… e não estou a fim de gastar com novos em quanto eles ainda funcionarem.”

    Isso porque você é um usuário doméstico. Imagine uma empresa com centa ou milhares de máquinas. Equipamentos novos eles podem comprar com suporte à IPV6, mas mudar a rede só quando houver realmente a necessidade.

Este post é antigo (2008-11-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.