Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Banco do Brasil começa a migrar seus ATMs para openSUSE

“Em agosto, o Banco do Brasil começa a substituir a estrutura de sistema operacional de suas unidades de auto-atendimento (ATMs). A partir de Brasília, a instituição vai trocar o OS/2, da IBM, pela versão aberta do OpenSuse, com desenvolvimento interno.

A partir de janeiro de 2009, a migração será oficial e atingirá aproximadamente 40 mil ATMs em todo o país. “A migração é mais um passo do banco para aderir à política de software livre. Já fizemos essa troca em outras áreas”, destaca a superintendente de TI do BB, Glória Guimarães, em entrevista exclusiva ao Convergência Digital.”

Enviado por Gogo Yubari – referência (baguete.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 13/06/2008 às 11:51 am

    Rapaz, se usaram OpenSuSE o negócio é sério… :P

    Será que o Banco do Brasil era o último lugar de grande porte que ainda usava o OS/2?
    Foi um sistema muito bom para o tempo dele, pena que não sobreviveu.

    E na Caixa Econômica? Alguém sabe em que pé está a migração para o Linux?

    Charles (usuário não registrado) em 13/06/2008 às 7:28 pm

    A Caixa Economica não, mas ela boicota descaradamente quem usa linux, pois como sou contador e preciso usar software dela…ele só tem para windows…e alguns serviços só se comunicam com o site se tiver o java da microsoft…nem o da sun serve!

    “A Caixa Economica não, mas ela boicota descaradamente quem usa linux, pois como sou contador e preciso usar software dela…ele só tem para windows…e alguns serviços só se comunicam com o site se tiver o java da microsoft…nem o da sun serve!”

    Quer dizer: tá uma vergonha!!!!

    Wallacy (usuário não registrado) em 13/06/2008 às 10:05 pm

    Da ultima vez que falei com um funcionário da Caixa ele disse que estavam tendo muitos problemas com o port do sistema de segurança integrado para Linux. E que a dificuldade de homologação da plataforma estava prejudicando o desenvolvimento para a plataforma. E… Que esperam que em 2009 esse problema esteja sanado!

    Rodnei Cardozo (usuário não registrado) em 13/06/2008 às 10:12 pm

    Hoje mesmo fui no Banco do Brasil, e qual não foi minha surpresa ao ver a atendente utilizando um desktop com Linux. Até os funcionários (e um programa tosco que parecia ter sido feito em Clipper).

    Eu também já vi o pessoal do BB usando (e xingando!!) o Linux. Xingando por que? Claro que é porque estavam acostumados com aquele outro sistema… e mudar paradigmas é complicado –> o COMODISMO é muito grande.

    Quanto à Caixa, pelo visto tá mesmo devagar, quase parando. Há uns três anos parecia que havia sido decidido que a distro escolhida era a SuSE e que em 2007 todo mundo estaria já usando o Firefox e o OpenOffice. Pelo visto, nada disso aconteceu.

    Pablo (usuário não registrado) em 13/06/2008 às 11:50 pm

    A Caixa está migrando aos poucos, como qualquer outra instituição de grande porte tem que fazer. Os terminais lotéricos (de desenvolvimento interno) já rodam todos em Linux, numa distribuição chamada Libertas – desenvolvida a partir do Debian. Todas as agências já possuem servidores Linux. Agora, a parte das estações é sempre mais crítico, mas todos os micros já possuem o Openoffice instalado, concomitantemente com o Office.

    tux (usuário não registrado) em 13/06/2008 às 11:59 pm

    Fui ao BB e ao ser atendido percebi que o SO era Linux. Eles fizeram algumas modificações.

    Perguntei que sistema era aquele, a funcionaria respondeu q era linux. Ou seja, ela conhecia o que estava usando. Entao perguntei o que estva achando. Respondeu na bucha q era mais rápido. Minha ultima pergunta foi se o BB havia capacitado o pessoal. Ela respondeu que não. Que apesar de ser um pouco “diferente” do que o q usava antes não sentia diferença nem difuculdades.

    Conclusao: O que percebi é que ela pouco tinha contato com o SO, haja vista que o mesmo ja está todo configurado e o que importa pra ela é ter acesso aos sistemas corporativos. Ou seja, clicar no icone e tchau.
    Percebi que estava satisfeita e que tudo transcorreu na maior transparencia e elogiou pela velocidade.

    []´s

    MaxRaven (usuário não registrado) em 14/06/2008 às 12:27 am

    Na NossaCaixa, se trocarem o Win2000 por Linux nem vão notar muita diferença, 99% das ferramentas são bem estilão modo texto, tem uma aplicação que eles usam para puxar o extrato sem eu precisar pagar, é a cara do pkgtool, até as cores são as mesmas, não duvido nada que o cara que fez use (ou usou) o slack.

    As únicas ferramentas gráficas que vi usando por lá foi MSOffice, Outlook e IE, os servidores são todos W2K e vivem caindo, dia de pagamento de funcionários públicos nem saque em outra agencia se consegue fazer hahaha.

    Parece que eles vão se fundir ao BB, se isso acontecer (para mim vai ser uma lastima, mas é outra historia) não duvido que mudem tudo por lá, até pq, segundo os funcionários, o sistema está no limite.

    Icos Lau (usuário não registrado) em 14/06/2008 às 7:04 pm

    Somente acho muito estranho nos deixarem trabalhar nos terminais internos com um Linux 2.4 enquanto colocam opensuse 2.6 nos terminais de auto-atendimento.

    Sim, ao colega que comentou, o programa “tosco” é nosso fundamental aliado, é rapido, eficiente. Tentaram, e ainda tentam, nos enfiar guela abaixo um substituto feito em Mono/.Net, nao sei ao certo, que nao chega aos pes de nosso sistema em “clipper”. É feio, é, mas nao temos que ter beleza, e sim eficiência.

    Abs
    Icos

    self_liar (usuário não registrado) em 15/06/2008 às 12:28 am

    Interessante né ,ja inserirem o mono de primeira para que depois venha a m$ e venda seu suporte e todo seu aparato de tecnlogias.

    Rafael (usuário não registrado) em 16/06/2008 às 12:19 am

    Trabalho no BB e meu micro para uso diário possui Linux e OpenOffice.

    É uma distribuição modificada internamente pelo banco, mas funciona muito bem, além de ser bastante rápida.

    funcionario tecnologico da CEF (usuário não registrado) em 16/06/2008 às 10:09 am

    Os servidores de agência da Caixa não são Linux, continuam Windows NT4. Os servidores bancários agora são Windows Server 2003. A Caixa não tem muitas aplicações em cima de Linux, e a política de software livre é ridícula, só pra inglês (e a comunidade) ver.

    A utilização de Linux na Caixa é restringida aos servidores de impressão dos locais corporativos (fora das agências), alguns servidores WEB para uso interno e espera telefônica. Os terminais financeiros rodam Linux (um Debian com VMware Player) e sobem o Windows NT4 virtualizado, pois é antigo demais e sem suporte em hadware atual; A coisa está mudando com a migração das agências para Windows XP.

Este post é antigo (2008-06-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.