Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Avaliando os efeitos de memória cache comprimida nos sistemas embarcados

“Agora uma palestra de mais baixo nível, falando diretamente do kernel e de alocações de memória para sistemas embarcados, áreas correlatas à Engenharia de Teleinformática. ;) A proposta do Anderson F. Briglia é evitar a ocorrência de swap em disco, ou seja, criar um mecanismo alternativo anterior ao swap (que envia páginas de memória para disco, fazendo operações de I/O demoradas, onde a performance cai bastante).

Sua proposta é criar uma região de swap virtual dentro da própria memória RAM, onde as páginas ficariam comprimidas. Toda vez que fosse necessário o uso dessas páginas, um algoritmo de descompressão seria utilizado para acessar as páginas. Estas páginas comprimidas seriam guardas em pedações de páginas normais que não estivessem sendo completamente utilizadas (chunks) e seriam indexadas por uma lista encadeada.”

Enviado por Líus Fontenelle Carneiro (liusfcΘgmail·com) – referência (hypercast.info).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    tsc (usuário não registrado) em 20/04/2008 às 8:43 pm

    não querendo ser chato, mas essa idéia dele já não existe? heheheh http://code.google.com/p/compcache/ desde o kernel 2.4

    Bandeira (usuário não registrado) em 21/04/2008 às 9:02 am

    Eu acompanhava esse projeto antes de mudar o nome para compcache, ele começou a ser desenvolvido por brasileiros na epoca do kernel 2.4 mas nao foi terminado.

    http://linuxcompressed.sourceforge.net/linux24-cc/index.html

Este post é antigo (2008-04-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.