Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Associação combate Kazaa e eMule no Brasil

A APCM está entrando na Justiça para derrubar links de torrent, sites de legendas e retirar do ar arquivos compartilhados no Kazaa e eMule.

De acordo com relatório da Associação Antipirataria de Cinema e Música, só nos primeiros nove meses deste ano 45 mil links que permitiam o acesso a material supostamente pirata foram retirados do ar.

Este volume é 17 vezes maior que os 2,6 mil links derrubados pela associação no mesmo período de 2007. Segundo a associação, sites de legendas e torrent são claramente prejudiciais à indústria e oferecem filmes e séries que seques foram lançadas comercialmente no Brasil.

Segundo o diretor regional da associação, Márcio Gonçalves, a troca de arquivos por redes P2P está crescendo no Brasil. “Na Europa e Estados Unidos, o principal problema de pirataria enfrentado pela indústria reside na distribuição de arquivos ilegais pela internet. (via info.abril.com.br)

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 5/11/2008 às 6:06 pm

    Site de legendas são incluídos, pois fazem um trabalho bilhões de vezes melhor do que as empresinhas fuleras que são contradas pelos canais.

    ijuy (usuário não registrado) em 5/11/2008 às 6:23 pm

    Está aberta a temporada de caça às bruxas!

    Alguém ainda usa Kazaa??? ¬¬

    Dstolf (usuário não registrado) em 5/11/2008 às 6:39 pm

    cara, ultimamente na tv a cabo a legenda está uma merd* (sou assinante da net).

    as palavras aparecem cortadas, brotam uns números incoerentes no meio das frases e as vezes elas ficam com tempo errados…

    ofereçam um produto que todo mundo goste e, talvez, a gente pare de apelar a sites de legendas e downloads…

    Kazaa? Achei que isso tinha morrido? :)

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 5/11/2008 às 7:13 pm

    Kazaa? Tudo bem podem combate-lo!

    a (usuário não registrado) em 5/11/2008 às 7:56 pm

    abaixo o kazaa!!!!!!!!!! aquela droga é cheia de virus e arquivos falsos. heheheheheheheh

    rhob (usuário não registrado) em 5/11/2008 às 8:14 pm

    Bom, se eles querem reclamar de pessoas que baixam filmes/seriados/whateva antes deles serem lançados comercialmente no Brasil, que não nos deixem esperando até DOIS ANOS por uma versão mal-dublada e muitas vezes com legendas porcamente feitas.

    Já cansei de baixar legendas de filmes/seriados que quase não continham erros ortográficos, afora a sincronização ser algo de respeito.
    E, por incrível que pareça, já peguei filme na locadora que estava com legenda com erros ortográficos, partes faltando legendas e partes fora de sincronia. (O ultimo filme assim foi Star Wars Ep.3)

    A propósito, se a “toda-poderosa” E multi-milionária RIAA não consegue acabar com os downloads ditos “piratas”, como uma assossiaçãozinha tupiniquim espera acabar com os downloads?
    Deviam investir essa grana em educação, que é isso que o país tá precisando… ¬¬

    Kazaa pode combater a vontade.
    Macacos me mordam, enquanto o PirateBay estiver de pé eu estou bem feliz. :) Yahoho!
    Agora, querer fecha sites de legendas, já não é forçar a barra demais não?

    Nerds não fazem pressão, eles acham outra saída e partem pra ela!
    Acabem com os torrents e tenham a certeza que não levará tempo até algum programador criar algo melhor!

    Removam um site do ar e outro surgirá!
    Não podem nos vencer!
    Haha!

    Paula Tejando (usuário não registrado) em 5/11/2008 às 9:07 pm

    Kazza ?

    jluis (usuário não registrado) em 5/11/2008 às 10:05 pm

    Sei não, viu! Eles deveriam se adptar aos novos tempos e não brigar contra todos. Alias, como disseram, fecha 1 e abrem 10. Uma guerra que eles não podem vencer.

    Victor Campos (usuário não registrado) em 5/11/2008 às 10:50 pm

    Gostaria de saber o que os sites de legendas fazem de errado. Geralmente eles não hospedam episódios, nem linkam para outros sites que os hospedem.

    O direito de traduzir (ou não) é reservado aos autores e demais detentores de direitos autorais, salvo disposição em contrário. Traduzir sem autorização, portanto, é uma violação deste direito, independentemente da qualidade e pontualidade das traduções oficiais.

    cardoso (usuário não registrado) em 5/11/2008 às 11:25 pm

    Kazaa e eMule? É um favor que nos fazem. Podiam ir atrás do Orkut também.

    sem@email.org (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 12:56 am

    e oferecem filmes e séries que seques foram lançadas comercialmente no Brasil.

    Eh muita cretinice achar que aquele tempo em que series eram lançadas no exterior e depois eram negociadas a preços exorbitantes para o mercado nacional ainda existe.

    Eh ilegal? Eh.

    Mas o mundo mudou! A tecnologia que ajuda estes caras a ganhar milhoes de dolares todos os anos agora ajuda quem quer se manter atualisado quanto ao mercado de midia.

    Eles vao prender uma meia-duzia de donas de casa de classe media e sem poder de influencia so porque baixaram um espisodio inedito da serie de tv favorita delas pela internet. Mas, os medalhoes, as pessoas que tem poder de influenciar vao ser solenimente ignorados.
    Vai me dizer que socialite (e marido de socialite; e filho de socialite) nao baixa filme da Internet? E filho de politico? Como nao? Se sao estas pessoas que justamente tem as melhores conexoes com a internete? 4 mega bps!

    Este pessoal da RIA cada vez mais hipocrita. Tenho nojo desta gente!

    Esta crise economica contemporanea eh culpa de gente assim, mas trabalhando no mercado economico. Tire ate o ultimo centavo deles (o povo)!!!! Este eh o lema desta corja.

    Você gosta tanto de uma obra audiovisual a ponto de gastar dezenas de horas da sua vida, sem receber um centavo por isso, com o maior prazer, para traduzir e escrever um arquivo de legendas? Você é capaz de fazer isto e assim trabalhar anonima e gratuitamente para promover e divulgar a tal obra para uma comunidade que engloba fãs tão fiéis e generosos como você, bem como inúmeros novos entusiastas em potencial, que poderão se tornar fãs das citadas obras graças ao seu trabalho voluntário? Fãs que assim estarão cada vez mais interessados nestas obras, e propensos a procurar e consumir avidamente uma infinidade de produtos (bens tangíveis, e não cópias não-escassas de obras) e serviços exclusivos (artistas sim são escassos) que poderão ser vendidos com enorme lucro pelas empresas detentoras dos direitos destes artistas e obras?
    Muito bem, estas empresas devem estar se regozijando de satisfação ao ver todo esse trabalho “viral” sendo feito de graça para elas e abrindo cada vez mais campos inexplorados para elas prosperarem (em troco de unicamente esquecerem do modelo obsoleto, morto, insustentável e humanamente impossível, de monopolizar bits de cópias de obras) tendo como parceira uma comunidade cada vez mais atuante e apaixonada pela matéria com a qual elas trabalham, não é ?????

    Sim, isso mesmo, claro!… Elas estão dizendo:
    Seu PIRATA safado! Seu criminoso nojento! Vai tomar porrada para aprender a não mexer com coisas ilegais! Agora vão ver quem é que manda, cambada de piratas ladrões dos “direitos” alheios! Se quer ser fã, se quer gostar dos nossos “produtos”, fique longe dessa violência pavorosa de compartilhar e da sujeira de copiar bits imundos e bytes ilegítimos! Venha aqui pedir por favor, e talvez tenhamos a boa-vontade de te vender (se tivermos saco e estiver disponível) nossos bits de verdade e limpinhos! Ah, e não precisa agradecer não, sabemos que assim você cada vez vai adorar mais ser nosso cliente! E conte essa história para seus amiguinhos, assim eles também ficarão bonzinhos e aprenderão essa lição tão construtiva e benéfica para nossos negócios!

    Parabéns, indústria, parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Em minha opinião, no caso de filmes, aqueles que os produzem ganham muito dinheiro sim na época em que este está sendo exibido nos cinemas.

    Sou realmente contra o camagada assistir (baixar ou comprar) um filme que acabou de estrear no cinema. Além da gravação normalmente ser extremamente porca, não existe comparação entre assistir um filme no cinema com o assistir na tela de no máximo 19′ de um monitor ou numa TV.

    O cinema hollywoodiano lucra muito: Se gastou 50 milhões (nossa, tanto dinheiro para coisas fúteis), consegue arrecadar 100 milhões ou mais em bilheteria. Atores de Hollywoods passam fome com seus milhões?

    Cinema ganha dinheiro com outros tipos de produtos, como bonecos, camisetas, etc.

    Não posso baixar um filme “antigo”? Tenho que esperar ele passar na sessão da tarde?

    Talvez um dos problemas, como sempre citam, é que os tradicionais produtores de “cultura” não estão se adaptando à nova realidade. As leis de direitos autorais devem ser revisadas, pois a coisa, no Brasil e afora, virou uma baita duma pu*aria!

    Vivemos num momento único. Nunca a sociedade se viu diante de tantos dilemas (de todas as ordens, sociais, ambientais, políticas, econômicas), e não adianta utilizar-se de valores defasados como argumentos válidos.

    Cagamba, vivemos na sociedade da informação, onde é natural ter acesso à todas as informações em qualquer lugar que se esteja – embora este tenha sido também um mal da nossa sociedade, pois temos acesso a tudo, mas não sabemos como fazer com esse tudo. Talvez Saramago esteja certo. Nossa cegueira dá-se não pela escuridão, mas pelo excesso de luz. (recomendo o documentário “Janelas da alma”).

    Sim, é muito fácil falar do c* do outro. Sei disso. Não sei se pensaria assim se eu fizesse parte do grupo que mais está sendo prejudicado.

    Ao meu ver, não é muito natural ganhar dinheiro com a música como produto. O mais plausível nos dias de hoje é utilizar da música como serviço. Pense: se sua música é boa, eu poderei até baixar suas músicas na internet, e se você fizer um show na minha cidade, certamente eu estarei lá. Se na compra do ingresso eu poder comprar uma camiseta da banda, eu comprarei.

    O mundo não é estático. As coisas estão em constante – ou não tão constante assim :-) – dinamismo. As coisas não são estáticas. Este é um pensamento mecanicista/criacionista. Os valores também estão em constante mudança. Não que isto signifique que “tudo é possível”. Uma das críticas que ouvi estes dias – embora não conhecesse a pessoa, percebi se tratar de um tradicionalista – é que a noção de relatividade é um dos grandes males do mundo. Culpou-a do que podemos chamar de “relatividade dos valores”. É uma discussão longa que seria muito chata se realizada no aqui, portanto deixo para lá.

    O que quero dizer é que no universo NADA, exatamente NADA é absoluto. Esta é uma visão defasada. Temos que adaptar nossa visão à realidade, bem como também conseguir adaptar a realidade à nossa visão, de certa forma.

    Há a visão de que a lei criou o homem (teve um cara que recebeu do céu, prontinhas, todas as leis numa pedra, se lembram?), quando na verdade a lei é unicamente uma criação humana. Não é o homem que deve se adaptar à lei, mas a lei ao homem. Acontece que a lei (estou falando tanto no sentido legal quanto moral) é tomada sempre como valor absoluto da sociedade, não havendo espaço para discussão; esta torna-se absoluta.

    Devemos uma vez ou outra deixarmos de lado as coisas fúteis de nossas vidas – que são quase tudo que temos, não? – e discutirmos mais sobre estas coisas. Mas isto é ruim. É mais fácil continuar dopado pela mídia e pelos valores atuais. Aliás, são os que vivem desta mídia tradicional os que mais reclamam…

    Aliás, ALUGAR filme é crime, sabiam? Leiam na licença da obra toda vez que um filme começa. Diz que é proibida a reprodução em vários casos. E a locação cai em muitos destes casos! Enfim, os valores atuais são contraditórios! Mas a lei não pode adaptar-se ao homem (já que caiu pronta do céu), certo?

    Recomendo a leitura do excepcional livro “O Ponto de Mutação”. Extremamente interessante. É um livro que absolutamente todos deveriam ler. É um livro que no final de deixa com mais dúvidas do que certeza. E a certeza é um dos grandes males do absolutismo. A graça do mundo é o questionamento, não sabem?

    Ou seja: o problema dos direitos autorais não é um problema isolado. Faz parte de um problema maior em nossa sociedade. Aliás, quase todos os atuais problemas tem, por assim dizer, “vértices” em comum. Basta saber enxergar.

    No mais, depois deste viajado comentário, fico por aqui. Só não me perguntem o que exatamente eu faço para mudar o mundo. Esta já é outra história.

    Ernesto (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 8:53 am

    Pow galera! Vocês não percebem que é o único problema do mundo?!?!?!

    Alexandre (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 11:29 am

    Tenho uma dúvida!
    A alguns anos tínhamos os famosos sons de “duplo deck”, gravávamos músicas das rádios, muitos destes q defendem os direitos autorais tinham em seus carros uma fita personalizada com a seleção de músicas preferidas originadas desta “cópia de fita-para-fita” ou do próprio radio.

    Como nunca ví empresa alguma combater equipamentos com estas opções?

    Lembro que na rádio ainda diziam: “Prepare o gravador, daqui a pouco vamos tocar tal música”

    … isso era apoiar a pirataria?

    Assisti um video do programa Olhar Digital chamado “Séries baixadas pela internet” que mostra que o crescimento do downloads de séries principalmente se deve a falta de flexibilidade de horários para exibição destas nas tvs pagas e abertas, que a modernidade não nos permite estar sentado em frente a TV após a novela das 20hrs pra ver o filme que já está na locadora a 2 anos quase.

    Detalhe, neste video da Olhar Digital está dito claramente “baixar filmes e series para assistir em casa (sem comercializacao ou ganho financeiro) não é enquadrado como crime no Brasil.

    Procurem no Youtube: Olhar Digital Séries baixadas pela internet.

    Abraço aos amigos.

    cardoso (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 2:33 pm

    Alexandre, pq provavelmente você não era nascido, ou não se deu ao trabalho de procurar no Google.

    O Lançamento do VideoK7 foi parar na Suprema Corte dos EUA, com as emissoras tentando impedir a venda do equipamento.

    A Sony Music chegou a processar a Sony Electronics por causa do MiniDisc e sua capacidade de copiar CDs.

    Você não vê a indústria brigando contra esses equipamentos porque eles já brigaram e perderam, 20, 30 anos atrás.

    Joao Avelino (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 2:41 pm

    Existe uma resposta para essa dúvida: taxas.

    Quando surgiram as fitas K-7 a indústria fonográfica ficou muito preocupada com as cópias “ilegais”, então, pressionaram os governos, e estes responderam criando uma taxa especial (se não me engano, mundial) que deveria (teoricamente) cobrir as perdas da indústria com as cópias “caseiras”.

    Que houve com o dinheiro arracadado com essas taxa eu não sei, e também não sei o por quê de não a aplicarem nos CDs e DVDs (se é que já não são aplicadas)…

    edulimaabreu (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 3:51 pm

    “Kazaa e eMule? É um favor que nos fazem. Podiam ir atrás do Orkut também.”

    akakkakaka, apoiado, ABAIXO O ORKUT ! ! !

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 9/11/2008 às 11:30 pm

    Abaixo as redes fasttrack e edonkey e também concordo abaixo as redes sociais inúteis, como o Orkut.

    Fulano Detal (usuário não registrado) em 10/11/2008 às 2:35 pm

    estão abrindo uma porta pra poder avançar em direçao a outros interesses …

    nos EUA já está uma merda, tem vóvó sendo processada e extorquida judicialmente por conta demusica q a netinha baixou no pc dela…

    aqui daki a pouco nao vai ser diferente se isso avançar …

Este post é antigo (2008-11-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.