Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Artigo busca apontar prós e contras de 6 distribuições Linux

“Foi publicada uma “nova edição” de um artigo que cita os prós e contras de seis distribuições Linux, desde as voltadas para o usuário iniciante, como o Ubuntu, passando pelo Fedora, Mandriva e openSUSE e chegando até as mais avançadas, como Gentoo e Debian. As distribuições foram “avaliadas” em documentação, estabilidade, desempenho, praticidade, extras e comunidade.”

Enviado por Paulo Seikishi Higa (pauloΘguiadopc·com·br) – referência (guiadopc.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    jotaB (usuário não registrado) em 9/09/2008 às 9:58 am

    Uma leitura gratificante, apesar de confusões tipo uma hora dizer “o Gentoo” e logo depois “a Gentoo”, além de um horrendo “crasheava” a determinada altura.

    Apesar de puxar um pouco a sardinha para o Mandriva, o autor foi bastante imparcial na apreciação das outras distros e até ousou ao afirmar que “usuários do Slack preferem ter controle total sobre o sistema (ou se acharem superiores aos que usam distribuições consideradas mais fáceis, como muito se vê por aí).”. E o Slackware NÃO é uma das distros analisadas!!! Hummm!!!

    Comparar distribuições gera flames. Flames são divertidos. Logo vamos gerar flames!

    O que seria o critério “extras”?! Como o Debian, a distribuição que mais tem pacotes no universo leva um 2.5 e o Fedora que não tem nem a metade leva um 4? Totalmente sem sentido. Pior ainda que o ponto fraco do Debian são os “Extras”. Podia até falar que o ponto fraco seriam os lançamentos meio demorados, porém muito concisos.

    O Fedora, a distro que mais contém pacotes experimentais e na super-hiper-última versão, troca de kernel dentro de uma versão já lançada, é um eterno beta do RHEL e não tem suporte depois de 1 ano levou 4 em estabilidade, piada né?

    Gentoo levou 1.5 em comunidade?! Pra mim o projeto que tem a melhor documentação é o Gentoo. Usei inúmeras vezes o wiki do projeto como base pra resolver problemas com outras distros. Ah e eu acho que tem uma puta comunidade também.

    Fedora desempenho 4. A distro que mais tem serviços e processos inúteis ligados por padrão, como por exemplo instalar o daemon de bluetooth sendo que você não tem nenhum adaptador instalado, dentre outros. Sem noção.

    Bruno (usuário não registrado) em 9/09/2008 às 10:46 am

    Concordo com o JotaB.
    Mas artigos assim sempre geram polemicas.
    Muitos usuários Slack podem achar ruim sobre o comentário.
    E das outras distros também podem achar ruim.

    As vezes eu penso que muitas distribuições é ruim , mas depois eu vejo que algumas distribuições focam em coisas diferentes das outras e isso é bacana.
    Assim como o unix que tem varias distribuições com focos diferentes.
    Um OpenBSD tem um foco diferente do FreeBSD e por ai vai.
    Não quer dizer que o foco seja diferente que a pessoa não possa fazer o mesmo em outra distribuição.
    A um tempo atras eu escutava assim, vai mexer com desenvolvimento ?
    Cara instala Debian que é a distribuição perfeita para quem quer desenvolver.

    Pode ser que Debian ainda seja a distro perfeita para desenvolvimento. Mas Slack , Ubuntu , Mnadriva e outras distribuições também podem ser usadas para desenvolvimento.
    Mas acho que artigos como esse são bons para a pessoa que está entrando no mundo linux.
    Porque as vezes você fica sem saber para que lador ir e pergunta em uma comunidade.
    Todos vão falar que a distribuição que usa é a melhor para a pessoa que está começando.
    Você tem 3 ou 4 anos de linux e é super fera usando a tal distribuição , mas o cara que está ali começando não vai ter a mesma capacidade sua naquela distribuição.
    Você pode ter começado em uma distro e pulado para outra.
    Nem tudo que é facil para uma pessoa é facil para outra.
    O Ubuntu pode ser muito facil , mas as vezes até para um novato pode ser que mexer em alguma algo seja dificil. Uma configuração ou ter que compilar um drive de um periferico que o Ubuntu não conseguiu resolver.
    Para um novato isso pode ser coisa de outro mundo , muitas vezes uma situação dessas faz com que a pessoa desista de usar linux.
    Então a distro mais facil não é tão facil assim?
    Não é isso , a situação as vezes fica complicada para o usuário.

    Para uma situação dessa o Gentoo poderia resolver?
    Sim poderia , mas será que o usuário novato vai querer esperar o tempo que foi dito lá de 8 horas ?
    Eu achei o artigo interessante , mas como o JotaB disse tem certos erros. Mas o artigo não é o dono da verdade para certas situações que falei acima.

    s (usuário não registrado) em 9/09/2008 às 1:13 pm

    Aleluia,até que em fim alguém escreveu alguma coisa sensata.
    Falando sobre Mandriva tem essa frase “e traz uma comunidade nacional não tão ativa quanto à comunidade do Ubuntu”. Ainda bem, pq os poucos q tem são um bando de chatos invejosos.

    Carlos (usuário não registrado) em 9/09/2008 às 1:36 pm

    Miguel, estranho vc falando mal do Fedora !!! Trabalho com instalação de Linux no meio corporativo, e geralmente coloco novas versões no Desktop para avaliar o usuário. E sabe qual a versão mais estável e de melhor desempenho ? o FEDORA. Sério, tenho um cliente com uma quantidade legal de Desktops em Linux, quase todos Fedora, e para testes e até uma possível mudança para o mesmo coloquei o Ubuntu em 3 terminais. Não duraram um semana. Problemas com skype, problemas com impressoras, alguns aplicativos que utilizam Wine. Querendo ou não o FEDORA é o melhor DESKTOP !!!

    Tiago Souza (usuário não registrado) em 9/09/2008 às 1:51 pm

    Fedora é melhor desktop!?? Só pode ser piada! O openSUSE é muito superior ao Fedora

    Vagner (usuário não registrado) em 9/09/2008 às 2:07 pm

    Mais um artigo com a intenção de causar flames e atrair hits para o seu site… lamentável.

    luiz (usuário não registrado) em 9/09/2008 às 3:12 pm

    lembrem: “Nao alimentem os trolls”.
    E se tem coisa mais chata que ficar discutindo qual distro eh melhor eu nao conheco, mais uma coisa eu garanto: A melhor eh a que eu uso, o resto eh lixo.

    Quanta bobagem, todo mundo sabe que a DISTRO mais linda, fofinha e amiguxa é o gOS Space

    Cadu (usuário não registrado) em 9/09/2008 às 8:30 pm

    Alguns pontos só, porque não vale a pena ler e comentar tudo:

    Ubuntu: “No entanto, para gerar toda essa facilidade, é necessário sacrificar o desempenho, compilando muitos drivers com o kernel e carregando serviços desnecessários.”

    Compilar muitos drivers não sacrifica nenhum desempenho, não sei de onde ele tirou isso. Até porque os drivers geralmente ficam compilados e prontos para serem carregados, mas só os módulos necessários para o hardware funcionar acabam sendo carregados… os outros são apenas arquivos que não fazem absolutamente nada.

    Fedora: “… o SELinux, software inicialmente desenvolvido pela NSA que traz políticas mais avançadas de segurança, útil principalmente em servidores web.”

    Ou seja, não utilize o SELinux em servidores de email, samba, arquivos, banco de dados e etc… ele é útil principalmente em servidores WEB!

    Maltz (usuário não registrado) em 10/09/2008 às 12:35 am

    Cara OpenSUSE, pelo amor de DEUS !!! Olha, coisa vinda da Novell !!! Mandriva um mutante. Sou mais meu Fedora e o Ubuntu como Live-CD !!!

    Não adianta RedHat Rulez !!!

    cristo (usuário não registrado) em 10/09/2008 às 2:14 am

    Interessante, eu até agora já passei por Debian (Kalango, Kurumin e o próprio Debian), já usei Slackware, já usei Ubuntu, e agora estou no openSuse, sei muito bem as vantagens e desvantagens de cada distro que até agora usei, mas pretendo conhecer Fedora, Gentoo e Arch, que são as principais distros que ainda não conheci.

    Só depois de conhecer essas princiais distros poderei dar alguma opnião, mas por enquanto o que posso afirmar é que o sistema de pacotes do Debian (no caso aptitude e apt-get) é bem mais inteligente que o sistema de pacotes do openSuse se bem que o Yast realmente é o céu do esquece o terminal, mas para pacotes o aptitude ainda é melhor.

    O Ubuntu realmente preza muito pelo controle de seus pacotes oficiais, até porque se você instala um dos pacotes oficiais que possuem suporte da Canonical ele realmente funciona e as atualizações do Ubuntu são quase que todos os dias e nisso realmente o Ubuntu é massa.

    Eu por enquanto nem estou gostando do RPM pois é muito chato para fazer pacotes e um RPM de um é diferente do RPM do outro e nas distros derivadas do Debian pelo menos possuem debs bem comunicativos na maioria das vezes se um aplicativo é deb a possibilidade de rodar num Ubuntu, num Kurumin e no Debian é grande pois todos eles usam a mesma arvore do Debian na mior cara-de-pau (no bom sentido) por isso geralmente funcionam (mas lembrando que se tentar instalar um programa da arvore testing ou unstable na arvore stable, pode ter certeza que condenasse seu sistema).

    Luís (usuário não registrado) em 14/09/2008 às 9:28 pm

    Debian com nota 5 de desempenho? Como pode se o Debian não tem pacotes i686?
    E realmente o a documentação do Gentoo em Portugês é fraca mas a documentação em inglês é a melhor. Basta fazer uma busca no Google sobre Howtos e como resolver problemas que um dos primeiros sites na lista, senão o primeiro, é do Gentoo. E o fórum do Gentoo é fantástico.

Este post é antigo (2008-09-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.