Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ars Technica analisa o KDE rodando em Windows e Mac OS X

Transformar um projeto grande como o KDE em um sistema com mais características de cross-platform, suportando ativamente o Windows e o Mac OS X, além das plataformas Unix-Like de sempre, deve ter dado bastante trabalho. E o artigo do Ars analisa como isto ocorreu, em que pé está, e para onde vai.

Detalhes interessantes do processo, como a diferença que fez (para a portabilidade) trocar o venerável Autotools pelo Cmake, e as vantagens que o Qt oferece nestas condições, podem ser interessantes para quem pensa em projetar sistemas multi-plataforma.

O artigo relata também a experiência de instalar e rodar componentes diversos do KDE no Windows hoje, com versões disponibilizadas pelos desenvolvedores – como o editor Kate da tela reproduzida acima, ou o Konqueror, o Dolphin ou o KMahjongg.

Desenvolvedores do KDE citados no artigo defendem que disponibilizar as aplicações do KDE em outras plataformas leva mais liberdade de código e escolhas aos seus usuários, os habilita a adotar padrões abertos e pode facilitar a adaptação em uma migração para o software livre.

Saiba mais (arstechnica.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-01-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Muito bom!!! Eu ia tirar final de semana para testar como estava os aplicativos KDE no Windows, nem preciso mais, o artigo já tirou minhas duvidas :)

    cristo (usuário não registrado) em 25/01/2008 às 12:48 pm

    Isso é ótimo, pois vai atrair mais interessados em conhecer os sistemas unix-Like em geral, mas uma coisa que achei interessante foi o CMake, vou procurar saber mais a respeito, pois se está se tornando mais interessante que o Autotools então vou ver mais a respeito, pois o Autotools apesar de ser muito bom, eu estou apanhando um bocado para aprender a usar esse sistema em meus projetos.

    Um aplicativo multiplataforma em QT4 que eu uso é o SMplayer. Apesar de ser apenas um frontend pro Mplayer, ele está disponível em Linux, Mac e Windows. É a melhor interface do Mplayer que eu já testei, muito boa mesmo, fácil de usar, disponibilizando os extensos recursos do Mplayer em modo gráfico. Só não é perfeito (ainda) por 2 motivos: 1, não é possível selecionar vários arquivos e mandar eles rodarem no SMplayer, pois ele abrirá uma janela pra cada arquivo e 2, o Mplayer em si não tem suporte pra menus de DVD. Tirando isso, ele é show. Disparado o melhor player em QT4 pro KDE4.

    Fora o SMPlayer, tem ainda o Convertall (conversor de unidades) e o Speedcrunch (calculadora), ambos multiplataforma e em QT4.

    Olhando esses programas, a gente percebe um porte de Windows pra Linux só não ocorre se uma empresa não quer.

    Uns dias atrás eu mandei uma notícia sobre os planos do KDE, falando que das metas agressivas do KDE para portar para Mac OS X e Windows.

    Ontem eu baixei o KDE para Windows, e te falo que, fora o que precisa usar o HD para alguma coisa, muitos dos programas estão praticamente prontos e usáveis(OK, só testei mesmo os jogos, o Kate e o Konqueror).

    Com mais meio ano de desenvolvimento, e não acho mais essa meta tão agressiva, dá pra fazer de boa.

    Eu já costumo usar o kplayer como frontend do Mplayer no KDE.

    Baltar (usuário não registrado) em 25/01/2008 às 3:18 pm

    Instalei e ficou muito feio no OS X. Alem de não ser pratico pois tem que chamar pelo terminal.

    Mauricio (usuário não registrado) em 25/01/2008 às 3:43 pm

    Eu sou obrigado a utilizar Windows para algumas atividades, a questão é: já posso aposentar o explorer.exe?

    Hugo (usuário não registrado) em 25/01/2008 às 9:14 pm

    Reza a lenda que o KDE só vai oficialmente suportar Windows e Mac no 4.1 em julho.

    MnB Linuxer (usuário não registrado) em 25/01/2008 às 11:14 pm

    bobagem.. ao invez dos desenvolvedores desenvolverem KDE e só se preocuparem em mante-lo compativel com unix-like como linux, freebsd, etc; agora devem perder tempo desenvolvendo para uma plataforma windows, onde o KDE jamais terá futuro.

    perda de tempo..

    MnB Linuxer (usuário não registrado) em 25/01/2008 às 11:16 pm

    é agora que o pessoal nao vai precisar do linux pra nada mesmo

    Pois é que bobagem né MnB Linuxer. Afinal os desenvolvedores do KDE não tem direito de fazer o que eles desejam, tornar seus aplicativos multi-plataforma. Pra que também? Só o Linux é importante, e eles não tem direito de ter outras prioridades. Claro, já que todos nós usuários do Linux contribuímos muito com o KDE, eles não precisam de mais ninguém. Pensando bem, esse conceito de multi-plataforma é uma bobagem, só e só o Linux possui desenvolvedores interessados, além de ser o Sistema Operacional mais usado no mundo.

    Por favor né. Você não não o mínimo direito de querer definir esse tipo de prioridade para eles, não venha com essa que o KDE não terá futuro no Windows, porque se for pensar assim é o mesmo que dizem do Linux, muitas pessoas vão gostar de usar softwares como o k3b, ark, amarok, etc… Da maneira que você fala, aparenta dizer que o KDE não tem nenhum aplicativo que presta, por isso ninguém vai usa-los em outro sistema.

    Maurício (usuário não registrado) em 28/01/2008 às 1:28 am

    Eu acho que o KDE no Windows vai ser uma oferta de algo totalmente inédito para usuários daquela plataforma, e que eles poderão desfrutar sem uma mudança tão drástica que é mudar de SO.

    Acho que isso tem potencial para receber muita atenção por aquelas bandas.

    Isso é muito legal, acho que vai ampliar bastante a base de usuários do kde !

Este post é antigo (2008-01-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.