Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ardour: Áudio profissional para Linux

“Há poucos anos, os estúdios de gravação precisavam de uma enorme área para acomodar impressionantes e caros gravadores multipista, mixers e pilhas de equipamentos de produção de efeitos. Atualmente, isso tudo cabe em um PC normal. Melhores, mas nem por isso maiores, são computadores com hardware e software adaptados para as necessidades do estúdio musical, criando as chamadas Workstations de Áudio Digital.

Enquanto as soluções proprietárias geralmente custam muito dinheiro e, via de regra, estão disponíveis apenas para Windows ou Mac OS, a comunidade Linux se esforçou enormemente nos últimos anos para preparar o sistema operacional livre para o trabalho no campo do áudio profissional. Um dos projetos mais interessantes é o software livre Ardour.

Agora disponível para download, a matéria publicada na revista Easy Linux mostra como usar o Ardour associado ao sistema de baixa latência Jack.”

Enviado por Luciano Siqueira (lsiqueiraΘlinuxnewmedia·com·br) – referência (linuxnewmedia.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paulo Brito (usuário não registrado) em 12/11/2008 às 9:14 am

    Vale a pena falar do Jack, o framework de audio que o Ardour (e váááários outros programas de audio) roda. O Jack permite que você pegue uma saída de audio de um programa e ligue na entrada de outro, como se ligasse cabos de áudio entre equipamentos. Isso possibilita que vários programas atuem em conjunto para produzir uma música, tudo em tempo real. Realmente uma sacada de gênio, a qual não há equivalente no mundo Windows claro, onde a individualidade é o que manda.

    jonatas (usuário não registrado) em 12/11/2008 às 11:38 am

    Mais ou menos Paulo. Quando se trata de edição, isso é realmente bom, mas ainda nos falta bons samples e plugins.

    Agora, quando o assunto é tempo real, o Jack significa latência, Mesmo na casa do micro, para um musico é muito.

    Mas eu ainda creio que agente chega lá.Tái a notícia provar que estou certo :)

    giga (usuário não registrado) em 12/11/2008 às 12:42 pm

    Só pra acrescentar:

    1. Uso o ardour a muito tempo, e é fantástico. Não deve nada a Soundforge, Sonar, Cubase, e Pro-tools.
    2. Problema de latência com o jack se resolve facilmente, e melhor que o Windows usando o kernel-rt (realtime) e boas placas de áudio, coisa que não dá pra fazer nos outros SOs com a facilidade do Linux.
    3. Plugins: Existem centenas de plugins gratuitos e excelentes, e além disto, dá pra usar alguns proprietários do Windows.
    4. Samples: Pesquisando, também se encontram bons samples, inclusive um piano e bateria de 32Mb (não tenho o link agora…) que uso.
    5. A integração via jack realmente abre um universo de possibilidades de integração com vários sistemas de áudio ao mesmo tempo.
    Gravação de áudio no linux é perfeito, já, tabalhar em MIDI e áudio ao mesmo tempo, dá um pouco trabalho, e programas como o Reason ou Fruitloops (que acho fantásticos), ainda não existe nada que se compare.

    Ainda por cima, dá pra usar alguns programas pra Windows no Linux com o Wine. Por exemplo, o Reason…

Este post é antigo (2008-11-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.