Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Absolute Linux

“É isso mesmo, o Absolute Linux é uma distribuição que tem como prioridade tornar o nosso velho Slackware fácil de instalar, de usar, e extremamente leve, podendo rodar em micros com processador Pentium 200, é isso mesmo, vai lá e pega teu gabinete de volta.”

Enviado por Humberto Caetano (humbertoΘvidalinux·com·br) – referência (vidalinux.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    B0B (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 10:43 am

    Mais uma tentativa inútil de chamar a atenção.

    cochise (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 11:24 am

    bem…
    de acordo com o site do projeto que tem um bom guia de intalação, aliás, a intalação é a mesma uqe a do velho slack. Modo texto, cfdisck, etc.
    o diferencial é a śerie de aplicativos de configuração, mas bem…
    Prefiro Slax, Vector e GoblinX.
    O ambiente gráfico é o IceWM e tenho que admitir que já vi vários IceWMs mais bonitos e usávis.
    O gerenciador de pacotes é o Xpkgtool, uqe se não me engano (Mas já faz um bom tempo que n/ão uso Slack) é um fontend do pkgtool que não tem controle de dependências.
    Sem querer ofender, mas acho que essa distribuição ainda tem que evoluir um tanto antes de ser realmente uma opção a essas três outras slack based.
    Sem querer ofender, mas os comentários devia fazer uma análise mínima da questão antes de falar em tentativas inúteis de chamar a atenção.

    Sergio (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 11:26 am

    Mais uma distribuição! Onde vamos parar! Lembre-se, temos que adotar a bandeira: “Não vamos mais lançar nenhuma distribuição”.

    Amarildo (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 11:32 am

    É apenas outra distribuição com um tema e nome diferentes da original na qual foi “baseada” ( leia-se copiada ).
    Uma bobagem feita por adolescentes anti-sociais com intuito de tratar os outros como seres inferiores em canais de irc e orkuts da vida.

    Cadu (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 11:37 am

    Essa história de Slackware a instalação me lembra uma palestra do Piter Punk num FISL onde um carinha pergunta:

    “- Por que o Slackware é tão difícil de instalar?
    Piter: Olha, qualquer pessoa que sabe ler consegue instalar o Slackware, porque tem tudo escrito na tela o que tem que fazer.
    - Ah bom, mas ler em inglês!
    Piter: Bom, se tu não sabe ler inglês, tá na profissão errada.”

    Hilário! Na platéia se ouvia um mixto de “uhhhhh” e “hahahahaha”… e um silêncio ao mesmo tempo… :P

    Melhor que essa só aquele debate entre empresas, comunidade de governo, em que as empresas reclamaram que a comunidade é relutante com certificação, e o Piter “bom, eu acho engraçado exigirem certificação em algo que eu mesmo ajudei a criar.”

    UAHauhaUhAUhaUhaUhaUhAUh…

    Muito bom que temos alternativas para o tela_azul_OS_98, algum sabe o e-mail do pessoal que cuida dos caixas eletrônicos do Itau huhhahahaha.

    Luís (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 12:04 pm

    Nossa Cadu, muito bom você ter relembrado esse fato!

    Para mim o Slackware tem o instalador mais simples e flexível que existe. Acho até vantajoso ele ser em modo texto mesmo, com todas as suas opções simples e claras!!

    Sobre esse Absolute Linux, a meu ver será apenas mais um na multidão, por isso nem perderei meu tempo em testá-lo!

    Legal esta nova distro. Ao contrário de alguns que sempre vem aqui para denegrir, acredito que quanto mais distros melhor. Você utiliza se se identifica com uma delas. Se não houver adeptos, some naturalmente, sem ninguém notar. Pior é ser obrigado a utilizar um SO que não deixa se fazer qualquer alteração. Parabéns aos desenvolvedores e boa sorte!

    O Absolute Linux não é uma distribuição nova… Atualmente eu diria que ainda – talvez – não seja tão conhecida quanto Zenwalk, Slax ou GoblinX, mas já existe faz bastante tempo.

    O Absolute Linux não é uma distribuição nova…

    Tirou as palavras da minha boca… faz um bom tempo que ouvi falar desta distro, inclusive eu já até havia dado uma olhada em sua página, mas não me chamou muito a atenção. Achei que não possui nenhum diferencial que realmente valha a pena. (opnião pessoal).

    Quanto ao Slax, achei esta distro muito boa, simples, bonita e levíssima, zenwalk parece boa, mas gostei mais do slax e o GoblinX ainda não testei, quem sabe um dia destes…

    Um abraço.

    Extremamente leve? Vi a lista de pacotes e não achei nada leve – http://www.pcbypaul.com/absolute/package_list.html

    Pentium 200?! Se tiver 256MB de RAM, talvez… (512MB para usar o Firefox confortavelmente)

    victor diago (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 1:21 pm

    Zenwalk. Goblinx. Slax…..

    Nunca ouvi falar de nenhuma. Se alguma distribuição é menos conmhecida do que estas que eu sequer ouvi falar, então é realmente obscura (pra mim pelo menos)

    Muito tempo atrás, uns 2 anos eu pensei : poxa, eu sempre uso slackware, desde a 7.1. Preciso me atualizar e verificar o que de bom tem no mercado… (ohhh inocencia de ser feliz e não sabia)

    Resultado : substitui ALGUNS desktops por ubuntu e opensuse. Mas servidor, continuo com slackware mesmo.

    O amigo falou que quanto mais distribuição melhor…. bem, isto eu discordo e tenho certeza que qualquer pessoa séria que tenha contato profissional com linux também concorda.

    Engraçado é como não temos vários kernels…. (exceto os -ac -rh da vida, que são da arvore oficial)
    Acontece que como mudar papel de parede é mais fácil que reescrever uma rotina em C, tem muito mais “gastador de tempo” do que “cidadão útil” na comunidade em geral.

    Podem gastar tempo a vontade. O único que conseguem tirar de mim é o suficiente para um comentário (as vezes cretino e repetitivo… mas merece).

    Victor Diago

    Também perdemos tempo lendo mensagens de pessoas que se ocultam atrás da própria ignorância para escrever bobagens… Nunca ouvir falar de Slax é o mesmo que não saber quem descobriu o Brasil. Se quando você quis se atualizar escolheu Ubuntu, escolheu uma distro que é dois anos mais nova que o Slax, que quando a primeira edição do Ubuntu foi lançada já era mundialmente famosa.

    victor diago (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 1:51 pm

    Nossa. Não sabia que slax era assim tão importante.

    Deve ser por isto que é mundialmente utilizada, e como você salientou que é mais antiga que o ubuntu, deve ter uma base de usuários mais sólida, mais documentação e principalmente um suporte comercial melhor, certo ?

    Não sou usuário assíduo do ubuntu, mas utilizo ele em alguns desktops corporativos juntamente com o opensuse.

    O Sr ja ouviu falar do trusted debian ou do Adamantix ? pra mim isso sim era inovação. Estas sim deveriam ter sido conhecidas por “profissionais” do software livre..

    Victor Diago

    “Deve ser por isto que é mundialmente utilizada, e como você salientou que é mais antiga que o ubuntu, deve ter uma base de usuários mais sólida, mais documentação e principalmente um suporte comercial melhor, certo ?”

    Exatamente… isso sem fazer uso de milhões de dolares e dumping…
    E além disso o Slax traz inovações importantes.. O Tomas Matejicek, seu desenvolvedor, é mantenedor do Linux live, usado por centenas de distribuições e projetos, mantenedor do AuFS, ajuda o SquashFS, Lzma e outros projetos como o Posixovl e contribui com o Kernel e com o Slackware. O sistema de livecd do Slax é imcomparável, mas ninguém é obrigado a conhecer, afinal 99,9% das pessoas nunca ouviram falar de Ubuntu, Mandriva e Linux.

    vitor (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 2:13 pm

    Ja ouviu falar do Arch linux, essa sim é uma distribuição power..
    claro que o GoblinX e Slax tem seus incomensuráveis valores, pelo tempo gasto no desenvolvimento, etc..

    Mas sou usuário de Arch Linux e não poderia deixar de ser citada nesta discussão tão interessante hehehehe

    A seguir uma lista de algumas distros menos conhecidas mas importantes igualmente…

    PapugLinux, LG3D, Deep-Water, SchilliX, Komodo, Momonga, BeaFanatIX, Mutagenix, Fermi, Pingwinek, Mayix, elpicx, AnNyung, Xteam, VNLinux, Plamo, Condorux, Wazobia, TumiX, Omoikane, NuxOne, Julex, JoLinux, Hacao, Ehad, Burapha, Truva, Trisquel, Thisk, Taprobane, Pilot, Karamad, Gelecek, Swecha, Niigata, Dzongkha.

    Avelino Bego (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 2:23 pm

    Não veo problemas de novas opções em Linux no mercado. O próprio mercado trata de menter e desaparecer com as distros que não conseguem ser competentes. Se não houvesse essa proliferação de distros, eu nunca conheceria o Archlinux. Sempre ouvi falar do Slax e todas as distros Linux (Slackware foi fantástica pra mim).

    Lembrando sempre: Linux != Ubuntu.

    Abraços.

    Extremamente leve? Vi a lista de pacotes e não achei nada leve – http://www.pcbypaul.com/absolute/package_list.html

    Pentium 200?! Se tiver 256MB de RAM, talvez… (512MB para usar o Firefox confortavelmente)

    Cara… acho que meu comentário foi muito genérico, não usei como parâmetro o pentium 200, etc. Eu quis dizer que o Slax é leve em comparação as outras distros mais populares que rodam como Live e que a gente vê por aí hoje em dia (Kurumin, Mandriva, Zenawalk, Ubuntu, Fedora, Suse, etc). E ele usa o KDE e não um outro gerenciador de janelas minimalista para conseguir isto. Outra, ele não vem com o Firefox no CD por default, o navegador padrão é o Konqueror. ;)
    Um abraço.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 5:14 pm

    Na verdade, pouco importa pra mim “qual Linux é o que domina o mercado”. O Slackware nunca teve esta pretensão, o Debian também não, o GoboLinux também e quase todas as distros “pequenas” idem. Uma distribuição só existe para satisfazer a necessidade do seu criador, nada mais! Por que alguém criaria um variante do Slackware se gosta dele do jeito que é?

    Distrô é que nem corte de cabelo (para as mulheres): uma pequena diferença faz toda a diferença ;) Não gostou, evite falar mal (pelo menos perto da pessoa…)

    E praticamente TODAS as distrôs seguem os princípios mais básicos de interoperabilidade: programas externos instalados no diretório /opt, compilados estaticamente, respeitando os sinais de kernel POSIX! Essa balela de “ah, mas tem que fazer instalador pra Ubuntu, Debian, Red Hat, etc.” é besteira! A Loki Games há muito tempo fazia instaladores que funcionavam em qualquer distribuição. Outros projetos como o Autopackage, o EPM e outros possibilitam o empacotamento de qualquer programa para qualquer distrô.

    O que eu vejo atualmente são grandes softhouses preguiçosas que, quando lançam uma versão do seu produto para Linux, empacotam um RPM e justificam sua indisposição em fazer um bom trabalho dizendo: “Só deveria existir uma distribuição no mundo: R…”

    E é por causa destes, que teimam em se preocupar só com duas ou três distribuições, que estamos discutindo feito bobos somente para, no fim das contas, a gente facilitar o pouco trabalho deles.

    israroot (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 5:39 pm

    O legal do Slackware é o fato de você mesmo ir atrás das informações e personalizar com seu próprio esforço a distribuição.
    Pra quem não gosta disto tem as outras.

    cristo (usuário não registrado) em 10/06/2008 às 7:29 pm

    Já usei Slax, já usei Slackware, já usei Kalango, já usei Kurumin, já usei Debian, estou usando Ubuntu (Muito mudado por mim, e até mais bonito), vou usar OpenSuse e por último para fechar com chave de ouro vou usar Gentoo a distro das distros, e acho que vou parar na Gentoo mesmo.

    O slax é sem dúvida uma referência no mundo dos liveCDs, assim como o KNOPPIX, por terem uma única finalidade: rodar em CDs e posteriormente em pendrives.
    Isto significa que o slax é otimizado para rodar a partir destas mídias.
    Cito distros que são liveCDs mas que não são boas nesta forma – calma… Uma delas é o Ubuntu. Ele roda a partir do liveCD? Sim. Mas não é uma distro para você utilizar desta forma. Fica pesado e lento, sim. Pois é de conhecimento geral da nação que CD-ROMS são dispositivos lentos. Já no HD – praia do Ubuntu – ele roda muito bem.

    Já um liveCD puro pensa em rodar com agilidade a partir de mídias lentas. Antigamente havia no kutumin uma opção no boot chamada toram que copiava o conteúdo do CD para a memória RAM (assim como ainda existe (?) no slax uam opção copy2ram) deixando o sistema super-rápido. Mas qual o pré-requisito para ser copiado para a RAM? Ser compacto. No caso do kurumin se vc tivesse mais que 256MB de RAM, a coisa funcionava BEM. Coisa que já não acontece com o Ubuntu, por exemplo, que já é difícil de instalar numa máquina com 512MB de RAM, mesmo rodando no CD – sem contar que inexiste a opção para copiar para a memória principal.
    Deixo claro que não estou falando mal do Ubuntu, pois já disse que a praia dele é o HD.

    Ainda sou do tempo em que liveCD era liveCD e distro instalável não era liveCD. Este segundo tipo vinha em vários CDs – ou DVDs – e o usuário tinha a opção de escolher o que instalar ou não, com seleção de pacotes, etc, etc, etc.

    E o slax tem opções muito interessantes para o uso como liveCDs, como pacotes que não precisam ser baixados para serem usados (!), o linuxlive, como disse o caro colega Grobsch, a possibilidade de utilizar o sistema de arquivos do sistema como leitura-escrita, coisa que não existia no KNOPPIX, etc.

    Ah Grobsch, instalei o Goblinx (mini) em meu pendrive ontem, mas o mesmo foi destruído numa aula de engenharia de software. Sim, levantei o braço para chamar a professora e dei um soco no bichinho. Se não conseguir recuperá-lo, te processo… hauahuahaua

    RJP (usuário não registrado) em 14/06/2008 às 8:44 pm

    http://tinyurl.com/5zoztm

Este post é antigo (2008-06-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.