Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Boot em 5 segundos, HDs do Daniel Dantas, EULA do Firefox, e o lançamento oficial do Ubuntu em Pernambuco(!)

Boot completo do desktop em 5 segundos demonstrado na LPC: Na Linux Plumbers Conference, 2 desenvolvedores da Intel (Arjan van de Ven, criador do PowerTOP, e Auke Kok) demonstraram o Fedora e o Moblin, ambos profundamente modificados, dando boot em 5 segundos em um Eee PC.

Criptografia: Perícia não consegue acessar os arquivos de Daniel Dantas: “”Dois meses e meio depois de apreender cinco discos rígidos no apartamento do banqueiro Daniel Dantas, durante a Operação Satiagraha, a Polícia Federal ainda não conseguiu decifrar a criptografia que protege os dados.

Mozilla desistiu mesmo da EULA no Firefox: Ondas de choque circularam o mundo na semana passada, quando soubemos – por intermédio do Ubuntu, a primeira distribuição afetada – que a Mozilla estava exigindo a exibição de uma EULA na primeira execução do Firefox, como é comum em softwares proprietários.

Novo engine Javascript do WebKit: 35% mais rápido que o V8, do Chrome: Os desenvolvedores do WebKit anunciaram que a nova geração de seu engine Javascript, intitulada Squirrelfish Extreme, duas vezes mais rápido que a versão anterior, e com uma série de novidades técnicas em relação ao antecessor, incluindo a geração de código nativo (no momento, apenas para x86).

Fuctura anuncia que vai lançar oficialmente o Ubuntu em Pernambuco nesta quinta: Ou ao menos é o que dizia o release.

Acer Aspire One chega ao Brasil – por R$ 1.300: O Rafael Rigues, editor do iG Tecnologia, fez a gentileza de compartilhar conosco a notícia a seguir, cuja íntegra você confere por lá: A Acer anunciou hoje o lançamento de seu subnotebook Aspire One no mercado brasileiro.

Pedofilia é crime – PF e Interpol fazem operação na Internet: De acordo com o artigo 241 do Estatuto da Criança e do Adolescente, é crime apresentar, produzir, vender, fornecer, publicar ou divulgar fotografias ou imagens com pornografia ou cenas de sexo explícito envolvendo criança ou adolescente por qualquer meio de comunicação, inclusive a rede mundial de computadores.

New York Times pergunta: o Solaris está em seu leito de morte?: Os rumores de que a Sun pode estar para virar uma supernova, ou que seus produtos mais conhecidos vão cair em desuso são cíclicos, e neste sentido o artigo do New York Times é mais do mesmo.

Claro 3G no Ubuntu com Sony MD300: “Exibindo os passos necessários para acessar a internet através do plano de dados da claro (Claro 3G) utilizando Ubuntu e o famigerado modem MD300 da Sony”.

Android, cada vez menos vapor, chega ao mercado em outubro: O iPhone ganhou um novo concorrente.

Mandriva Mini: Linux para netbooks: A Mandriva divulgou uma versão de sua plataforma projetada especificamente para a nova safra de mini laptops.

Túneis SSH reversos: acessando máquinas por trás de firewalls e NATs: Se você gostaria de acessar uma máquina que fica atrás de uma firewall ou de uma rede com NAT, não controla os roteadores no meio do caminho, e tem certeza de que conhece os termos de uso de todas as redes envolvidas, uma alternativa a considerar é o túnel SSH reverso, pelo qual é a máquina de destino da sessão SSH (mesmo detrás de um firewall ou NAT) que inicia a conexão.

Primeiras impressões do Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex Alpha 6: “Fiz a instação a partir do LiveCD do Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex Alpha 6 e resolvi postar as principais e interessantes novidades que notei.”

Tradução alternativa do Magento: “Como a tradução oficial do sistema de comércio eletrônico Magento atualmente não está em 100%, utilizei uma base do excelente Fórum, feita pelo Pedro Teixeira Ferraz, incluí algumas correções e o diretório “template” (que aparentemente ninguém havia traduzido ainda).

Canonical disponibiliza CODECs comerciais para usuários do Ubuntu: Os CODECs livres permanecem disponíveis, assim como os diversos métodos alternativos (e possivelmente ilícitos) de obtenção de CODECs não-livres.

Android SDK 1.0 no Ubuntu 8.04: “Segue um breve tutorial de como rodar o SDK 1.0 do android no Ubuntu 8.04 e, depois de instalado, rodar um “Hello World” para o teste da plataforma.

Banco do Brasil começa a instalar software livre em caixas eletrônicos: “O Banco do Brasil anuncia a adoção do software livre em todos os seus 39 mil caixas eletrônicos.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2008-09-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.