Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  makerNews ·  Arduino

Pesquisa nacional BR-Linux de compatibilidade 2007

O BR-Linux promoveu durante todo o mês de julho de 2007 a coleta de dados da quarta edição de sua Pesquisa nacional BR-Linux de compatibilidade 2007. Os usuários foram convidados a relatar quais equipamentos e serviços já viram funcionar no Linux, com que grau de sucesso e em que distribuição.


A pesquisa teve o apoio de Macte, Ubuntu-BR, Intel, Projeto Fedora Brasil e Red Hat.

A iniciativa buscou coletar dados sobre o que funciona no Linux hoje, e não sobre procedimentos de configuração para cada equipamento ou serviço, algo que já é feito por diversos outros projetos.

A fase de coleta da pesquisa terminou no último dia 31 de julho, tendo recebido de milhares de usuários brasileiros um total de 15.106 registros referentes à compatibilidade de equipamentos, periféricos ou serviços, conforme a experiência direta de cada um deles.

Os resultados foram tabulados ao longo do mês de agosto, e já estão disponíveis os relatórios básicos sobre todas as categorias pesquisadas:

Notas

Em 19 de setembro teve início a campanha de divulgação dos resultados da pesquisa.

Serão disponibilizados arquivos com os dados dos relatórios, preservando o anonimato dos participantes, para facilitar o processamento e a criação de subprodutos por outros projetos e interessados.

Todos os relatórios são apresentados em ordem de distribuição, com entradas individuais para todas as distribuições que tiveram 50 ou mais registros na pesquisa como um todo, e entradas agrupadas para as demais. Algumas entradas correspondentes a sistemas operacionais de código aberto não-Linux também foram aceitas e serão incluídas nos relatórios sem observações adicionais.

Os dados foram processados para remover alguns erros comuns de digitação, mas não foram avaliados, analisados ou de outra forma corrigidos. O que está expresso nos relatórios é o que os usuários relataram, muitas vezes de forma imprecisa ou até mesmo contraditória, mas mesmo assim na intenção de permitir a análise por parte de quem está pesquisando sobre compatibilidade de equipamentos e serviços. Conto com os leitores com conhecimentos específicos sobre cada um dos equipamentos pesquisados para ajudar a depurar os relatórios, apontando falhas e complementando detalhes nos comentários de cada um dos relatórios.

O BR-Linux não assume qualquer responsabilidade nem oferece qualquer garantia ou suporte sobre os dados publicados, que espelham o que foi informado pelos leitores, ou sobre qualquer dos equipamentos e serviços mencionados.

Comentários gerais sobre a pesquisa podem ser enviados pelo formulário de contato.

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados